Notícias
Automóveis elétricos em 2020: vantagens e desvantagens
Rejeitados por uns e endeusados por muitos outros, os automóveis elétricos deixaram há muito de ser um assunto discutido de forma espaçada para se tornar um tema fraturante do nosso tempo. A pertinência destes veículos não é alheia à crescente popularidade da Tesla – ou de Elon Musk – e da discussão mais acesa em torno das questões ambientais, que cada vez mais ocupam a agenda política e social.
Não se percebe muito bem se estes serão os carros do futuro, se já são os carros do presente ou se todo este fenómeno não passa de uma tendência, que antecederá o aparecimento de uma tecnologia ainda mais inovadora. Certo é que a procura por carros elétricos tem aumentado bastante nas mais diversas geografias e existe ainda muita desinformação em redor do tema. Com efeito, é importante clarificar quais são as vantagens e desvantagens dos carros elétricos.
Vantagens
Amigos do ambiente: os automóveis elétricos são causadores de zero emissões de gases para a atmosfera e este é um tema cada vez mais valorizado nos países mais evoluídos, ao ponto de algumas cidades terem já restrições relativas à circulação de carros a combustão. Para além disso, os automóveis elétricos promovem também um status social interessante, já que é ainda um bem raro.
Incentivos: os carros elétricos não pagam parquímetro. Para além disso, existem incentivos fiscais agregados à aquisição de um carro elétrico e isenção do pagamento do Imposto Sobre o Veículo e do Imposto Único de Circulação. Estes incentivos funcionam na mesma base da também emergente indústria de jogos, em que a CasinotopsOnline descobriu que os sites oferecem incentivos para novos utilizadores, ou dos setores de entrega de comida e de livrarias online, cujas plataformas oferecem promoções constantes para gerar conversões.
Manutenção: os detentores de um carro elétrico sabem que os problemas com os travões, óleo do carro, filtros ou correias são bastante mais raros, já que este tipo de carro desgasta menos as peças. Tudo somado, isto significa menos surpresas indesejáveis na estrada e manutenção menos frequente, que se reflete em menos custos.
Desvantagens
Carregar as baterias: apesar do desenvolvimento tecnológico galopante conseguido pela Tesla, o mercado de carros elétricos ainda está numa fase inicial de maturação e o processo de carregamento do carro não é o mais eficiente. Apesar do aparecimento do carregamento ultra-rápido, não existem postos de carregamento em locais periféricos e o processo é bastante demorado.
Preço: a introdução dos carros elétricos no circuito comercial é ainda recente e isso reflete-se no preço. Os veículos têm um preço de venda alto e não estão ao alcance de qualquer carteira. Esse investimento dilui-se no longo prazo, mas as baterias destes carros têm uma autonomia relativamente curta e apresentam também preços proibitivos para o cidadão comum, constituindo uma barreira à massificação dos carros elétricos.
Mercado escasso: os carros elétricos são ainda pouco comuns, por isso não é fácil encontrar uma oficina que consiga resolver um hipotético problema com o carro. Para além disso, o processo de revenda do veículo é uma incógnita. Se a indústria de aquisição de carros novos está ainda num estágio tão embrionário, nem se pode falar de venda de carros usados.
Notícias
Mitsubishi mostra mais um detalhe do novo Pajero
Depois de ter revelado um pouco de como seriam os grupos óticos dianteiros do futuro Pajero a Mitsubishi agora mostra uma imagem de como será o quadrante que de certa forma recupera o gene daquele que foi um dos mais bem sucedidos todo-o-terreno da marca nipónica.
A Mitsubishi categoriza o novo Pajero como um “SUV cross-country” que além de assegurar o conforto e facilidade de condução na estrada terá reais capacidades fora de estrada garantindo ao condutor percorrer qualquer troço independentemente da condição do piso.
Com esta imagem agora divulgada a Mitsubishi mostra o quadrante do futuro Pajero, de certa forma recuperando o mesmo elemento que as primeiras gerações deste todo-o-terreno tinham ao centro no topo do tablier. Nele podemos ver a bússola, a temperatura exterior, a altitude ou os ângulos de inclinação. Pode ser que de facto seja o indicador que a Mitsubishi quer mesmo regressar a ter um modelo mais aventureiro. Mas para termos essa certeza teremos de aguardar pela revelação do novo Pajero que deverá acontecer mais para o final deste ano.
Notícias
Já começaram as reservas do GTA VI
O jogo Grand Theft Auto VI já pode ser pré-encomendado e promete levar ainda mais longe todo o universo já bem conhecido do GTA.
Depois de ter revelado a capa oficial do Grand Theft Auto VI, a criadora do jogo, a Rockstar Games, já abriu o período de reservas do jogo cuja chegada aos escaparates das lojas está prevista para 19 de novembro deste ano.
Em simultâneo com este arranque das “pré-encomendas” também ficou disponível a versão “Ultimate Edition” que acrescenta veículos, roupas, armas, entre outros extras à versão “Standard Edition”.
Há muito aguardado pelos jogadores e fãs da saga Grand Theft Auto, este GTA VI está agora cada vez mais perto de trazer as histórias, os enredos, os ambientes, o “caos”, o saudosismo e o humor a quem tenha uma Playstation 5 ou uma XBox Series XJS na sua sala de estar ou no seu quarto e garantir horas de diversão.
Para continuar a aguçar o apetite, aqui ficam os dois trailers oficiais do GTA VI:
-
Notícias2 semanas agoCondução autónoma vai ser testada em Portugal
-
Notícias2 semanas agoPolícia de LA apreende 72 carros por causa de uma foto
-
Notícias2 semanas agoConcept da BMW pode dar pistas para o novo M3 elétrico
-
Notícias2 semanas agoOs preços do novo XPENG P7+
-
Notícias6 dias agoXiaomi YU7 GT bate recorde sozinho… sem piloto
-
Curiosidades2 semanas agoChina constrói o maior túnel de autoestrada do mundo
-
Notícias1 semana agoRenault poderá adaptar modelos civis para uso militar
-
Notícias7 dias agoSkoda já mostrou o seu novo Peak


