O cruise control gasta mais combustível? – Motorguia
Connect with us

Curiosidades

O cruise control gasta mais combustível?

Published

on

Numa resposta muito simples à pergunta do título: sim, o consumo de combustível aumenta quando utilizamos o cruise control. Isto acontece porque o sistema recorre a todos os meios para manter a velocidade pré-determinada pelo condutor, nunca tendo em conta o relevo e as caraterísticas do motor. Ou seja, as descidas nunca são aproveitadas para ganhar balanço para as subidas, o que fará com que a carga sobre o acelerador aumente durante a subida, de modo a manter a velocidade. Sem o cruise control, o condutor pode acelerar nas descidas para ganhar ímpeto para a subida seguinte ser efetuada com menor esforço.

Contudo, é difícil aferir o valor do aumento no consumo, pois dependerá de vários fatores. Adicionalmente, caberá ao condutor avaliar se este aumento é compensado pelo acréscimo no conforto, que pode ser ainda potenciado pelos sistemas de cruise control adaptativo, que conseguem manter a distância para os veículos à sua frente.

O cruise control poderá, no entanto, ter um papel fundamental numa eventual redução do consumo para aqueles condutores que têm tendência a ir aumentando a velocidade com o acumular dos quilómetros ou conforme vão fazendo ultrapassagens, pois já se sabe que o consumo aumenta conforme a velocidade. Em alguns automóveis, o consumo a 120 km/h é bastante diferente daquele que podemos obter quando circulamos a 140 km/h, por exemplo.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Curiosidades

Um Corvette “submarino” recuperado

Published

on

Um Corvette C8 Stingray foi encontrado submerso num lago na Florida e os bombeiros recuperaram o desportivo, mas ainda não há respostas para o que realmente aconteceu.


Foi perto da cidade de Orlando, no estado da Florida, nos Estados Unidos que os bombeiros foram alertados para a presença de um Corvette C8 Stingray dentro de água num lago. As equipas de bombeiros e mergulhadores conseguiram recuperar este “bólide”, mas foi só isso que conseguiram fazer. Não encontraram o condutor e o carro só tinha o pára-choques amachucado, mas obviamente foi considerado uma perda total pois percebeu-se que estava já há algum tempo submerso e foi uma sorte não o terem retirado da água com algum jacaré no interior pois estes répteis “dominam” as águas na Flórida.

As versões para o que aconteceu são várias, desde ter sido roubado e abandonado, que o condutor se despistou e por estar sob o efeito de álcool desapareceu ou que se calhar se tratou de uma fraude com a seguradora. As questões são várias mas nenhuma tem uma resposta concreta. Se calhar foi o próprio Corvette que num assédio de afirmação pessoal quis justificar o porquê do seu nome de animal marinho “Stingray” (raia).

Continue Reading

Curiosidades

Comboio vs carro… ganha o comboio

Published

on

Um desportivo potente, álcool e uma linha de comboio, uma receita perfeita para ideias que podem levar à desgraça. Felizmente neste caso a desgraça foi mesmo apenas a de um belo Dodge Challenger Hellcat que foi abandonado por um bêbado em cima dos carris do comboio.


Foi em Quincy, no estado do Illianois, nos Estados Unidos que na madrugada de um domingo, junto a uma passagem de nível com guarda, um condutor de um Dodge Challenger Hellcat decidiu não seguir em frente na travessia dos carris, mas optar por virar à esquerda seguindo a linha do comboio. Não foi longe, ficando preso alguns metros adiante. O que não vinha longe era o comboio e após alguns momentos assustadores em que o condutor ainda tenta salvar o pobre Hellcat, mas felizmente é demovido pelos seus amigos e abandona o carro afastando-se para local seguro. Escusado será dizer que o infeliz Dodge não foi capaz de fazer frente ao aço da locomotiva e esta levou-o à frente como se fosse um papel de rebuçado.

A polícia foi chamada ao local e rapidamente se apercebeu que o condutor do Challenger estava alcoolizado e agiu em conformidade, mas o “mal” não se ficou por aqui pois além de conduzir sob o efeito do álcool ele também não tinha seguro para o seu carro. No final, a única coisa boa desta história é que não houve feridos neste acidente.

Continue Reading

Ultimas do Fórum

  • por Etcetera
    Bom dia, O C1 da minha namorada , que tem servido de forma exemplar, irá previsivelmente dar lugar a um novo carro, maior. A escolha recairá...
  • por MonsterFocus
    Bom dia a todos! Tenho um Polo 1.2 de fevereiro de 2011, julgo que se trata do Polo V 6r. e peço a vossa ajuda para o seguinte: Comprei uma...
  • por Eduardo209
    Público “Dezembro foi uma desgraça”: os chefs em Portugal estão a “trabalhar para pagar contas” As queixas e os relatos tornaram-se públicos...
  • por Zedobone
    Alguém sabe qual o valor da extensão de garantia numa marca da Stellantis? Dos 3 anos normais para 6 anos, em quanto pode ficar, em especial dos...

Em aceleração