Curiosidades
A história do logótipo da Ferrari contada pelo próprio Enzo Ferrari
O logótipo da Ferrari consiste num retângulo amarelo com a bandeira de Itália e o famoso cavalo preto.
O cavalo foi pintado na fuselagem do avião de combate de Francesco Baracca – um aviador heróico da primeira guerra mundial.
Segundo Enzo : “No dia 23, conheci o conde Enrico Baracca, o pai do herói, e depois a sua mãe, a condessa Paulina, que me disse um dia: ‘Ferrari, ponha o cavalo empinado do meu filho nos seus automóveis. Isso lhe trará boa sorte’. O cavalo era, e ainda é, preto, e eu adicionei o fundo amarelo canário, que é a cor de Modena [local de nascimento de Enzo Ferrari]. ”
Em 1932, o escudo da Ferrari apareceu pela primeira vez nos Alfa Romeo da equipa Scuderia, no Grand Prémio de Spa.
Em 1947, no 125S – o primeiro automóvel produzido em Maranello, o cavalo empinado apareceu sobre fundo amarelo e sempre com a bandeira italiana no topo. No entanto, já não se encontra inserido num escudo, as letras S e F (Scuderia Ferrari) foram substituídas pela palavra Ferrari.
Assim, a marca Ferrari nasceu e, desde então, está presente em todos os automóveis de Maranello.
Curiosidades
O “manifesto do não” da Hispano Suiza

Com 120 anos de história, a Hispano Suiza renasceu em 2019 como fabricante de modelos desportivos totalmente elétricos recuperando e neste vídeo do seu “manifesto do não” explica muito do que é o seu ADN.
Fundada em 1904 por Damián Mateu e Marc Birkigt, a Hispano Suiza sempre se propôs a construir modelos exclusivos com elevada qualidade, luxo, elegância e potência. Neste vídeo onde explica o seu “manifesto do não” e como o “não” é importante para continuar o seu caminho de inovação e de rompimento de barreiras estabelecidas, a Hispano Suiza mostra também o seu desportivo 100% elétrico Carmen em acção em pista.
Curiosidades
O filme sobre o fundador do Museu do Caramulo

A história do grande impulsionador do Museu do Caramulo, João de Lacerda, foi contada num filme documentário que pode agora ser vista no canal de Youtube do museu e assim ficar a conhecer a visão e trabalho que fez nascer aquele que é hoje um dos pólos mais importantes de cultura automobilística no nosso país.
Nascido em 1923 no Caramulo, João de Lacerda foi um nome incontornável no panorama automobilístico nacional e também internacional. Apaixonado pelos motores ele foi o grande impulsionador do Museu do Caramulo, projeto iniciado pelo seu irmão Abel, que faleceu antes de ver nascer esse sonho, tendo João de Lacerda decidido terminar e perpetuar a obra iniciada pelo irmão.
Neste filme documentário feito pelo Museu do Caramulo com a colaboração da RTP2 ficamos a conhecer a vida e o legado de João de Lacerda como empreendedor, colecionador e também… visionário.
-
Avaliações Usados2 semanas ago
Renault Austral (2022-…)
-
Comerciais1 semana ago
China prepara entrada no mercado europeu dos camiões elétricos
-
Notícias2 semanas ago
Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico em outubro no Porto
-
Notícias2 semanas ago
A Lancia vai voltar aos ralis
-
Notícias1 semana ago
Yangwang U9 Extreme é o mais veloz do mundo
-
Notícias1 semana ago
Kia mostrou o K4, o sucessor do Ceed
-
Comerciais2 semanas ago
Volvo Trucks lança versão 4×4 atualizada do FL
-
Notícias1 semana ago
O primeiro AUDI só para a China já é um sucesso