Curiosidades
Novo radar ajuda a detetar perigos ocultos

A Universidade de Princeton desenvolveu um sistema de radar que permite a um automóvel detetar uma bicicleta, ou uma moto que se aproxima numa curva sem visibilidade ou numa esquina, por exemplo e que ainda se encontram ocultos para o condutor.
Os sistemas de auxílio à condução para aumentar a segurança dos utentes da via continua a ser uma área em constante desenvolvimento e neste caso esta solução teve como foco principal alguns dos elementos mais desprotegidos da realidade rodoviária como são os peões, ciclistas e motociclistas.
Este sistema utiliza um radar Doppler que envia ondas de rádio que, refletindo no ambiente em torno do veículo, permitem a um computador criar uma imagem de toda a zona envolvente o que inclui também outros veículos como as mais frágeis bicicletas ou motos e seus respetivos utilizadores e também peões.
Instalada num automóvel, esta solução consegue detetar um motociclista, um ciclista ou um peão que se aproxima num cruzamento numa cidade, por exemplo, e que ainda se encontra oculto pelos prédios, logo estando ainda invisível para o condutor.
Um dos responsáveis pelo projeto, o professor Felix Heide, refere que o sistema já foi testado com sucesso tendo como intervenientes um carro equipado com o radar e um ciclista que se aproximava num cruzamento e “estamos perante uma solução que pode equipar não apenas automóveis como também pode ser instalado em motos. Além disso pode reforçar a eficácia de outros sistemas de auxílio à condução ou de condução autónoma. Os sensores do radar são relativamente baratos se considerarmos alguns dos equipamentos utilizados noutros sistemas desta natureza e se considerarmos a sua produção em massa”.
Curiosidades
O “manifesto do não” da Hispano Suiza

Com 120 anos de história, a Hispano Suiza renasceu em 2019 como fabricante de modelos desportivos totalmente elétricos recuperando e neste vídeo do seu “manifesto do não” explica muito do que é o seu ADN.
Fundada em 1904 por Damián Mateu e Marc Birkigt, a Hispano Suiza sempre se propôs a construir modelos exclusivos com elevada qualidade, luxo, elegância e potência. Neste vídeo onde explica o seu “manifesto do não” e como o “não” é importante para continuar o seu caminho de inovação e de rompimento de barreiras estabelecidas, a Hispano Suiza mostra também o seu desportivo 100% elétrico Carmen em acção em pista.
Curiosidades
O filme sobre o fundador do Museu do Caramulo

A história do grande impulsionador do Museu do Caramulo, João de Lacerda, foi contada num filme documentário que pode agora ser vista no canal de Youtube do museu e assim ficar a conhecer a visão e trabalho que fez nascer aquele que é hoje um dos pólos mais importantes de cultura automobilística no nosso país.
Nascido em 1923 no Caramulo, João de Lacerda foi um nome incontornável no panorama automobilístico nacional e também internacional. Apaixonado pelos motores ele foi o grande impulsionador do Museu do Caramulo, projeto iniciado pelo seu irmão Abel, que faleceu antes de ver nascer esse sonho, tendo João de Lacerda decidido terminar e perpetuar a obra iniciada pelo irmão.
Neste filme documentário feito pelo Museu do Caramulo com a colaboração da RTP2 ficamos a conhecer a vida e o legado de João de Lacerda como empreendedor, colecionador e também… visionário.
-
Avaliações Usados2 semanas ago
Renault Austral (2022-…)
-
Comerciais1 semana ago
China prepara entrada no mercado europeu dos camiões elétricos
-
Notícias2 semanas ago
A Lancia vai voltar aos ralis
-
Notícias2 semanas ago
Yangwang U9 Extreme é o mais veloz do mundo
-
Notícias1 semana ago
Kia mostrou o K4, o sucessor do Ceed
-
Motos1 semana ago
Honda “Mia” portuguesa ganha a prata no Honda Customs 2025
-
Motos3 dias ago
Miguel Oliveira vai para a BMW no WorldSBK
-
Notícias1 semana ago
O primeiro AUDI só para a China já é um sucesso