Curiosidades
Um Ford realmente artilhado

A paixão automóvel não tem limites e o sueco Daniel Werner não faz por menos e está empenhado a equipar um Ford Crown Victoria com um motor V12 de um tanque!
Quando na gíria falamos de carros artilhados, associamos a um modelo transformado por um apaixonado pelo tuning, umas jantes mais vistosas, uma nova linha de escape ou algumas alterações mecânicas mais profundas. Neste caso estamos mesmo perante artilharia pesada pois Daniel pegou no motor de um tanque britânico Cromwell e está a instalá-lo no seu Ford Crown Victoria.
Inicialmente capaz de debitar 600 cv de potência, o que já é assinalável num Crown Victoria, este motor Rolls Royce Meteor de 27 litros de cilindrada não ficará com a sua potência original e Daniel espera atingir os 2.500 cv de potência máxima. Para tal irão ser instalados dois turbos e uma nova unidade de comando com uma programação própria.
Este Crown Victoria foi um antigo veículo de interceção da polícia sueca que Daniel comprou com o motor partido. Unindo o seu historial passado com as autoridades e o novo motor que lhe dará vida o construtor sueco decidiu apelidar este projeto de “Meteor Interceptor”, o que faz todo o sentido.
Veremos como termina mais este exemplo de paixão automóvel com alguns toques de loucura mecânica.
Curiosidades
O “manifesto do não” da Hispano Suiza

Com 120 anos de história, a Hispano Suiza renasceu em 2019 como fabricante de modelos desportivos totalmente elétricos recuperando e neste vídeo do seu “manifesto do não” explica muito do que é o seu ADN.
Fundada em 1904 por Damián Mateu e Marc Birkigt, a Hispano Suiza sempre se propôs a construir modelos exclusivos com elevada qualidade, luxo, elegância e potência. Neste vídeo onde explica o seu “manifesto do não” e como o “não” é importante para continuar o seu caminho de inovação e de rompimento de barreiras estabelecidas, a Hispano Suiza mostra também o seu desportivo 100% elétrico Carmen em acção em pista.
Curiosidades
O filme sobre o fundador do Museu do Caramulo

A história do grande impulsionador do Museu do Caramulo, João de Lacerda, foi contada num filme documentário que pode agora ser vista no canal de Youtube do museu e assim ficar a conhecer a visão e trabalho que fez nascer aquele que é hoje um dos pólos mais importantes de cultura automobilística no nosso país.
Nascido em 1923 no Caramulo, João de Lacerda foi um nome incontornável no panorama automobilístico nacional e também internacional. Apaixonado pelos motores ele foi o grande impulsionador do Museu do Caramulo, projeto iniciado pelo seu irmão Abel, que faleceu antes de ver nascer esse sonho, tendo João de Lacerda decidido terminar e perpetuar a obra iniciada pelo irmão.
Neste filme documentário feito pelo Museu do Caramulo com a colaboração da RTP2 ficamos a conhecer a vida e o legado de João de Lacerda como empreendedor, colecionador e também… visionário.
-
Curiosidades7 dias ago
O “manifesto do não” da Hispano Suiza
-
Comerciais2 semanas ago
China prepara entrada no mercado europeu dos camiões elétricos
-
Motos1 semana ago
Miguel Oliveira vai para a BMW no WorldSBK
-
Notícias2 semanas ago
O primeiro AUDI só para a China já é um sucesso
-
Notícias2 semanas ago
Kia mostrou o K4, o sucessor do Ceed
-
Manutenção Motos2 semanas ago
Cuidado com os barulhos estranhos na sua moto
-
Motos2 semanas ago
Honda “Mia” portuguesa ganha a prata no Honda Customs 2025
-
Notícias1 semana ago
Ford Transit entra no Guinness