Ligue-se connosco

Curiosidades

O cruise control gasta mais combustível?

Published

on

Numa resposta muito simples à pergunta do título: sim, o consumo de combustível aumenta quando utilizamos o cruise control. Isto acontece porque o sistema recorre a todos os meios para manter a velocidade pré-determinada pelo condutor, nunca tendo em conta o relevo e as caraterísticas do motor. Ou seja, as descidas nunca são aproveitadas para ganhar balanço para as subidas, o que fará com que a carga sobre o acelerador aumente durante a subida, de modo a manter a velocidade. Sem o cruise control, o condutor pode acelerar nas descidas para ganhar ímpeto para a subida seguinte ser efetuada com menor esforço.

Contudo, é difícil aferir o valor do aumento no consumo, pois dependerá de vários fatores. Adicionalmente, caberá ao condutor avaliar se este aumento é compensado pelo acréscimo no conforto, que pode ser ainda potenciado pelos sistemas de cruise control adaptativo, que conseguem manter a distância para os veículos à sua frente.

O cruise control poderá, no entanto, ter um papel fundamental numa eventual redução do consumo para aqueles condutores que têm tendência a ir aumentando a velocidade com o acumular dos quilómetros ou conforme vão fazendo ultrapassagens, pois já se sabe que o consumo aumenta conforme a velocidade. Em alguns automóveis, o consumo a 120 km/h é bastante diferente daquele que podemos obter quando circulamos a 140 km/h, por exemplo.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Curiosidades

Toyota ataca ladrões com gás lacrimogénio

Published

on

A marca japonesa patenteou um sistema de antirroubo de… ir às lágrimas.

A Toyota adotou uma nova tecnologia que lança gás lacrimogénio para o interior da viatura quando o veículo deteta uma utilização ilegítima do veículo.

O pedido da patente é muito similar ao que a Mercedes utiliza para lançar uma fragância (ambientador) para o interior dos seus veículos e a Toyota corre o risco de não ver a sua patente aceite por este motivo.

O sistema da Toyota teoricamente seria mais transparente e apresentável do que qualquer outro existente no mercado, porque foi projetado para detetar automaticamente quem está a aceder ao veículo através do seu smartphone.

Trata-se de uma nova forma de combate ao roubo de automóveis, a fazer lembrar as invenções do laboratório de mister Q, da saga 007 – James Bond, mas que de início vai causar alguns receios nos clientes. Pode o carro desconfigurar-se e resolver não reconhecer o dono.

Continuar a ler

Curiosidades

Como destruir um stand em 60 segundos

Published

on

Uma jovem que estava a negociar um automóvel num stand fez uma verdadeira razia ao stock. As imagens não deixam dúvidas…

Aconteceu no norte da Índia, em Mandi, estado de Himachal Pradesh. Levou carros e montras pela frente e sempre com o pé firme no acelerador. A mulher não foi identificada por questões de privacidade, mas sabe-se que tinha tirado a carta há alguns dias e estava a negociar o seu primeiro carro. Ela e o pai estavam sentados dentro do veículo e levaram muito a sério a pergunta do vendedor sobre a possibilidade de fazerem um “test-drive”.

Neste acidente “indoor” ficaram danificados mais dois carros e muitos vidros de montras partidos. Não se registaram feridos. Os danos superaram os 6000 euros, qualquer coisa como metade do valor do carro que a jovem queria comprar.

 

Continuar a ler

Curiosidades

O fantástico anúncio da Audi para a Super Bowl

Published

on

O famoso evento do futebol americano vai até ao Mercedes-Benz Stadium em Atlanta, mas a Audi preparou algo de especial… tem de ver.

Os Los Angeles Rams e os New England Patriots vão enfrentar-se amanhã, 3 de fevereiro no evento que deixa a América em suspenso e o mundo que gosta de football americano.

A Audi preparou um anúncio sobre os seus carros elétricos à moda de Hollywood que promete fazer esquecer o local onde se disputa a Super Bowl de 2019.

A equipa de marketing da Audi America, comandada por Loren Angelo, preparou com detalhe o filme de 60 segundos em parceria com a Venables Bell & Partners e que se chama “Cashew” e teve a direção de Ringan Ledwidge.

Vale a pena ver…

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Para ler

Newsletter

Em aceleração