O cruise control gasta mais combustível? – Motorguia
Ligue-se connosco

Curiosidades

O cruise control gasta mais combustível?

Published

on

Numa resposta muito simples à pergunta do título: sim, o consumo de combustível aumenta quando utilizamos o cruise control. Isto acontece porque o sistema recorre a todos os meios para manter a velocidade pré-determinada pelo condutor, nunca tendo em conta o relevo e as caraterísticas do motor. Ou seja, as descidas nunca são aproveitadas para ganhar balanço para as subidas, o que fará com que a carga sobre o acelerador aumente durante a subida, de modo a manter a velocidade. Sem o cruise control, o condutor pode acelerar nas descidas para ganhar ímpeto para a subida seguinte ser efetuada com menor esforço.

Contudo, é difícil aferir o valor do aumento no consumo, pois dependerá de vários fatores. Adicionalmente, caberá ao condutor avaliar se este aumento é compensado pelo acréscimo no conforto, que pode ser ainda potenciado pelos sistemas de cruise control adaptativo, que conseguem manter a distância para os veículos à sua frente.

O cruise control poderá, no entanto, ter um papel fundamental numa eventual redução do consumo para aqueles condutores que têm tendência a ir aumentando a velocidade com o acumular dos quilómetros ou conforme vão fazendo ultrapassagens, pois já se sabe que o consumo aumenta conforme a velocidade. Em alguns automóveis, o consumo a 120 km/h é bastante diferente daquele que podemos obter quando circulamos a 140 km/h, por exemplo.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Curiosidades

Jeep lança série de 3 vídeos de “Liberdade Concentrada”

Published

on

“Movimento” é assim que se chama o primeiro episódio de uma série de três vídeos lançada pela Jeep que gira em torno da mobilidade sustentável.



Com o Jeep Avenger como “ator principal” este episódio conta com a participação do campeão de surf Leonardo Fioravanti e da apresentadora de televisão e influencer Rabea Schif.

Aqui fica o primeiro episódio e as suas belas paisagens:

Continuar a ler

Curiosidades

Ken Block testa o Audi Sport Quattro Replica

Published

on

Depois de já ter apresentado o seu Audi Sport Quattro Replica no último SEMA, chegou a hora de Ken Block testar esta máquina.



Com um motor de cinco cilindros em linha turbocomprimido capaz de debitar 730 cv de potência, esta réplica do mítico Audi Sport Quattro foi posta à prova pelo piloto norte-americano na pista de Willow Springs, na Califórnia, Estados Unidos.

Neste vídeo ficamos a saber como tudo se passou, naturalmente com muita borracha queimada à mistura!

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração