Notícias
Automóveis elétricos em 2020: vantagens e desvantagens
Published
4 anos anteson
By
Motor GuiaRejeitados por uns e endeusados por muitos outros, os automóveis elétricos deixaram há muito de ser um assunto discutido de forma espaçada para se tornar um tema fraturante do nosso tempo. A pertinência destes veículos não é alheia à crescente popularidade da Tesla – ou de Elon Musk – e da discussão mais acesa em torno das questões ambientais, que cada vez mais ocupam a agenda política e social.
Não se percebe muito bem se estes serão os carros do futuro, se já são os carros do presente ou se todo este fenómeno não passa de uma tendência, que antecederá o aparecimento de uma tecnologia ainda mais inovadora. Certo é que a procura por carros elétricos tem aumentado bastante nas mais diversas geografias e existe ainda muita desinformação em redor do tema. Com efeito, é importante clarificar quais são as vantagens e desvantagens dos carros elétricos.
Vantagens
Amigos do ambiente: os automóveis elétricos são causadores de zero emissões de gases para a atmosfera e este é um tema cada vez mais valorizado nos países mais evoluídos, ao ponto de algumas cidades terem já restrições relativas à circulação de carros a combustão. Para além disso, os automóveis elétricos promovem também um status social interessante, já que é ainda um bem raro.
Incentivos: os carros elétricos não pagam parquímetro. Para além disso, existem incentivos fiscais agregados à aquisição de um carro elétrico e isenção do pagamento do Imposto Sobre o Veículo e do Imposto Único de Circulação. Estes incentivos funcionam na mesma base da também emergente indústria de jogos, em que a CasinotopsOnline descobriu que os sites oferecem incentivos para novos utilizadores, ou dos setores de entrega de comida e de livrarias online, cujas plataformas oferecem promoções constantes para gerar conversões.
Manutenção: os detentores de um carro elétrico sabem que os problemas com os travões, óleo do carro, filtros ou correias são bastante mais raros, já que este tipo de carro desgasta menos as peças. Tudo somado, isto significa menos surpresas indesejáveis na estrada e manutenção menos frequente, que se reflete em menos custos.
Desvantagens
Carregar as baterias: apesar do desenvolvimento tecnológico galopante conseguido pela Tesla, o mercado de carros elétricos ainda está numa fase inicial de maturação e o processo de carregamento do carro não é o mais eficiente. Apesar do aparecimento do carregamento ultra-rápido, não existem postos de carregamento em locais periféricos e o processo é bastante demorado.
Preço: a introdução dos carros elétricos no circuito comercial é ainda recente e isso reflete-se no preço. Os veículos têm um preço de venda alto e não estão ao alcance de qualquer carteira. Esse investimento dilui-se no longo prazo, mas as baterias destes carros têm uma autonomia relativamente curta e apresentam também preços proibitivos para o cidadão comum, constituindo uma barreira à massificação dos carros elétricos.
Mercado escasso: os carros elétricos são ainda pouco comuns, por isso não é fácil encontrar uma oficina que consiga resolver um hipotético problema com o carro. Para além disso, o processo de revenda do veículo é uma incógnita. Se a indústria de aquisição de carros novos está ainda num estágio tão embrionário, nem se pode falar de venda de carros usados.
Também pode gostar
O Papamóvel é um veículo icónico que ao longo de várias gerações foi de várias marcas e configurações, mas sempre com a função de proteger Sua Santidade o Papa. Agora pela primeira vez é um modelo 100% elétrico.
A Mercedes-Benz entregou ao Papa Francisco o seu novo Papamóvel, um obviamente adaptado e que se baseia no novo Classe G 580, mas tem a particularidade de ser o primeiro modelo com estas funções a ser totalmente elétrico, baseado no novo Classe G 580 ele conta com quatro motores elétricos, um em cada roda.
Como é compreensível, por razões de segurança, não foram divulgados grandes detalhes técnicos sobre este veículo, mas sabe-se que os motores foram calibrados para um melhor funcionamento a velocidades mais reduzidas pois é nessas circunstâncias que o Papa faz as suas aparições e trajetos nos eventos religiosos.
A Lamborghini revelou os dotes artísticos dos elementos da sua equipa do departamento de personalização Ad Personan no Miami Art Week com este Urus SE com uma pintura muito especial.
O Lamborghini Urus SE, o SUV Plug-in da marca italiana “engalanou-se” com uma pintura que levou 230 horas a fazer para participar num evento privativo que decorreu inserido no Miami Art Week, nos Estados Unidos. Ao lado do novo Lamborghini Temerario que também aqui foi mostrado, este Urus apresentou uma pintura disruptiva, muito inspirada na vida muito dinâmica e própria de Miami. O interior também não escapou e esta inspiração sai reforçada com a inclusão da palavra Miami no tablier, no lado direito, um detalhe feito em fibra de carbono polida.
Motociclistas na Assembleia
Querida, deixei cair o Lamborghini!
Frota da Primafrio ganha novas unidades Volvo FH Aero
Fábrica de produção de baterias da MAN Truck & Bus foi inaugurada
Jaguar Type 00, o primeiro da nova era
Estas são as datas-chave para a atualização dos tacógrafos
Valtteri Bottas testou o Alfa Romeo 33 Stradale
Valtteri Bottas testou o Alfa Romeo 33 Stradale
A história do BMW M3 resumida em vídeo
Um Rolls-Royce inspirado no vilão Goldfinger
Kia revela um pouco do novo Sportage
Celebrar os 60 anos do Ferrari 275 GTB
Um McLaren P1 em LEGO em tamanho real deu uma volta a Silverstone
Lamborghini mostrou o rugido do novo V8 biturbo
Tendência elétrica já chegou ao Papamóvel
MAN entrega primeiro eTruck que já rola pela Europa
Um Lamborghini Urus com uma pintura especial
Nova presidência e equipa no Moto Clube de Faro
Tatra desvenda camião Force e-Drive Híbrido
Estas são as datas-chave para a atualização dos tacógrafos
Valtteri Bottas testou o Alfa Romeo 33 Stradale
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por cjacorreiaBoa noite pessoal! Tenho um Lancia Delta 1.6 multijet 120cv do ano de 2009, e começou a aparecer a mensagem de pressão de óleo do motor...
- por lmpb1988Boa noite Tenho uma carrinha Ford Mondeo 1.8 TCDI de 2011 que conta atualmente com quase 160.000 kms e desde há uns dois meses para cá me tem...
- por Charger144o ECI nunca esteve na minha lista negra de lojas a evitar, mas acho importante contar esta história, para que outros não caiam na mesma armadilha. ...
- por LadrilhadorOlá a todos. Resido há vários anos num prédio com cerca de 20 apartamentos. Prédio familiar, onde nunca existiram problemas de maior entre...
Em aceleração
- Curiosidades2 semanas antes
A história do BMW M3 resumida em vídeo
- Notícias2 semanas antes
Alfa Romeo 33 Stradale faz 333 km/h no circuito de Nardò
- Motos2 semanas antes
Lego acelera com uma Ducati Panigale V4
- Motos1 semana antes
Motociclistas na Assembleia
- Comerciais2 semanas antes
FIAT Professional inicia a produção do E-Ducato na fábrica de Atessa
- Manutenção2 semanas antes
Como se habituar ao seu carro novo em cinco passos
- Curiosidades1 semana antes
Querida, deixei cair o Lamborghini!
- Comerciais2 semanas antes
Renault Trucks E-Tech T aumenta autonomia para 600 km em 2025