Notícias
BMW Série 5 renovado chega em Julho

A gama Série 5 da BMW foi alvo de um facelift e tem o seu lançamento previsto para o próximo mês de Julho. Além de novas soluções estéticas o Série 5 surge também mais “eletrificado”.
As principais diferenças exteriores tanto para a berlina como para a versão carrinha, a Touring, encontram-se na secção dianteira com o tradicional duplo rim a ser maior e mais proeminente que no modelo atual e com umas ópticas com um desenho mais rasgado e uma nova solução em LED em forma de “L”. As opções foram reforçadas e incluem mais cores disponíveis.
No habitáculo as mudanças são muito poucas sendo a inclusão do sistema de informação e entretenimento iDrive 7 a maior novidade.
Toda a gama dá mais um passo em direção a uma maior eletrificação. Todos os modelos equipados com de quatro e seis cilindros estão equipados com um motor/gerador
de 11 cv de potência que assegura o arranque, o que minimiza o consumo causado pelo sistema Start & Stop e em simultâneo auxilia o motor quando este é solicitado numa ultrapassagem, por exemplo.
Este Série 5 conta com uma proposta Diesel, o 520d com 190 cv e três a gasolina, o 520i com 184 cv, o 530i com 252 cv, o 540i com 333 cv e o 550i XDrive com tração integral e 530 cv. As versões híbridas são compostas pelo 530e, agora com 292cv e no Outono deverá ser lançada na versão berlina o 545e com um motor seis cilindros que em conjunto com a unidade elétrica é capaz de debitar um total de 392 cv e uma autonomia para o modo exclusivamente elétrico de 57 quilómetros.
Notícias
II Guerra Mundial no Museu do Caramulo

O Museu do Caramulo não pára de surpreender e inaugurou uma exposição única sobre a Segunda Guerra Mundial que comemora os 80 anos do final deste histórico conflito.
Apelidada de “Segunda Guerra Mundial ao Vivo e a Cores” esta exposição conta com cerca de trinta e seis veículos de diferentes origens, mas todos eles com um enorme significado em termos históricos, representando os vários participantes naquele que foi o maior conflito da historia da humanidade.
A exposição está patente em dois pavilhões, totalizando cerca de 1.500 m2 e conta com veículos blindados, transportes de tropas, camiões, ligeiros, motos, artilharia auto-propulsada e até um carro de combate Sherman norte americano. Além da importância histórica, alguns destes modelos são autênticas raridades com elevado interesse no universo das coleções de veículos militares a nível mundial.
Além dos veículos, o visitante poderá também encontrar vários objetos sobre a Segunda Guerra Mundial e até uma experiência imersiva de realidade virtual onde poderá saber mais sobre momentos marcantes do conflito.
Esta exposição está patente no Museu do Caramulo até ao dia 19 de outubro de 2025 e para ficar a saber um pouco mais aqui lhe deixamos um vídeo do próprio museu que conta como a exposição foi montada:
Notícias
Um Renault 4 E-Tech para os bombeiros

A Renault tem uma longa ligação de décadas com os serviços de proteção civil, nomeadamente os bombeiros e agora em conjunto com a Software République desenvolveu o concept Vision 4Rescue.
Destinado a auxiliar os serviços de proteção civil, nomeadamente os bombeiros, nas mais diversas situações de emergência e onde a principal preocupação é salvar vidas, a Renault e a Software République criaram o Vision 4Rescue. Trata-se de uma plataforma que visa dar uma resposta mais rápida e uniformizar as várias tecnologias utilizadas pelos diversos serviços de emergência de maneira a aumentar a rapidez e eficácia da resposta.
Incluindo mais de 20 soluções interconectadas, o Vision 4Rescue conta com drones com sensores de infra-vermelhos, que podem ser lançados do tejadilho do veículo e também interligar a informação recolhida com a informação oriunda de outros drones de longo alcance ligados via satélite. Conta com várias soluções de Inteligência Artificial que aumentam a rapidez no processamento da informação e na elaboração da melhor estratégia para resolver a situação. Além disto o Vision 4Rescue pode auxiliar na manutenção das comunicações quando as redes móveis “tradicionais” vão abaixo.
O Renault 4 E-Tech que lhe serve de base tem uma altura ao solo 15mm maior do que o modelo de produção e conta com uma pintura vermelha contrastada típica das viaturas de emergência. O interior foi todo desenvolvido em parceria com os bombeiros e conta com algumas soluções específicas e funcionais como suportes para walkie-talkies e até alguns materiais utilizados no habitáculo são feitos com base em fatos de combate a incêndio reciclados, aproveitando a sua resistência ao fogo.
-
Notícias2 semanas ago
Radares em agosto
-
Comerciais2 semanas ago
Stellantis põe travão ao hidrogénio
-
Notícias2 semanas ago
Lego lança mais um “maquinão”
-
Notícias2 semanas ago
Skoda mostra silhueta do Vision 0
-
Comerciais2 semanas ago
O mítico furgão da Mercedes-Benz comemora 30 anos
-
Avaliações Usados2 semanas ago
BMW Série 1 (2019-…)
-
Notícias1 semana ago
Mazda poderá fazer renascer o RX-7
-
Comerciais1 semana ago
Camionista: uma profissão em declínio. O que nos guarda o futuro?