O cruise control gasta mais combustível? – Motorguia
Ligue-se connosco

Curiosidades

O cruise control gasta mais combustível?

Published

on

Numa resposta muito simples à pergunta do título: sim, o consumo de combustível aumenta quando utilizamos o cruise control. Isto acontece porque o sistema recorre a todos os meios para manter a velocidade pré-determinada pelo condutor, nunca tendo em conta o relevo e as caraterísticas do motor. Ou seja, as descidas nunca são aproveitadas para ganhar balanço para as subidas, o que fará com que a carga sobre o acelerador aumente durante a subida, de modo a manter a velocidade. Sem o cruise control, o condutor pode acelerar nas descidas para ganhar ímpeto para a subida seguinte ser efetuada com menor esforço.

Contudo, é difícil aferir o valor do aumento no consumo, pois dependerá de vários fatores. Adicionalmente, caberá ao condutor avaliar se este aumento é compensado pelo acréscimo no conforto, que pode ser ainda potenciado pelos sistemas de cruise control adaptativo, que conseguem manter a distância para os veículos à sua frente.

O cruise control poderá, no entanto, ter um papel fundamental numa eventual redução do consumo para aqueles condutores que têm tendência a ir aumentando a velocidade com o acumular dos quilómetros ou conforme vão fazendo ultrapassagens, pois já se sabe que o consumo aumenta conforme a velocidade. Em alguns automóveis, o consumo a 120 km/h é bastante diferente daquele que podemos obter quando circulamos a 140 km/h, por exemplo.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Curiosidades

Um Beetle GT que saiu do Gran Turismo para a estrada

Published

on

O jogo Gran Turismo tem servido de inspiração para muitos, até para as próprias marcas automóveis, mas desta vez a preparadora alemã JP Performance transformou um Beetle e “tirou-o” do ecrã do jogo para o asfalto das ruas.



Juntamente com a Prior Design, a JP Performance criou um kit de carroçaria que transformou este Beetle no Beetle GT do jogo Gran Turismo, mas não se ficou pela parte estética pois também mexeu no coração deste Volkswagen.

Debaixo do capot está um motor 2.5 TFSi com 400 cv de potência e um binário máximo de 500 Nm que certamente lhe dará uma alma a condizer com o seu aspeto exterior.

Só o kit de carroçaria custa quase 6000 euros e apenas serão produzidos 53 kits. Neste vídeo podemos ver como tudo nasce na transformação deste Beetle:

Continuar a ler

Curiosidades

Vaca vai a drive-thru de hamburgueres

Published

on

Foi com espanto que uma cliente de uma hamburgueria de uma famosa cadeia mundial viu surgir uma vaca no banco traseiro de um Buick na fila do drive-thru.



O insólito aconteceu em Marshville, no estado do Wisconsin, nos Estados Unidos e a cliente de imediato filmou a situação achando que a vaca não passava de um adereço decorativo, quando de repente o bovino mexeu a cabeça e ela percebeu que afinal era mesmo um animal vivo.

Mas, a história não termina aqui pois familiares do condutor do Buick viram o vídeo nas redes sociais e explicaram que o homem tinha acabado de comprar bezerros para a sua quinta e que na realidade não estava apenas um no carro, mas sim três. Os outros dois estavam deitados no chão e no banco.

Continuar a ler

Curiosidades

M contra M

Published

on

A BMW achou que para colocar à prova a primeira moto “M” da sua história, só havia um rival à altura: o BMW M3 Competition.



Desta forma a nova BMW M 1000 RR, com os seus 205 cv de potência vai enfrentar os 503 cv do M3 Competition numa série de vídeos onde cada uma destas máquinas é levada ao limite.

Este é o vídeo da “volta rápida”:

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração