Automóveis elétricos em 2020: vantagens e desvantagens – Motorguia
Ligue-se connosco

Notícias

Automóveis elétricos em 2020: vantagens e desvantagens

Published

on

Rejeitados por uns e endeusados por muitos outros, os automóveis elétricos deixaram há muito de ser um assunto discutido de forma espaçada para se tornar um tema fraturante do nosso tempo. A pertinência destes veículos não é alheia à crescente popularidade da Tesla – ou de Elon Musk – e da discussão mais acesa em torno das questões ambientais, que cada vez mais ocupam a agenda política e social.

Não se percebe muito bem se estes serão os carros do futuro, se já são os carros do presente ou se todo este fenómeno não passa de uma tendência, que antecederá o aparecimento de uma tecnologia ainda mais inovadora. Certo é que a procura por carros elétricos tem aumentado bastante nas mais diversas geografias e existe ainda muita desinformação em redor do tema. Com efeito, é importante clarificar quais são as vantagens e desvantagens dos carros elétricos.

Fonte: Pixabay

Vantagens
Amigos do ambiente: os automóveis elétricos são causadores de zero emissões de gases para a atmosfera e este é um tema cada vez mais valorizado nos países mais evoluídos, ao ponto de algumas cidades terem já restrições relativas à circulação de carros a combustão. Para além disso, os automóveis elétricos promovem também um status social interessante, já que é ainda um bem raro.

Incentivos: os carros elétricos não pagam parquímetro. Para além disso, existem incentivos fiscais agregados à aquisição de um carro elétrico e isenção do pagamento do Imposto Sobre o Veículo e do Imposto Único de Circulação. Estes incentivos funcionam na mesma base da também emergente indústria de jogos, em que a CasinotopsOnline descobriu que os sites oferecem incentivos para novos utilizadores, ou dos setores de entrega de comida e de livrarias online, cujas plataformas oferecem promoções constantes para gerar conversões.

Manutenção: os detentores de um carro elétrico sabem que os problemas com os travões, óleo do carro, filtros ou correias são bastante mais raros, já que este tipo de carro desgasta menos as peças. Tudo somado, isto significa menos surpresas indesejáveis na estrada e manutenção menos frequente, que se reflete em menos custos.

Diesel, Gasolina ou Elétrico

Desvantagens
Carregar as baterias: apesar do desenvolvimento tecnológico galopante conseguido pela Tesla, o mercado de carros elétricos ainda está numa fase inicial de maturação e o processo de carregamento do carro não é o mais eficiente. Apesar do aparecimento do carregamento ultra-rápido, não existem postos de carregamento em locais periféricos e o processo é bastante demorado.

Preço: a introdução dos carros elétricos no circuito comercial é ainda recente e isso reflete-se no preço. Os veículos têm um preço de venda alto e não estão ao alcance de qualquer carteira. Esse investimento dilui-se no longo prazo, mas as baterias destes carros têm uma autonomia relativamente curta e apresentam também preços proibitivos para o cidadão comum, constituindo uma barreira à massificação dos carros elétricos.

Mercado escasso: os carros elétricos são ainda pouco comuns, por isso não é fácil encontrar uma oficina que consiga resolver um hipotético problema com o carro. Para além disso, o processo de revenda do veículo é uma incógnita. Se a indústria de aquisição de carros novos está ainda num estágio tão embrionário, nem se pode falar de venda de carros usados.

Notícias

Um Aston Martin DB5 por 80 euros

Published

on

Um dos modelos mais emblemáticos e carismáticos da Aston Martin é o DB5 do agente secreto mais famoso de todos os tempos, James Bond, e agora pode tê-lo em casa por aproximadamente 80 euros (79.99€). Claro que não se trata de um DB5 à escala real, mas sim de um modelo da Playmobil à escala 1:17.



Lançado pouco antes da estreia do último filme de James Bond, este modelo do Aston Martin DB5 da Playmobil vem com quatro figuras incluídas: o próprio James Bond, Goldfinger, Oddjob e ainda um escudeiro.

A este pequeno modelo não faltam muitos dos gadgets desenvolvidos pelo cientista Q para este Aston Martin, como os mísseis dianteiros, o banco ejetável do passageiro, a placa blindada traseira ou o sistema de mudança da matriculas, entre outros.

Certamente uma boa adição para a coleção dos mais novos e seguramente um elemento essencial nas coleções dos aficionados, tanto da marca de brinquedos Playmobil, como da saga cinematográfica do agente secreto britânico James Bond.

Continuar a ler

Notícias

Mitsubishi desvendou o novo Outlander PHEV

Published

on

Com chegada prevista ao mercado no próximo ano, o novo Mitsubishi Outlander PHEV foi revelado agora pela marca nipónica, que já tendo mostrado as versões equipadas com motores de combustão, decidiuapresentar as primeiras imagens oficiais desta versão híbrida.



Similar nas linhas exteriores aos irmãos com motores de combustão, este híbrido plug-in foi desenvolvido com base na plataforma CMF da Renault-Nissan-Mitsubishi.

Para já não há mais dados técnicos relevantes sobre o novo Outlander PHEV, pelo que será necessário aguardar pela sua apresentação ao público que acontecerá no final deste mês. Será também esse o momento para clarificar quando chegará este modelo ao mercado europeu pois inicialmente a sua comercialização só está agendada para os mercados japonês e norte-americano.

Continuar a ler

Notícias

Edição especial GT Junior nos Alfa Romeo Stelvio e Giulia

Published

on

A Alfa Romeo recuperou um dos nomes de melhor memória da sua história, o GT Junior, e criou uma nova edição especial dos seus modelos atuais Stelvio e Giulia.



Esta edição tem como base os modelos com o nível de equipamento Veloce e inclui jantes com um desenho específico, o logo da marca transalpina nos encostos de cabeça dos bancos e uma referência à edição GT Junior com a silhueta do mesmo aplicada na soleira das portas e também no tablier.

Em termos de motorizações o Stelvio GT Junior e o Giulia GT Junior estarão disponíveis com os motores 2.0 a gasolina turbo com 280 cv e o 2.2 Diesel com 210 cv, duas unidades já presentes no nível de equipamento Veloce destes dois modelos.

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração