Ligue-se connosco

Curiosidades

Como funciona o motor

De forma muito simples, podemos dizer que o motor é o coração do automóvel.

Published

on

De forma muito simples, podemos dizer que o motor é o coração do automóvel. No léxico automóvel atual, há vários tipos de propulsão, mas, neste momento, vamos apenas focar-nos no motor de combustão. Ou, em termos mais técnicos, motor de pistões de movimento alternativo.

Bloco do motor
É aquilo a que chamamos a armação do motor e que pode ser em ferro, ou numa liga mais ligeira. Lá, encontramos os cilindros, os canais utilizados no sistema de refrigeração e, na zona inferior, o cárter. Na zona superior, onde acaba o bloco do motor, começa a cabeça do motor.

Cambota
Os movimentos movem-se em linha reta, num movimento transmitido pelas bielas, que é transformado em rotativo por intermédio da cambota. É assim que surge o binário.

Biela
A biela está junta com o pistão e tem como função transmitir os movimentos lineares do pistão em movimentos de rotação da cambota.

Pistão
Os pistões, ou pistons, tem um forma cilíndrica e andam para cima e para baixo dentro dos cilindros. É através da pressão gerada por este movimento que se cria energia. Para que este movimento seja perfeito, é importante haver uma lubrificação correta, pois não há folgas e, por isso, não pode haver resistência ao movimento. Regra geral, havendo folgas, quer dizer que as anilhas elásticas que estão colocados no topo do pistão, a que chamamos segmentos, não estão a cumprir a sua função.

Cilindros
É, de forma simples, o espaço onde se deslocam os pistões, guiando-os e evacuando o calor através do líquido de refrigeração que está suas paredes.

Cilindrada
É a soma de capacidade de todos os cilindros, que é individualmente calculada através do diâmetro interior do cilindro e da distância percorrida pelo pistão.

Cabeça do motor
Junta ao bloco por intermédio da junta da cabeça, alberga a câmara de combustão, as válvulas, a(s) árvore(s) de cames, as velas e os injetores.

Válvulas
Responsáveis pela respiração da câmara de combustão, abrem e fecham as mesmas.

Árvores de cames
As árvores de cames ativam as válvulas consoante as necessidades, através de uma corrente acionada pela cambota.


Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Curiosidades

Novo radar ajuda a detetar perigos ocultos

Published

on

A Universidade de Princeton desenvolveu um sistema de radar que permite a um automóvel detetar uma bicicleta, ou uma moto que se aproxima numa curva sem visibilidade ou numa esquina, por exemplo e que ainda se encontram ocultos para o condutor.



Os sistemas de auxílio à condução para aumentar a segurança dos utentes da via continua a ser uma área em constante desenvolvimento e neste caso esta solução teve como foco principal alguns dos elementos mais desprotegidos da realidade rodoviária como são os peões, ciclistas e motociclistas.

Este sistema utiliza um radar Doppler que envia ondas de rádio que, refletindo no ambiente em torno do veículo, permitem a um computador criar uma imagem de toda a zona envolvente o que inclui também outros veículos como as mais frágeis bicicletas ou motos e seus respetivos utilizadores e também peões.

Instalada num automóvel, esta solução consegue detetar um motociclista, um ciclista ou um peão que se aproxima num cruzamento numa cidade, por exemplo, e que ainda se encontra oculto pelos prédios, logo estando ainda invisível para o condutor.

Um dos responsáveis pelo projeto, o professor Felix Heide, refere que o sistema já foi testado com sucesso tendo como intervenientes um carro equipado com o radar e um ciclista que se aproximava num cruzamento e “estamos perante uma solução que pode equipar não apenas automóveis como também pode ser instalado em motos. Além disso pode reforçar a eficácia de outros sistemas de auxílio à condução ou de condução autónoma. Os sensores do radar são relativamente baratos se considerarmos alguns dos equipamentos utilizados noutros sistemas desta natureza e se considerarmos a sua produção em massa”.

Continuar a ler

Curiosidades

Zombies no Drive-in

Published

on

Estes tempos sob o jugo da pandemia do Coronavírus têm levado muitos a puxar pela imaginação e a criar negócios que possam cativar clientes dentro das limitações impostas pelo atual momento sanitário.



Claro que do Japão tinha de vir uma ideia completamente fora da caixa pelas mãos da empresa Kowagarasetai que criou um Drive-In de zombies.

Os aficionados do terror podem assim saciar os seus desejos mais assustadores deslocando-se a uma garagem que segundo a Kowagarasetai está assombrada pois algo horrível aconteceu lá no passado. Uma vez no local basta buzinar três vezes que algo horripilante acontecerá.

Sem sair do carro e com o auto-rádio sintonizado numa frequência indicada, as “vítimas” seguem as instruções dadas pelo rádio tentando assim escapar ao ataque de zombies de que serão alvo.

A experiência custa 8000 ienes (pouco mais de 65 euros) se os clientes trouxerem o seu próprio carro ou se quiserem podem alugar um dos veículos à disposição por mais 10 euros, sendo que é assegurada a higienização destes modelos entre cada aluguer de maneira a cumprir com as regras de combate à propagação do vírus Covid-19.

Além disso se os clientes assim o desejarem podem sair deste “Drive-in zombie” com o carro todo ensanguentado e no final tirar uma foto com o elenco de zombies para mais tarde recordar.

Continuar a ler

Curiosidades

Toda a história do Batmobile

Published

on

Um dos automóveis de super-heróis mais famosos do cinema, da televisão e da banda desenhada é sem sombra de dúvida o carro do Batman, o Batmobile.



Neste belo documentário da Warner Bros. Entertainment somos levados a conhecer a história de todos os Batmobile que foram criados para servir um dos mais emblemáticos personagens de Comics do mundo, o Batman, começando pelo primeiro modelo que não tinha nenhuma identificação como sendo o “carro do Batman”.

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração