Automóveis elétricos em 2020: vantagens e desvantagens – Motorguia
Ligue-se connosco

Notícias

Automóveis elétricos em 2020: vantagens e desvantagens

Published

on

Rejeitados por uns e endeusados por muitos outros, os automóveis elétricos deixaram há muito de ser um assunto discutido de forma espaçada para se tornar um tema fraturante do nosso tempo. A pertinência destes veículos não é alheia à crescente popularidade da Tesla – ou de Elon Musk – e da discussão mais acesa em torno das questões ambientais, que cada vez mais ocupam a agenda política e social.

Não se percebe muito bem se estes serão os carros do futuro, se já são os carros do presente ou se todo este fenómeno não passa de uma tendência, que antecederá o aparecimento de uma tecnologia ainda mais inovadora. Certo é que a procura por carros elétricos tem aumentado bastante nas mais diversas geografias e existe ainda muita desinformação em redor do tema. Com efeito, é importante clarificar quais são as vantagens e desvantagens dos carros elétricos.

Fonte: Pixabay

Vantagens
Amigos do ambiente: os automóveis elétricos são causadores de zero emissões de gases para a atmosfera e este é um tema cada vez mais valorizado nos países mais evoluídos, ao ponto de algumas cidades terem já restrições relativas à circulação de carros a combustão. Para além disso, os automóveis elétricos promovem também um status social interessante, já que é ainda um bem raro.

Incentivos: os carros elétricos não pagam parquímetro. Para além disso, existem incentivos fiscais agregados à aquisição de um carro elétrico e isenção do pagamento do Imposto Sobre o Veículo e do Imposto Único de Circulação. Estes incentivos funcionam na mesma base da também emergente indústria de jogos, em que a CasinotopsOnline descobriu que os sites oferecem incentivos para novos utilizadores, ou dos setores de entrega de comida e de livrarias online, cujas plataformas oferecem promoções constantes para gerar conversões.

Manutenção: os detentores de um carro elétrico sabem que os problemas com os travões, óleo do carro, filtros ou correias são bastante mais raros, já que este tipo de carro desgasta menos as peças. Tudo somado, isto significa menos surpresas indesejáveis na estrada e manutenção menos frequente, que se reflete em menos custos.

Diesel, Gasolina ou Elétrico

Desvantagens
Carregar as baterias: apesar do desenvolvimento tecnológico galopante conseguido pela Tesla, o mercado de carros elétricos ainda está numa fase inicial de maturação e o processo de carregamento do carro não é o mais eficiente. Apesar do aparecimento do carregamento ultra-rápido, não existem postos de carregamento em locais periféricos e o processo é bastante demorado.

Preço: a introdução dos carros elétricos no circuito comercial é ainda recente e isso reflete-se no preço. Os veículos têm um preço de venda alto e não estão ao alcance de qualquer carteira. Esse investimento dilui-se no longo prazo, mas as baterias destes carros têm uma autonomia relativamente curta e apresentam também preços proibitivos para o cidadão comum, constituindo uma barreira à massificação dos carros elétricos.

Mercado escasso: os carros elétricos são ainda pouco comuns, por isso não é fácil encontrar uma oficina que consiga resolver um hipotético problema com o carro. Para além disso, o processo de revenda do veículo é uma incógnita. Se a indústria de aquisição de carros novos está ainda num estágio tão embrionário, nem se pode falar de venda de carros usados.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Notícias

Mercedes-AMG One volta a bater recorde em Nürburgring

Published

on

Foi com o piloto do DTM, Maro Engel, que o Mercedes-AMG One bateu o recorde de volta mais rápida em Nürburgring para carros de produção fixando o tempo em 6m29.09s.



O Mercedes-AMG One já havia conquistado este feito em 2022 com o mesmo piloto ao volante, mas as condições da pista não se revelaram as ideais. Desta vez a pista estava “perfeita” e o resultado foram menos 6 segundos do que o recorde obtido em 2022.

Aqui lhe deixamos o vídeo deste recorde para que tenham uma ligeira sensação do que é fazer o melhor tempo em no “Inferno Verde” num carro com quatro motores elétricos e um V6 turbo a gasolina, capazes de debitarem em conjunto cerca de 782 cv de potência:

Continuar a ler

Notícias

Renault mostra primeiras imagens do novo 4 E-Tech electric

Published

on

Continuando a sua aposta na recuperação do legado de modelos emblemáticos do passado agora “recuperados” em modo elétrico a Renault mostrou algumas imagens teaser do futuro 4 E-Tech electric.



Com a apresentação mundial agendada para o próximo dia 14 de outubro no Salão Automóvel de Paris o novo Renault 4 E-Tech electric inspirado na tão saudosa Renault 4L que ainda hoje vemos com frequência nas nossas estradas. Nestas imagens divulgadas pelo construtor francês podemos ver vários detalhes que mostram a ligação deste Renault 4 E-Tech à 4L.

O Renault 4 E-Tech electric é um SUV de pequenas dimensões, com 4,14 metros de comprimento, que partilha a mesma plataforma do agora também elétrico Renault 5. Segundo consta, essa partilha deverá estender-se também à motorização e às baterias e assim o 4 E-Tech terá um único motor elétrico com opções de potência de 95, 123 e 140 cv e duas versões de baterias, uma com 40 kWh e outra com 52 kWh, sendo que para já ainda não foram divulgados valores de autonomia.

Este Renault 4 E-Tech electric deverá chegar ao mercado no próximo ano de 2025.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por redlamp82
    Olá a todos Venho pedir a vossa opinião sobre a escolha de um novo EV, com os seguintes pressupostos: - aquisição por empresa, que não deduz...
  • por c200
    Bom dia. Onde se pode comprar moca mudanças, referencia 328659469r (sem ter de vender um rim)?
  • por Angelmike
    Olá boa noite, tenho aqui uma dúvida, eu fiz um diagnóstico ao meu Opel astra g e acusou lá um erro cujo o nome é "REGIME DO MOTOR 17" mas não...
  • por Mrodrigues
    Parece que foi ontem, mas foi em 2018 que o atual Corolla foi mostrado. Via aberta para nova geração a apresentar em 2025. Para já pouco se...

Em aceleração