A moto elétrica mais rápida do mundo tem 1632 cavalos – Motorguia
Ligue-se connosco

Motos

A moto elétrica mais rápida do mundo tem 1632 cavalos

Published

on

A Silver Lightning bateu o recorde do mundo de drag race na distância de 400 metros tornando-se na moto elétrica mais rápida do mundo. Em apenas 6,86 segundos este colosso com 1632 cavalos chegou a atingir uma velocidade máxima de 314 km/h.



Foi na pista inglesa Santa Pod Raceway que o piloto Hans-Henrik Thomsen bateu o recorde que até então era de 6,94 segundos sendo que a maior dificuldade encontrada esteve na capacidade dos pneus suportarem tamanha potencia no asfalto.

Desenvolvida pelos dinamarqueses da True Cousins a Silver Lightning consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 0,9 segundos, ou seja, em menos de um segundo e está dotada de duas baterias de 350V, que somadas dão uma capacidade de 1200 kW, sensivelmente 1632 cv de potência.

Estes resultados conseguidos ainda não estão ao nível das motos com soluções de combustão que competem nas provas de drag race e onde o recorde está, por agora, nos 5,5 segundos e ode a velocidade máxima atingida é de 424 km/h.

Aqui lhe deixamos o vídeo deste recorde mundial para motos elétricas:

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Manutenção Motos

Atenção ao óleo da sua moto

Published

on

O óleo é um elemento fulcral em qualquer motor a combustão. É ele que mantém a lubrificação dos vários elementos e é determinante para o bom funcionamento do motor da sua moto. Por isso aqui ficam alguns conselhos para garantir que o motor da sua moto está a ser bem lubrificado.



O óleo tem como função garantir a boa lubrificação dos componentes do motor minimizando o atrito entre eles e também evitar o aumento da temperatura do motor para níveis que comprometem o seu rendimento. Além de respeitar os intervalos de mudança de óleo indicados pelo fabricante da moto, há dois fatores que devem ser levados em linha de conta quando falamos de óleo: primeiro deve sempre ser utilizado o óleo recomendado pelo construtor da moto e segundo, nunca esquecer que o óleo perde qualidades tanto pela quantidade de quilómetros que se faz na moto como pelo tempo que o óleo está no motor. A moto até pode estar parada meses sem fazer quilómetros que o óleo perde atributos, como a sua viscosidade, por exemplo, com o passar do tempo.

Verifique o estado do óleo

Para garantir que tudo está bem com o óleo da sua moto o primeiro passo é verificar regularmente o nível do mesmo. Quer através da vareta do óleo ou de uma pequena janela que alguns motores têm para ver o estado do óleo. Veja não só o nível como também o estado do óleo. Veja a sua cor, que naturalmente deixa de ser dourada para ficar preta, mas mais importante é ver se tem viscosidade e se está livre de impurezas. Para isso coloque uma gota entre os dedos e esfregue verificando se sente poeiras ou se o óleo ainda está viscoso e “limpo”. Após esta verificação, se o nível estiver baixo reponha para o nível indicado e se o óleo estiver negro e com resíduos, então é melhor trocar o óleo por completo.

Troque sempre o filtro quando muda o óleo

Sempre que fizer uma mudança de óleo nunca se esqueça de trocar também o respetivo filtro do óleo. Não é um elemento que se possa considerar demasiado caro e não faz nenhum sentido colocar um óleo novo que depois irá passar por um filtro usado que naturalmente terá inúmeras impurezas que vão passar também para o óleo novo, contaminando-o logo de início.

Atenção ao som do motor

Qualquer motociclista conhece bem o som da sua moto e isso é um trunfo importante pois o som pode ser um sinal de como está o óleo do motor. Qualquer mudança no som do funcionamento do motor que lhe pareça estranha deve de imediato ver o estado do óleo. Se a moto está a fazer um ruído mais seco ou metálico ou mais alto do que é costume, fique alerta e verifique o óleo.

Luz do motor no painel de instrumentos

O painel de instrumentos de uma moto tem várias luzes de aviso, uma delas é a do próprio óleo que acende quando este está abaixo do nível recomendado. Além desta luz também há a luz do motor e a luza da temperatura do motor. Quando qualquer uma destas luzes acende significa um problema no motor que também pode estar relacionado com o óleo. Em qualquer dos casos o melhor conselho é mesmo parar a moto em segurança imediatamente pois estas duas luzes podem indicar anomalias que podem representar reparações bem onerosas.

Continuar a ler

Motos

Miguel Oliveira partiu o pulso e tem de ser operado

Published

on

Logo na sexta feira durante os treinos livres do Grande Prémio da Indonésia que o piloto de Almada sofreu uma queda e partiu o pulso, o que vai obrigar a uma intervenção cirúrgica e, para já, a certeza de que falhará a presença no Japão.



Ao que consta uma falha eletrónica terá feito com que Miguel Oliveira tenha ficado sem controlo de tração na sua Aprilia o que provocou a queda. O “feio” highside daí resultante deixou o piloto português com o pulso direito fraturado que o obrigará a uma operação e ao consequente período de recuperação que deverá impedi-lo de participar no grande Prémio do Japão.

Com a prova na Indonésia terminada para o piloto nacional, Jorge Martín na sua Ducati conseguiu a pole position na qualificação e terminou a corrida Sprint de sábado na terceira posição atrás de Enea Bastianini e de Francesco Bagnaia que venceu a prova. Já no domingo as posições no pódio inverteram-se com Martín a conquistar a primeira posição, Pedro Acosta com a sua KTM ficou em segundo e Bagnaia fechou o pódio na terceira posição.

Com estes resultados Martín reforça a liderança no campeonato e está agora com 366 pontos, mas Bagnaia não desarma e segue na segunda posição a 21pontos de diferença. Miguel Oliveira não pontuou e continua na 14ª posição com 71 pontos.

A próxima prova será no circuito de Montegi, no Japão e decorrerá entre os dias 4 e 6 de outubro.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por tiagojosecsilva
    Bom dia Fórum, Tenho um Astra 1.3 GTC 2006, que comprei ao meu filho acerca de 1 ano e meio. Quando compramos disseram que só tinha a questão de...
  • por Pneucareca
    Parece que a Nissan vai lançar uma versão sua do Twingo. Apesar de não ser tão conhecido por estes lados, podiam fazer um remake do Be:1....
  • por Mrodrigues
    ​​​​​​
  • por AutoCris
    São 2 carripanas que sempre gostei desde que foram apresentadas, provavelmente hoje em dia estão bem ultrapassados face à epidemia de suv’s e...

Em aceleração