Notícias
O Mustang que bateu o recorde em leilão
Um Ford Mustang Shelby GT350R de 1965 foi leiloado por 3,85 milhões de dólares, qualquer coisa como 3,28 milhões de euros num leilão organizado pela Mecum nos Estados Unidos.
Este Mustang GT350R destronou o mítico Mustang GT de 1968 conduzido por Steve McQueen no filme Bullitt e que até agora tinha sido o Mustang mais caro vendido em leilão.
O pedigree deste GT350R é o responsável pelo seu sucesso no leilão Mecum Indy 2020. Estamos perante o primeiro protótipo de competição do Mustang, com o número de código 5R002, e o primeiro a conquistar vitórias em pista.
Apelidado de “Mustang Voador” (Flying Mustang) devido a uma foto em que ele surge com as quatro rodas no ar, “a fundo” numa corrida, este Mustang foi conduzido por pilotos como Bob Bondurant, Chuck Cantwell, Peter Brock, Jerry Titus e o britânico Ken Miles, que fez parte da epopeia da Ford contra a Ferrari para vencer as 24 Horas de Le Mans, história que passou recentemente pelo grande ecrã no filme “Ford vs Ferrari”.
Como se tudo isto não bastasse no historial deste Mustang “5R002” ele foi também o primeiro a ser desenvolvido por Carrol Shelby numa parceria com a Ford que viria a criar algumas das máquinas mais incríveis e alguns dos nomes mais emblemáticos da história automóvel.
O Ford Mustang Shelby GT350R “Flying Mustang” correu com sucesso nos anos sessenta e no início dos anos setenta e depois teve o destino de tantos outros carros de competição: parado no tempo. Surpreendentemente ele sobreviveu e acabou por ser totalmente restaurado em 2014 tendo sido depois foi revelado ao público em todo o seu esplendor no Amelia Island Concours onde, naturalmente, venceu o prémio de “Melhor da Classe” na sua categoria.
Muitos defendem que se este carro nunca tivesse existido, possivelmente toda a história dos “Muscle Cars” não teria sido como foi, o que é ainda mais um argumento para explicar como é que este Mustang atingiu o valor que atingiu neste leilão.
Agora veremos qual será o Mustang capaz de destronar este “5R002”. Não será tarefa fácil, mas no mundo automóvel tudo é possível.
Notícias
Audi GT50 Concept celebra o motor de 5 cilindros
A Audi deu carta branca aos seus aprendizes para criarem um concept com base no RS3 Sportback que homenageasse a história do motor de 5 cilindros da marca dos quatro anéis e o resultado foi melhor do que o esperado.
Dá pelo nome de Audi GT50 Concept e celebra os 50 anos do motor de 5 cilindros em linha a gasolina, que surgiu pela primeira vez em 1976 no Audi 100, e que teve inúmeros pontos altos no seu percurso. Deu vida a modelos míticos como o Audi Quattro, ou o Audi 90 Quattro IMSA GTO, modelos esses em que os formandos do centro de Formação da Audi em Neckarsulm, na Alemanha, se inspiraram para criar o GT50 Concept. Não parece, mas por baixo deste concept está um Audi RS3 Sportback que utiliza precisamente um motor de 5 cilindros em linha, com 2,5 litros de cilindrada, turbocomprimido, capaz de debitar 400 cv de potência. Naturalmente não há qualquer previsão do GT50 dar origem a um modelo de produção, mas fica a boa notícia de que os formandos da marca estão no bom caminho.




Notícias
Fórmula 1 regressa a Portugal em 2027
O grande circo da Fórmula 1 vai voltar ao nosso país em 2027 e 2028 e o Autódromo Internacional do Algarve vai ser o palco de todas as emoções.
O Governo Português, a Parkalgar, o Turismo de Portugal e a organização do Campeonato Mundial de Fórmula 1 celebraram um acordo de dois anos que vai permitir o regresso da categoria rainha do automobilismo mundial ao circuito de Portimão em 2027 e também em 2028. O Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, referiu que se espera um impacto económico no país de cerca de 140 milhões de euros. Além disso, estima-se que cada grande Prémio traga cerca de 200 mil visitantes dos quais 150 mil turistas e 50 mil profissionais e as receitas em impostos geradas pelo aumento da atividade económica irão superar o valor investido pelo Governo no regresso da Fórmula 1 a Portugal.
Para já, ainda não há data definida para o Grande Prémio de Portugal em Fórmula 1 de 2027 pois o calendário para essa época só será divulgado em junho do próximo ano de 2026.
-
Notícias2 semanas agoRadares em dezembro
-
Motos2 semanas agoInspeções às motos não avançam na Europa
-
Notícias1 semana agoJá pode saber se o seu carro tem algum “Recall” pendente
-
Manutenção2 semanas agoCuidado com o que come e bebe no Natal
-
Notícias4 dias agoMudanças no IUC afinal são só a partir de 2027
-
Sem categoria1 semana agoA nova Gymkhana de Travis Pastrana arrasa na Austrália
-
Comerciais1 semana agoScania testa camiões elétricos e a hidrogénio em operações reais
-
Comerciais2 semanas agoMAN apresenta o novo TGS para uso agrícola na Agritechnica 2025



