Notícias
Automóveis elétricos em 2020: vantagens e desvantagens
Rejeitados por uns e endeusados por muitos outros, os automóveis elétricos deixaram há muito de ser um assunto discutido de forma espaçada para se tornar um tema fraturante do nosso tempo. A pertinência destes veículos não é alheia à crescente popularidade da Tesla – ou de Elon Musk – e da discussão mais acesa em torno das questões ambientais, que cada vez mais ocupam a agenda política e social.
Não se percebe muito bem se estes serão os carros do futuro, se já são os carros do presente ou se todo este fenómeno não passa de uma tendência, que antecederá o aparecimento de uma tecnologia ainda mais inovadora. Certo é que a procura por carros elétricos tem aumentado bastante nas mais diversas geografias e existe ainda muita desinformação em redor do tema. Com efeito, é importante clarificar quais são as vantagens e desvantagens dos carros elétricos.
Vantagens
Amigos do ambiente: os automóveis elétricos são causadores de zero emissões de gases para a atmosfera e este é um tema cada vez mais valorizado nos países mais evoluídos, ao ponto de algumas cidades terem já restrições relativas à circulação de carros a combustão. Para além disso, os automóveis elétricos promovem também um status social interessante, já que é ainda um bem raro.
Incentivos: os carros elétricos não pagam parquímetro. Para além disso, existem incentivos fiscais agregados à aquisição de um carro elétrico e isenção do pagamento do Imposto Sobre o Veículo e do Imposto Único de Circulação. Estes incentivos funcionam na mesma base da também emergente indústria de jogos, em que a CasinotopsOnline descobriu que os sites oferecem incentivos para novos utilizadores, ou dos setores de entrega de comida e de livrarias online, cujas plataformas oferecem promoções constantes para gerar conversões.
Manutenção: os detentores de um carro elétrico sabem que os problemas com os travões, óleo do carro, filtros ou correias são bastante mais raros, já que este tipo de carro desgasta menos as peças. Tudo somado, isto significa menos surpresas indesejáveis na estrada e manutenção menos frequente, que se reflete em menos custos.
Desvantagens
Carregar as baterias: apesar do desenvolvimento tecnológico galopante conseguido pela Tesla, o mercado de carros elétricos ainda está numa fase inicial de maturação e o processo de carregamento do carro não é o mais eficiente. Apesar do aparecimento do carregamento ultra-rápido, não existem postos de carregamento em locais periféricos e o processo é bastante demorado.
Preço: a introdução dos carros elétricos no circuito comercial é ainda recente e isso reflete-se no preço. Os veículos têm um preço de venda alto e não estão ao alcance de qualquer carteira. Esse investimento dilui-se no longo prazo, mas as baterias destes carros têm uma autonomia relativamente curta e apresentam também preços proibitivos para o cidadão comum, constituindo uma barreira à massificação dos carros elétricos.
Mercado escasso: os carros elétricos são ainda pouco comuns, por isso não é fácil encontrar uma oficina que consiga resolver um hipotético problema com o carro. Para além disso, o processo de revenda do veículo é uma incógnita. Se a indústria de aquisição de carros novos está ainda num estágio tão embrionário, nem se pode falar de venda de carros usados.
Notícias
Já foram fabricados 100 mil Renault 5 E-Tech Electric
A Renault celebrou a produção da unidade 100.000 do Renault 5 E-Tech Electric, feito conseguido ao fim de apenas 15 meses desde que este modelo elétrico começou a ser fabricado.
Produzido no complexo de Douai, em França, o Renault 5 E-Tech Electric atingiu um marco importante com a saída da unidade 100.000 da linha de montagem, o que atesta do bom desempenho deste elétrico no mercado. Nas palavras do diretor da fábrica, Pierre-Emmanuel Andrieux, em “pouco mais de um ano após o seu lançamento, a produção do 100.000º Renault 5 E-Tech elétrico em Douai é um testemunho da dedicação das nossas equipas e da confiança dos nossos clientes. A fábrica da Ampere em Douai passou por uma profunda transformação rumo à eletrificação completa, impulsionada pela paixão e sabedoria dos seus colaboradores. Hoje, celebramos muito mais do que um número: honramos a nossa capacidade coletiva de escrever um novo capítulo na inovação sustentável”.


Notícias
Fiat Topolino já tem preços e já pode ser encomendado
O pequeno Fiat Topolino já está disponível no nosso país e já pode ser encomendado em duas versões distintas às quais se junta ainda uma edição limitada.
O pequeno quadriciclo da Fiat, o Topolino que pode ser conduzido por jovens a partir dos 16 anos que tenham carta de condução AM chegou ao nosso mercado em duas versões, o Topolino com carroçaria fechada e o Topolino Dolcevita com carroçaria aberta. Ambas têm o mesmo preço de 9.890€.
Além destas duas versões foi lançada ainda a edição limitada Topolino Vilebrequin Collector’s Edition, fruto de uma parceria entre o construtor transalpino e a Villebrequin marca que desde 1971 personifica o lifestyle mediterrânico da Riviera. Esta proposta inspira-se no verão e conta com uma pintura a duas cores e alguns elementos em teca no interior que trazem à memória a imagem dos iates no Mediterrâneo. A capota é dobrável este Topolino tem disponível um pequeno carrinho com um chuveiro incluído, entre muitos outros acessórios exclusivos.
O Topolino é um modelo equipado com um motor elétrico de 8 cv de potência máxima e uma bateria de 5,5 kWh conseguindo uma autonomia de 70 quilómetros.




-
Motos1 semana agoBoa estreia para Miguel Oliveira com a BMW
-
Notícias2 semanas agoCertificação de clássicos pelo Museu do Caramulo
-
Notícias2 semanas agoMiúdo de 10 anos foi da escola para casa… a conduzir
-
Comerciais2 semanas agoNova Renault Trafic E-Tech está pronta e chega aos 450 km de autonomia
-
Legislação2 semanas agoQuando usar ou não usar os quatro piscas
-
Notícias2 semanas agoXiaomi já fabricou o seu modelo número 500.000
-
Notícias1 semana agoFirefly é a nova aposta chinesa no nosso mercado
-
Motos1 semana agoA balada da Bullet



