Como funciona o motor – Motorguia
Ligue-se connosco

Curiosidades

Como funciona o motor

De forma muito simples, podemos dizer que o motor é o coração do automóvel.

Published

on

De forma muito simples, podemos dizer que o motor é o coração do automóvel. No léxico automóvel atual, há vários tipos de propulsão, mas, neste momento, vamos apenas focar-nos no motor de combustão. Ou, em termos mais técnicos, motor de pistões de movimento alternativo.

Bloco do motor
É aquilo a que chamamos a armação do motor e que pode ser em ferro, ou numa liga mais ligeira. Lá, encontramos os cilindros, os canais utilizados no sistema de refrigeração e, na zona inferior, o cárter. Na zona superior, onde acaba o bloco do motor, começa a cabeça do motor.

Cambota
Os movimentos movem-se em linha reta, num movimento transmitido pelas bielas, que é transformado em rotativo por intermédio da cambota. É assim que surge o binário.

Biela
A biela está junta com o pistão e tem como função transmitir os movimentos lineares do pistão em movimentos de rotação da cambota.

Pistão
Os pistões, ou pistons, tem um forma cilíndrica e andam para cima e para baixo dentro dos cilindros. É através da pressão gerada por este movimento que se cria energia. Para que este movimento seja perfeito, é importante haver uma lubrificação correta, pois não há folgas e, por isso, não pode haver resistência ao movimento. Regra geral, havendo folgas, quer dizer que as anilhas elásticas que estão colocados no topo do pistão, a que chamamos segmentos, não estão a cumprir a sua função.

Cilindros
É, de forma simples, o espaço onde se deslocam os pistões, guiando-os e evacuando o calor através do líquido de refrigeração que está suas paredes.

Cilindrada
É a soma de capacidade de todos os cilindros, que é individualmente calculada através do diâmetro interior do cilindro e da distância percorrida pelo pistão.

Cabeça do motor
Junta ao bloco por intermédio da junta da cabeça, alberga a câmara de combustão, as válvulas, a(s) árvore(s) de cames, as velas e os injetores.

Válvulas
Responsáveis pela respiração da câmara de combustão, abrem e fecham as mesmas.

Árvores de cames
As árvores de cames ativam as válvulas consoante as necessidades, através de uma corrente acionada pela cambota.


Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Curiosidades

Bosozuku a expressão extrema da customização no Japão

Published

on

Inicialmente ligado ao lado errado da lei, o movimento Bosozoku ganhou raízes na cultura de customização de motos e carros no Japão. Irreverente, provocador, louco e barulhento são apenas alguns adjetivos que servem como uma luva neste estilo.



Neste pequeno vídeo documentário ficamos a conhecer um pouco mais deste universo de Nissans, Datsuns, Toyotas, aileron, escapes e saias exagerados, pinturas loucas e até “Lamborghinis Pokémons”. Mas há mais, muito mais e muito mais radical.

Continuar a ler

Curiosidades

Os 10 mais rápidos em Goodwood

Published

on

O Goodwood Festival Of Speed é sempre um dos eventos emblemáticos do ano automobilístico e após um interregno causado pela pandemia do vírus Covid-19 ele regressou este ano e, como sempre, repleto de grandes máquinas a transbordar potência e história.



O vídeo que aqui lhe deixamos mostra a prestação dos dez modelos e pilotos mais rápidos que fizeram a pista de Goodwood. Imperdível!

Continuar a ler

Curiosidades

A “dança da subida” com Ari Vatanen em Pikes Peak

Published

on

A prova de Pikes Peak deste ano arranca no próximo domingo e que melhor forma de entrar em modo “montanha” do que ver aquela que foi uma das subidas mais impressionantes na história desta competição.



Foi na edição de 1988 que Ari Vatanen ao volante de um Peugeot 405 T16 conseguiu a vitória em Pikes Peak numa “corrida para os céus” que ficou imortalizada neste pequeno filme intitulado “Climb Dance” e que foi realizado por Jean Louis Mourney, tendo recebido vários prémios de cinema:

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração