O cruise control gasta mais combustível? – Motorguia
Ligue-se connosco

Curiosidades

O cruise control gasta mais combustível?

Published

on

Numa resposta muito simples à pergunta do título: sim, o consumo de combustível aumenta quando utilizamos o cruise control. Isto acontece porque o sistema recorre a todos os meios para manter a velocidade pré-determinada pelo condutor, nunca tendo em conta o relevo e as caraterísticas do motor. Ou seja, as descidas nunca são aproveitadas para ganhar balanço para as subidas, o que fará com que a carga sobre o acelerador aumente durante a subida, de modo a manter a velocidade. Sem o cruise control, o condutor pode acelerar nas descidas para ganhar ímpeto para a subida seguinte ser efetuada com menor esforço.

Contudo, é difícil aferir o valor do aumento no consumo, pois dependerá de vários fatores. Adicionalmente, caberá ao condutor avaliar se este aumento é compensado pelo acréscimo no conforto, que pode ser ainda potenciado pelos sistemas de cruise control adaptativo, que conseguem manter a distância para os veículos à sua frente.

O cruise control poderá, no entanto, ter um papel fundamental numa eventual redução do consumo para aqueles condutores que têm tendência a ir aumentando a velocidade com o acumular dos quilómetros ou conforme vão fazendo ultrapassagens, pois já se sabe que o consumo aumenta conforme a velocidade. Em alguns automóveis, o consumo a 120 km/h é bastante diferente daquele que podemos obter quando circulamos a 140 km/h, por exemplo.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Curiosidades

Celebrar os 60 anos do Ferrari 275 GTB

Published

on

A Ferrari celebrou os 60 anos do seu 275 GTB lançado em 1964 com um passeio entre Munique e Tegernsee na Baviera.



Aquele que é um dos modelos mais elegantes e desejados da casa de Maranello veio para a estrada pelas mãos de alguns colecionadores que com o som do V12 do 175 GTB deram outra banda sonora às belas estradas onde circularam.

Aqui fica o vídeo desse dia:

Continuar a ler

Curiosidades

A Fórmula 1 também ajudou a construir o Millennium Falcon

Published

on

A emblemática nave Millennium da saga Star Wars teve uma preciosa ajuda do universo da Fórmula 1 na construção do seu primeiro modelo, mais concretamente de algumas miniaturas à escala 1:12 de alguns monolugares da categoria rainha do automobilismo.



Aquela que se tornou na nave “protagonista” dos filmes Star Wars, o Millennium Falcon de Han Solo, personagem interpretada por Harrison Ford, foi construída de raiz para ser filmada no primeiro filme datado de 1977. Na sua manufatura, Roger Christian e a sua equipa foram construindo o Millennium Falcon seguindo também as ideias de George Lucas. Para tal fabricaram muitas peças à mão, mas também utilizaram peças de modelos à escala da marca japonesa Tamiya, conhecido fabricante dos vulgarmente chamados “kits” de plástico.

Assim, encontram-se peças de modelos de Fórmula 1 da escala 1:12, como o Ferrari 312B ou o McLaren M23, entre outras peças de carros de combate da escala 1:35 ou de aviões nas mais variadas escalas. A inspiração e criatividade dos criadores do Millennium Falcon foi buscar soluções às mais variadas origens e temáticas.

Neste vídeo podemos ver algumas dessas peças identificadas na réplica exata do Millenium Falcon “original” construída por Sean Sides:

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Angelmike
    Ora boa noite pessoal impecável, tenho aqui uma questão muito curiosa sobre os rolamentos da frente dos carros, tenho um corsa c que uso para o...
  • por paraquedista1
    Boa tarde, gostava de uma informação, queria colocar óleo no Motor Opel Corsa D costumo ir ao mecânico mas para poupar uns € fazia eu isso,...
  • por insyspower
    Os 4 piscas quando acionados desligam todos totalmente durante 10 segundos e voltam a ligar passando 10 segundos (intermitente), quando digo 10s pode...
  • por Nightwisher
    O que pensam disto? Acho que 15m no youtube kids é pior que 2h no canal panda.

Em aceleração