Hoje em dia não é necessário possuir um automóvel caro, ou de um segmento elevado, para ter bancos aquecidos, ainda que em Portugal não seja um equipamento que se veja frequentemente, devido ao nosso clima temperado.
Já os bancos refrigerados, ou ventilados, são praticamente exclusivos dos segmentos elevados, ou de algumas versões muito bem equipadas de determinados modelos das marcas generalistas.
No entanto, falamos de equipamentos desenvolvidos há bastante tempo e que não recorrem propriamente a nenhuma tecnologia complexa para cumprirem a sua função.
No caso dos bancos aquecidos, o resultado é conseguido através umas resistências que recorrem a energia elétrica para aquecerem. Como estão integradas na espuma do banco, aquecem com rapidez.
Já os bancos ventilados recorrem a ventoinhas para redirecionarem o ar do habitáculo diretamente para as costas e assentos dos bancos, ao passo que os banco refrigerados utilizam um elemento dedicado para refrigerar o ar.
A Tesla, que usa a mesma tecnologia dos restantes construtores automóveis, acaba de patentear uma tecnologia que promete revolucionar estes equipamentos.
Segundo o que se consegue decifrar da patente, a Tesla desenvolveu um banco com diversas camadas e, entre elas, camadas de espuma, o que permite a passagem de um fluido.
E esse fluido, seja um fluido refrigerante ou água, que vai controlar a temperatura do banco, sendo a distribuição garantida por um bomba. Para que não existam fugas, a patente inclui também uma patente para as condutas.