Curiosidades
Novo radar ajuda a detetar perigos ocultos
A Universidade de Princeton desenvolveu um sistema de radar que permite a um automóvel detetar uma bicicleta, ou uma moto que se aproxima numa curva sem visibilidade ou numa esquina, por exemplo e que ainda se encontram ocultos para o condutor.
Os sistemas de auxílio à condução para aumentar a segurança dos utentes da via continua a ser uma área em constante desenvolvimento e neste caso esta solução teve como foco principal alguns dos elementos mais desprotegidos da realidade rodoviária como são os peões, ciclistas e motociclistas.
Este sistema utiliza um radar Doppler que envia ondas de rádio que, refletindo no ambiente em torno do veículo, permitem a um computador criar uma imagem de toda a zona envolvente o que inclui também outros veículos como as mais frágeis bicicletas ou motos e seus respetivos utilizadores e também peões.
Instalada num automóvel, esta solução consegue detetar um motociclista, um ciclista ou um peão que se aproxima num cruzamento numa cidade, por exemplo, e que ainda se encontra oculto pelos prédios, logo estando ainda invisível para o condutor.
Um dos responsáveis pelo projeto, o professor Felix Heide, refere que o sistema já foi testado com sucesso tendo como intervenientes um carro equipado com o radar e um ciclista que se aproximava num cruzamento e “estamos perante uma solução que pode equipar não apenas automóveis como também pode ser instalado em motos. Além disso pode reforçar a eficácia de outros sistemas de auxílio à condução ou de condução autónoma. Os sensores do radar são relativamente baratos se considerarmos alguns dos equipamentos utilizados noutros sistemas desta natureza e se considerarmos a sua produção em massa”.
Curiosidades
Sem lugar de estacionamento? Põe-se o Ferrari na varada!
O proprietário de um Ferrari 296 GTB quis guardar melhor o seu bólide para o inverno, mas o condomínio onde mora não lhe cedeu um lugar de estacionamento extra e por isso ele decidiu meter o Ferrari na varanda!
A estranha situação aconteceu na cidade de Viena, na Áustria onde um comerciante de partes automóveis que detém vários modelos desportivos decidiu que o seu Ferrari 296 GTB devia ficar ao abrigo dos rigorosos invernos daquele país. Como não lhe foi cedido mais um lugar de garagem no seu prédio ele inspirou-se nos milionários que têm as suas preciosidades automóveis na sala, por exemplo, e encarregou-se de colocar o seu Ferrari na sua varanda. Contratou uma grua e colocou o 296 GTB na sua varanda, documentando o momento num vídeo para o Tik Tok. Tudo correu bem durante uma semana pois não tardou que inspetores de segurança civil ordenassem que o carro fosse removido da varanda alegando que se tratava de uma situação que colocava em risco a segurança caso acontecesse um incêndio. O resultado foi que o Ferrari foi retirado da varanda mais uma vez por uma grua e passou a ficar guardado no armazém do comerciante de peças.
Curiosidades
Bugatti Tourbillon, o mestre do ar
Numa série de episódios a Bugatti mostra como desenvolveu o Tourbillon e neste episódio em concreto mostram como foi trabalhada a sua aerodinâmica nos testes no túnel de vento.
A Bugatti criou uma série de vídeos denominada “The New Era” (A Nova Era), onde em cada episódio mostra um pouco do desenvolvimento do Tourbillon. Neste que é o episódio número seis, a Bugatti mostra como foram os testes no túnel de vento com um modelo à escala deste superdesportivo com o intuito de aprimorar a sua aerodinâmica:
-
Notícias1 semana agoAudi GT50 Concept celebra o motor de 5 cilindros
-
Notícias1 semana agoMudanças no IUC afinal são só a partir de 2027
-
Motos4 dias agoDois italianos batem recorde do Guiness numa Ducati Scrambler
-
Sem categoria2 semanas agoA nova Gymkhana de Travis Pastrana arrasa na Austrália
-
Comerciais3 dias agoIsuzu comemora 3 milhões de pick-up exportadas desde a Tailândia
-
Comerciais2 semanas agoScania testa camiões elétricos e a hidrogénio em operações reais
-
Notícias1 semana agoGNR aumenta fiscalização ao álcool até domingo
-
Notícias3 dias agoNovo Nissan Micra já tem preços
