Um Ford realmente artilhado – Motorguia
Ligue-se connosco

Curiosidades

Um Ford realmente artilhado

Published

on

A paixão automóvel não tem limites e o sueco Daniel Werner não faz por menos e está empenhado a equipar um Ford Crown Victoria com um motor V12 de um tanque!



Quando na gíria falamos de carros artilhados, associamos a um modelo transformado por um apaixonado pelo tuning, umas jantes mais vistosas, uma nova linha de escape ou algumas alterações mecânicas mais profundas. Neste caso estamos mesmo perante artilharia pesada pois Daniel pegou no motor de um tanque britânico Cromwell e está a instalá-lo no seu Ford Crown Victoria.

Inicialmente capaz de debitar 600 cv de potência, o que já é assinalável num Crown Victoria, este motor Rolls Royce Meteor de 27 litros de cilindrada não ficará com a sua potência original e Daniel espera atingir os 2.500 cv de potência máxima. Para tal irão ser instalados dois turbos e uma nova unidade de comando com uma programação própria.

Este Crown Victoria foi um antigo veículo de interceção da polícia sueca que Daniel comprou com o motor partido. Unindo o seu historial passado com as autoridades e o novo motor que lhe dará vida o construtor sueco decidiu apelidar este projeto de “Meteor Interceptor”, o que faz todo o sentido.

Veremos como termina mais este exemplo de paixão automóvel com alguns toques de loucura mecânica.

Curiosidades

Chinesa Songsan reinventa Pão de Forma e Corvette

Published

on

O Salão de Pequim é uma das grandes mostras do que os construtores chineses andam a fazer e na edição deste ano ficou bem patente que a marca Songsan está numa espécie de “febre neo-retro”.



O construtor mostrou não uma, mas duas interpretações de dois ícones da história automóvel, nada mais nada menos que o Songsan SS Dolphin, claramente inspirado no Chevrolet Corvette C1 lançado em 1958 e ainda a Songsan Summer, uma espécie de monovolume com ares de autocaravana nitidamente decalcado da Volkswagen T1, a mítica Pão de Forma.

Estamos perante dois modelos híbridos, com um motor a combustão associado a um motor elétrico, sendo que no caso do SS Dolphin o conjunto debita 319 cv de potência o que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,9 segundos.

É bem conhecida a apetência para a indústria chinesa “reinterpretar” modelos já conhecidos no mercado, mas estas duas propostas da Songsan são as primeiras a entrar no campo do passado da indústria automóvel, o que pode revelar que no meio dos construtores chineses já há responsáveis atentos ao fenómeno retro e vintage tão em voga nos dias que correm.

Continuar a ler

Curiosidades

Lamborghini Urus, a perseguição

Published

on

O Urus é a aposta atual da Lamborghini no segmento dos SUV e neste vídeo decidiu colocar dois modelos frente a frente numa perseguição que se estende pelos mais variados tipos de ambientes e pisos, mostrando a sua capacidade para abrir novos caminhos.



Num misto entre uma dança e uma perseguição este vídeo brinda-nos com belas imagens e momentos que não pode perder:

Continuar a ler

Curiosidades

SkyDrive testa carro voador com piloto a bordo

Published

on

O sonho do carro voador é tão antigo quanto o nascimento do carro e do avião e ao longo da história várias têm sido as tentativas de desenvolver uma máquina deste género, umas mais racionais, outras mais loucas.



Desta feita a ideia vem do Japão por iniciativa da SkyDrive num projeto denominado Cartivator que agora realizou um vôo com um piloto a bordo que pairou a uma altura entre um a dois metros durante quatro minutos num recinto protegido por uma rede.

O projeto Cartivator começou em 2012 e contou com fundos de grandes nomes da indústria nipónica como a Toyota ou a Panasonic. O seu mentor, Tomohiro Fukuzawa, refere que “dos cerca de 100 projetos de carro voador no mundo, apenas uma meia-dúzia tiveram sucesso num vôo com uma pessoa a bordo e neste momento o maior desafio é mesmo a segurança de um aparelho deste género”.

De momento o Cartivator, que parece mais uma moto voadora que um carro, é totalmente elétrico e só tem uma autonomia de dez minutos. Naturalmente um veículo deste tipo apresenta enormes desafios não apenas máquina que é onde o peso das baterias é um obstáculo como pelo tipo de veículo que é que implica mexer com regras de tráfego aéreo e também com outras infraestruturas necessárias à sua comercialização e “democratização”.

Ainda não é desta que as cidades do mundo se tornam urbes voadoras como nos desenhos animados dos Jetsons, mas o vídeo do vôo do Cartivator não deixa de ser uma espécie de antevisão do que poderá um dia vir a ser uma realidade:

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração