O cruise control gasta mais combustível? – Motorguia
Ligue-se connosco

Curiosidades

O cruise control gasta mais combustível?

Published

on

Numa resposta muito simples à pergunta do título: sim, o consumo de combustível aumenta quando utilizamos o cruise control. Isto acontece porque o sistema recorre a todos os meios para manter a velocidade pré-determinada pelo condutor, nunca tendo em conta o relevo e as caraterísticas do motor. Ou seja, as descidas nunca são aproveitadas para ganhar balanço para as subidas, o que fará com que a carga sobre o acelerador aumente durante a subida, de modo a manter a velocidade. Sem o cruise control, o condutor pode acelerar nas descidas para ganhar ímpeto para a subida seguinte ser efetuada com menor esforço.

Contudo, é difícil aferir o valor do aumento no consumo, pois dependerá de vários fatores. Adicionalmente, caberá ao condutor avaliar se este aumento é compensado pelo acréscimo no conforto, que pode ser ainda potenciado pelos sistemas de cruise control adaptativo, que conseguem manter a distância para os veículos à sua frente.

O cruise control poderá, no entanto, ter um papel fundamental numa eventual redução do consumo para aqueles condutores que têm tendência a ir aumentando a velocidade com o acumular dos quilómetros ou conforme vão fazendo ultrapassagens, pois já se sabe que o consumo aumenta conforme a velocidade. Em alguns automóveis, o consumo a 120 km/h é bastante diferente daquele que podemos obter quando circulamos a 140 km/h, por exemplo.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Curiosidades

Lamborghini Urus, a perseguição

Published

on

O Urus é a aposta atual da Lamborghini no segmento dos SUV e neste vídeo decidiu colocar dois modelos frente a frente numa perseguição que se estende pelos mais variados tipos de ambientes e pisos, mostrando a sua capacidade para abrir novos caminhos.



Num misto entre uma dança e uma perseguição este vídeo brinda-nos com belas imagens e momentos que não pode perder:

Continuar a ler

Curiosidades

SkyDrive testa carro voador com piloto a bordo

Published

on

O sonho do carro voador é tão antigo quanto o nascimento do carro e do avião e ao longo da história várias têm sido as tentativas de desenvolver uma máquina deste género, umas mais racionais, outras mais loucas.



Desta feita a ideia vem do Japão por iniciativa da SkyDrive num projeto denominado Cartivator que agora realizou um vôo com um piloto a bordo que pairou a uma altura entre um a dois metros durante quatro minutos num recinto protegido por uma rede.

O projeto Cartivator começou em 2012 e contou com fundos de grandes nomes da indústria nipónica como a Toyota ou a Panasonic. O seu mentor, Tomohiro Fukuzawa, refere que “dos cerca de 100 projetos de carro voador no mundo, apenas uma meia-dúzia tiveram sucesso num vôo com uma pessoa a bordo e neste momento o maior desafio é mesmo a segurança de um aparelho deste género”.

De momento o Cartivator, que parece mais uma moto voadora que um carro, é totalmente elétrico e só tem uma autonomia de dez minutos. Naturalmente um veículo deste tipo apresenta enormes desafios não apenas máquina que é onde o peso das baterias é um obstáculo como pelo tipo de veículo que é que implica mexer com regras de tráfego aéreo e também com outras infraestruturas necessárias à sua comercialização e “democratização”.

Ainda não é desta que as cidades do mundo se tornam urbes voadoras como nos desenhos animados dos Jetsons, mas o vídeo do vôo do Cartivator não deixa de ser uma espécie de antevisão do que poderá um dia vir a ser uma realidade:

Continuar a ler

Curiosidades

Um Lamborghini Sián em Lego

Published

on

Que se fazem maravilhas com as peças de Lego já todos sabem e o mundo automóvel é um dos mais replicados. Desta vez o Lamborghini Sián FKP 37 foi o alvo da atenção dos apaixonados pela Lego.



Neste vídeo vemos imagens do Sián original e da sua reprodução com peças Lego Technics num fantástico trabalho de construção:

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração