Comerciais
Caddy camper é a mini California da Volkswagen
Desde que a Caddy viu a luz do dia, em fevereiro deste ano, que a marca alemã já havia prometido várias surpresas, entre elas uma versão camper que anteriormente se chamava Beach e que agora passa a chamar-se California, seguindo a lógica da designação de caravanas da marca alemã.

Uma herança sem precedentes
Disponível em dois comprimentos de 4,50 e 4,85 m, esta California mini inclui um nível de equipamento muito completo e que está disponível nas duas opções, curta e longa. A única diferença é que a cama rebatível com colchão incluído que equipa a Caddy longa alcança os 1,98 m de comprimento por 1,07 m de largura, enquanto a carroçaria curta se conforma com um mais discreto.
Nos dois casos, esta camper propõe uma excelente alternativa em forma de tenda independente de grande superfície que é acoplada ao portão traseira de forma a que possamos estender a nossa “vivenda” uns valiosos metros extra.

Tal como acontece com outros veículos deste tipo, a mesa dos lugares traseiros desta nova VW Caddy California é opcional e totalmente desmontável e é sobre a mesma que se “arma” a cama que divide o habitáculo em dois níveis de altura para assegurar o descanso dos passageiros.
Na parte superior é onde se encontra a dita cama e é, sem dúvida, um local privilegiado graças ao teto panorâmico de 1,4 m2 que garante uma visão perfeito do céu. Debaixo da cama, há espaço de sobra para guardarmos os bens e produtos que levamos de viagem.

No interior encontramos várias cortina com um sistema de imans fixos, permitem fechar as janelas e garantir um nível de intimidade e isolamento extra. Nas janelas traseiras encontramos um sistema de armazenamento que permite acomodar objetos de até 5 kg de cada lado, enquanto nas dianteiras existem práticas cortinas mosquiteiras para aproveitarmos o ar mais fresco do exterior.
Mas, o que merece maior destaque é o móvel de cozinha de tamanho reduzido e que é muito engenhoso pois divide-se em duas partas, uma superior com placa de gás para cozinhar e uma inferior com espaço para um pequeno lava-loiças. Naturalmente há uma mesa e duas cadeiras guardadas num espaço debaixo da cama.

Só com Diesel
No capítulo mecânico, a Volkswagen Caddy California vai chegar ao mercado apenas com motor TDI mas com dois níveis de potencia, 75 e 122 CV, tração dianteira e caixa manual de seis velocidades. Existe a possibilidade de optar pela tração integral 4Motion.
Se a tudo isto juntarmos um nível de equipamento de última geração com conetividade para smartphones e ecrã de 10″ ou ainda assistente de condução com o Travel Assist, que funciona quase como um piloto automático em estrada. Este é um veículos estradista e ideal para as férias em confinamento e com distância social, mas também para umas férias pela Europa fora.
Comerciais
Renault Trucks lança novas versões elétricas do E-Tech T
A Renault Trucks, representada em Portugal pela Nors, reforçou a sua aposta na eletrificação com o lançamento de duas novas versões do trator elétrico Renault Trucks E-Tech T: o E-Tech T 585 e o E-Tech T 780, este último capaz de alcançar até 600 quilómetros de autonomia com uma única carga.
As duas propostas foram desenvolvidas para responder às diferentes exigências do setor do transporte, privilegiando no caso do E-Tech T 780 a autonomia máxima e, no do E-Tech T 585, a otimização da carga útil. A marca mantém ainda em atualização o modelo E-Tech T 540 4×2, pensado para distribuição regional, que passa agora a oferecer até 450 quilómetros de autonomia.

O aumento de alcance dos novos modelos tornou-se possível graças à integração de um eixo elétrico (E-axle), que reúne motores e transmissão na secção traseira e liberta espaço entre as longarinas, permitindo instalar mais módulos de bateria.
As novas baterias de iões de lítio NCA, concebidas com uma estrutura em forma de L para se adaptarem ao novo layout, garantem maior densidade energética e são asseguradas pela Renault Trucks durante oito anos ou um milhão de quilómetros.

Com 585 kWh de capacidade, o E-Tech T 585 oferece até 460 quilómetros de autonomia, enquanto o E-Tech T 780, com 780 kWh, eleva a fasquia para os 600 quilómetros, tornando-se numa opção especialmente interessante para missões de longo curso.
Para garantir maior eficiência operacional, ambos os modelos são compatíveis com carregamento ultrarrápido através do sistema Megawatt Charging System (MCS), com potência até 720 kW, possibilitando recuperar até 350 quilómetros em apenas 45 minutos.
Podem igualmente ser carregados em parques de frotas com tecnologia CCS até 350 kW. Pensadas para percorrer longas distâncias, as versões trator 6×2 incluem suspensão pneumática integral, que melhora o conforto e facilita as manobras de acoplamento, além de um eixo traseiro leve, elevável e direcional que aumenta a manobrabilidade e reduz o desgaste dos pneus.

O E-Tech T 585 mantém-se também como a solução da gama com maior capacidade de carga útil, podendo transportar até 28 toneladas conforme as regulamentações locais.
A Renault Trucks complementa a sua ofensiva elétrica com um conjunto de serviços digitais destinados a maximizar a eficiência e a disponibilidade dos veículos, incluindo o Optifleet, plataforma de gestão inteligente de frotas, a Driver App, que permite o pré-condicionamento remoto e monitorização do estado da bateria, e o programa Renault Trucks E-Tech, que oferece consultoria especializada e simulações energéticas ajustadas a cada operação.
Os novos modelos serão produzidos na fábrica de Bourg-en-Bresse, que desde 2023 monta os veículos pesados elétricos das gamas Renault Trucks E-Tech T e E-Tech C, consolidando o compromisso da marca com qualidade, inovação e descarbonização do transporte rodoviário.

Comerciais
Ford E-Transit Custom recebe tração integral e nova bateria para maior autonomia
A Ford Pro anunciou importantes atualizações para a E-Transit Custom, o seu furgão elétrico de uma tonelada, que passa agora a disponibilizar um sistema de tração integral (AWD) e uma bateria de maior capacidade, garantindo mais autonomia e carregamentos mais rápidos.
O novo sistema AWD adiciona um motor elétrico no eixo dianteiro, trabalhando em conjunto com o já existente no eixo traseiro. Esta solução permite uma gestão precisa do binário enviado a cada roda, ajustando automaticamente a tração consoante as condições da estrada — seja em superfícies geladas, estradas de cascalho ou zonas lamacentas.
Ao contrário dos tradicionais sistemas mecânicos de tração integral, as duas unidades de propulsão são independentes. Assim, se as rodas traseiras perderem aderência, o motor dianteiro pode assumir todo o binário necessário. O sistema monitoriza a aderência até 50 vezes por segundo, efetuando correções em tempo real para maximizar estabilidade e desempenho.
A E-Transit Custom com tração integral estará disponível em três níveis de potência: 100 kW, 160 kW e 210 kW. Nesta última configuração, o furgão oferece 630 Nm de binário máximo desde arranque, mais 50% do que a versão de tração traseira. Este ganho traduz-se em partidas mais eficazes em inclinações, mesmo com reboques até 2.300 kg.

O sistema AWD poderá ser encomendado nas variantes Van e Kombi, com uma vasta gama de acabamentos disponíveis.
Outra das novidades é a introdução de uma nova bateria de 71 kWh nas unidades produzidas a partir de 2026, substituindo a atual de 64 kWh. Esta atualização permitirá alcançar autonomias até 370 km numa única carga na versão de tração traseira, aumentando a eficiência e a capacidade de resposta das empresas que dependem do modelo para operações diárias.
A velocidade de carregamento também será melhorada. Nas E-Transit Custom fabricadas a partir de 2026, o carregamento rápido DC (125 kW) de 10 a 80% passará a demorar cerca de 29 minutos, menos 10 minutos do que anteriormente.
Adicionalmente, os proprietários das versões já em circulação vão beneficiar de atualizações remotas (OTA), que reduzirão o tempo de carregamento rápido DC de 10 a 80% para aproximadamente 25 minutos nas baterias de 64 kWh, uma melhoria significativa de 14 minutos face aos valores atuais.
link gacor situs slot bento4d bento4d situs togel toto slot bento4d togel online bento4d situs slot toto slot situs toto bento4d bento4d bento4d togel online-
Motos1 semana agoBoa estreia para Miguel Oliveira com a BMW
-
Notícias2 semanas agoCertificação de clássicos pelo Museu do Caramulo
-
Notícias2 semanas agoMiúdo de 10 anos foi da escola para casa… a conduzir
-
Comerciais2 semanas agoNova Renault Trafic E-Tech está pronta e chega aos 450 km de autonomia
-
Legislação2 semanas agoQuando usar ou não usar os quatro piscas
-
Notícias2 semanas agoXiaomi já fabricou o seu modelo número 500.000
-
Notícias1 semana agoFirefly é a nova aposta chinesa no nosso mercado
-
Motos1 semana agoA balada da Bullet
