Como funciona o motor – Motorguia
Ligue-se connosco

Curiosidades

Como funciona o motor

De forma muito simples, podemos dizer que o motor é o coração do automóvel.

Published

on

De forma muito simples, podemos dizer que o motor é o coração do automóvel. No léxico automóvel atual, há vários tipos de propulsão, mas, neste momento, vamos apenas focar-nos no motor de combustão. Ou, em termos mais técnicos, motor de pistões de movimento alternativo.

Bloco do motor
É aquilo a que chamamos a armação do motor e que pode ser em ferro, ou numa liga mais ligeira. Lá, encontramos os cilindros, os canais utilizados no sistema de refrigeração e, na zona inferior, o cárter. Na zona superior, onde acaba o bloco do motor, começa a cabeça do motor.

Cambota
Os movimentos movem-se em linha reta, num movimento transmitido pelas bielas, que é transformado em rotativo por intermédio da cambota. É assim que surge o binário.

Biela
A biela está junta com o pistão e tem como função transmitir os movimentos lineares do pistão em movimentos de rotação da cambota.

Pistão
Os pistões, ou pistons, tem um forma cilíndrica e andam para cima e para baixo dentro dos cilindros. É através da pressão gerada por este movimento que se cria energia. Para que este movimento seja perfeito, é importante haver uma lubrificação correta, pois não há folgas e, por isso, não pode haver resistência ao movimento. Regra geral, havendo folgas, quer dizer que as anilhas elásticas que estão colocados no topo do pistão, a que chamamos segmentos, não estão a cumprir a sua função.

Cilindros
É, de forma simples, o espaço onde se deslocam os pistões, guiando-os e evacuando o calor através do líquido de refrigeração que está suas paredes.

Cilindrada
É a soma de capacidade de todos os cilindros, que é individualmente calculada através do diâmetro interior do cilindro e da distância percorrida pelo pistão.

Cabeça do motor
Junta ao bloco por intermédio da junta da cabeça, alberga a câmara de combustão, as válvulas, a(s) árvore(s) de cames, as velas e os injetores.

Válvulas
Responsáveis pela respiração da câmara de combustão, abrem e fecham as mesmas.

Árvores de cames
As árvores de cames ativam as válvulas consoante as necessidades, através de uma corrente acionada pela cambota.


Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Curiosidades

Um milhão de quilómetros num Defender, uma história de sobrevivência

Published

on

As histórias de longevidade automóvel são sempre uma vitória da engenharia, da boa manutenção… ou do mais puro improviso.



Neste caso trata-se de um Land Rover Defender 110 de 1994 que já passou a barreira do milhão de quilómetros e que continua a enfrentar as estradas, ou melhor dizendo, os trilhos do Congo.

Neste caso, estamos perante um puro sobrevivente que como se vê neste vídeo deve ter tido uma vida bem dura no passado, mas que ainda continua vivo:

Continuar a ler

Curiosidades

O melhor de 50 anos de BMW M

Published

on

Continuando a celebrar os 50 anos da divisão M, a BMW lançou agora um vídeo em jeito de compilação de “melhores momentos M”.



Nele encontramos alguns dos modelos M icónicos tanto de produção como de competição, não faltando lendas como M1, os 320i ou M3 do DTM, entre tantos outros. Imperdível:

Continuar a ler
Publicidade

Newsletter

Em aceleração