Tesla cria nova patente para os bancos – Motorguia
Ligue-se connosco

Notícias

Tesla cria nova patente para os bancos

Published

on

Hoje em dia não é necessário possuir um automóvel caro, ou de um segmento elevado, para ter bancos aquecidos, ainda que em Portugal não seja um equipamento que se veja frequentemente, devido ao nosso clima temperado.

Já os bancos refrigerados, ou ventilados, são praticamente exclusivos dos segmentos elevados, ou de algumas versões muito bem equipadas de determinados modelos das marcas generalistas.
No entanto, falamos de equipamentos desenvolvidos há bastante tempo e que não recorrem propriamente a nenhuma tecnologia complexa para cumprirem a sua função.

No caso dos bancos aquecidos, o resultado é conseguido através umas resistências que recorrem a energia elétrica para aquecerem. Como estão integradas na espuma do banco, aquecem com rapidez.
Já os bancos ventilados recorrem a ventoinhas para redirecionarem o ar do habitáculo diretamente para as costas e assentos dos bancos, ao passo que os banco refrigerados utilizam um elemento dedicado para refrigerar o ar.

A Tesla, que usa a mesma tecnologia dos restantes construtores automóveis, acaba de patentear uma tecnologia que promete revolucionar estes equipamentos.
Segundo o que se consegue decifrar da patente, a Tesla desenvolveu um banco com diversas camadas e, entre elas, camadas de espuma, o que permite a passagem de um fluido.

E esse fluido, seja um fluido refrigerante ou água, que vai controlar a temperatura do banco, sendo a distribuição garantida por um bomba. Para que não existam fugas, a patente inclui também uma patente para as condutas.

Notícias

Citroën revelou o seu futuro topo de gama C5X

Published

on

Com chegada prevista ao mercado no próximo ano de 2022, o C5X é a aposta da Citroën para modelo topo de gama da marca e tem uma forte inspiração estética no concept CXperience que o construtor gaulês mostrou ao mundo em 2016 no Salão de Paris.



Segundo a marca o C5X é máxima expressão da filosofia Citroën e que se resume em “audácia e inovação para uma experiência serena de viagem”. Esses dois conceitos percebem-se logo nas linhas exteriores do C5X, fluídas e dinâmicas com rasgos estilísticos futuristas, mas sem serem exagerados. Olhando para o C5X este parece um misto de berlina com carrinha e até SUV pela sua altura ao solo, no fundo um crossover que conjuga vários conceitos num só.

Tecnologicamente muito evoluído o C5X oferece um interior requintado e espaçoso que de imediato transmite uma sensação de conforto. Além disso, o habitáculo pode ser totalmente personalizável de acordo com os gostos do cliente, o que o torna ainda mais envolvente para quem nele viaje.

Estão previstas motorizações a gasolina e híbridas plug-in, sendo que neste último caso a solução adotada deverá apresentar 225 cv de potência e permitirá circular até 50 quilómetros em modo exclusivamente elétrico.

 

 

Continuar a ler

Notícias

Bentley quer bater mais um recorde em Pikes Peak

Published

on

A Bentley está a preparar um Continental GT3 para participar na próxima edição daquela que é possivelmente a mais famosa prova de velocidade em rampa do mundo: Pikes Peak.



A preparação deste Continental GT3 está a cargo da Bentley em parceria com a Fastr, a M-Sport e K-PAX Racing e desde logo saltam à vista todas as soluções aerodinâmicas na frente e na traseira, mas um dos maiores destaques vai para o facto do motor V8 ser alimentado por biocombustível.

Preparado para ser mais potente, este motor de 4-0 litros consegue ainda reduzir as emissões em mais de dois terços de CO2.

Ao volante estará o piloto americano Rhys Millen e o Bentley irá participar na categoria Time Attack 1, tentando bater o recorde de Pikes Peak, juntando assim mais uma marca aos dois recordes que a Bentley já tem nesta rampa.

Continuar a ler

Notícias

Porsche Cayenne poderá vir a ser elétrico

Published

on

Já se sabe que a Porsche tem como objetivo eletrificar 80% da sua gama de modelos até 2030 e ao que parece o seu SUV Cayenne também irá ser elétrico.



Esta notícia foi avançada pela revista Autoweek holandesa que cita fontes internas da marca alemã e apesar de nada ter sido oficialmente confirmado, é perfeitamente credível que o Cayenne elétrico venha a ver a luz do dia, até porque a procura por modelos elétricos continua a crescer.

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração