Curiosidades
O cruise control gasta mais combustível?
Numa resposta muito simples à pergunta do título: sim, o consumo de combustível aumenta quando utilizamos o cruise control. Isto acontece porque o sistema recorre a todos os meios para manter a velocidade pré-determinada pelo condutor, nunca tendo em conta o relevo e as caraterísticas do motor. Ou seja, as descidas nunca são aproveitadas para ganhar balanço para as subidas, o que fará com que a carga sobre o acelerador aumente durante a subida, de modo a manter a velocidade. Sem o cruise control, o condutor pode acelerar nas descidas para ganhar ímpeto para a subida seguinte ser efetuada com menor esforço.
Contudo, é difícil aferir o valor do aumento no consumo, pois dependerá de vários fatores. Adicionalmente, caberá ao condutor avaliar se este aumento é compensado pelo acréscimo no conforto, que pode ser ainda potenciado pelos sistemas de cruise control adaptativo, que conseguem manter a distância para os veículos à sua frente.
O cruise control poderá, no entanto, ter um papel fundamental numa eventual redução do consumo para aqueles condutores que têm tendência a ir aumentando a velocidade com o acumular dos quilómetros ou conforme vão fazendo ultrapassagens, pois já se sabe que o consumo aumenta conforme a velocidade. Em alguns automóveis, o consumo a 120 km/h é bastante diferente daquele que podemos obter quando circulamos a 140 km/h, por exemplo.
Curiosidades
BMW M2 em drift pela fábrica de Munique
A BMW partilhou o vídeo de um M2 que vai evoluindo pelos corredores da fábrica da marca alemã em Munique, sempre de forma espetacular e a queimar pneu em drifts sucessivos.
Com o piloto Elias Hountondji da equipa Red Bull Driftbrothers aos comandos, este BMW M2 não vai apenas dando espetáculo no interior da fábrica da BMW com drift atrás de drift e rasantes milimétricas, ele vai também recebendo as últimas peças que lhe faltam para chegar ao final da linha de montagem completo e pronto para as provas que se seguem.
Curiosidades
O “manifesto do não” da Hispano Suiza
Com 120 anos de história, a Hispano Suiza renasceu em 2019 como fabricante de modelos desportivos totalmente elétricos recuperando e neste vídeo do seu “manifesto do não” explica muito do que é o seu ADN.
Fundada em 1904 por Damián Mateu e Marc Birkigt, a Hispano Suiza sempre se propôs a construir modelos exclusivos com elevada qualidade, luxo, elegância e potência. Neste vídeo onde explica o seu “manifesto do não” e como o “não” é importante para continuar o seu caminho de inovação e de rompimento de barreiras estabelecidas, a Hispano Suiza mostra também o seu desportivo 100% elétrico Carmen em acção em pista.
-
Notícias3 dias agoRadares em novembro
-
Comerciais1 semana agoVolvo FH Aero promete reduções de consumo em torno dos 7%
-
Motos1 semana agoMiguel Oliveira fora dos pontos na Malásia
-
Notícias1 semana agoOperação “Viajar Sem Pressa” regista mais de 23.000 infrações
-
Notícias2 semanas agoNovo Porsche Macan GTS elétrico já tem preço
-
Notícias1 semana agoÉ oficial, a Lancia vai voltar ao WRC já em 2026
-
Comerciais6 dias agoKia PV5 estabelece recorde de autonomia
-
Notícias2 semanas agoJá são mais de 5 mil contra o fim do Autódromo do Estoril
