Ligue-se connosco

Curiosidades

Como funciona o motor

De forma muito simples, podemos dizer que o motor é o coração do automóvel.

Published

on

De forma muito simples, podemos dizer que o motor é o coração do automóvel. No léxico automóvel atual, há vários tipos de propulsão, mas, neste momento, vamos apenas focar-nos no motor de combustão. Ou, em termos mais técnicos, motor de pistões de movimento alternativo.

Bloco do motor
É aquilo a que chamamos a armação do motor e que pode ser em ferro, ou numa liga mais ligeira. Lá, encontramos os cilindros, os canais utilizados no sistema de refrigeração e, na zona inferior, o cárter. Na zona superior, onde acaba o bloco do motor, começa a cabeça do motor.

Cambota
Os movimentos movem-se em linha reta, num movimento transmitido pelas bielas, que é transformado em rotativo por intermédio da cambota. É assim que surge o binário.

Biela
A biela está junta com o pistão e tem como função transmitir os movimentos lineares do pistão em movimentos de rotação da cambota.

Pistão
Os pistões, ou pistons, tem um forma cilíndrica e andam para cima e para baixo dentro dos cilindros. É através da pressão gerada por este movimento que se cria energia. Para que este movimento seja perfeito, é importante haver uma lubrificação correta, pois não há folgas e, por isso, não pode haver resistência ao movimento. Regra geral, havendo folgas, quer dizer que as anilhas elásticas que estão colocados no topo do pistão, a que chamamos segmentos, não estão a cumprir a sua função.

Cilindros
É, de forma simples, o espaço onde se deslocam os pistões, guiando-os e evacuando o calor através do líquido de refrigeração que está suas paredes.

Cilindrada
É a soma de capacidade de todos os cilindros, que é individualmente calculada através do diâmetro interior do cilindro e da distância percorrida pelo pistão.

Cabeça do motor
Junta ao bloco por intermédio da junta da cabeça, alberga a câmara de combustão, as válvulas, a(s) árvore(s) de cames, as velas e os injetores.

Válvulas
Responsáveis pela respiração da câmara de combustão, abrem e fecham as mesmas.

Árvores de cames
As árvores de cames ativam as válvulas consoante as necessidades, através de uma corrente acionada pela cambota.


Continuar a ler
Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Curiosidades

Partem-lhe o coração e ele parte um concessionário Porsche

Published

on

Quando o amor ataca, ataca mesmo em força. Para o bem e para o mal.

No Canadá, mais precisamente em Toronto, Rakhmatullo Sotvoldiyev perdeu completamente a cabeça depois da sua namorada se ter separado dele. Com o coração partido em pedaços, este jovem de 20 anos, ao invés de utilizar o Tinder para substituir a amada perdida, decidiu descarregar a sua frustração contra um concessionário da Porsche. Pegou no seu Toyota Yaris e irrompeu por dentro da montra do concessionário, sendo apenas travado por um Panamera que lá se encontra exposto.

Não satisfeito, saiu do seu Yaris, pegou num marcador e escreveu umas quantas palavras em outro Porsche expostos.

Agora, além de solteiro, é capaz de ficar sem dinheiro, tais as multas que terá de pagar. Não valeu a pena!

Continuar a ler

Curiosidades

Tesla em autopilot atropela um robot

Published

on

Parece que os sistemas de condução autónoma dos automóveis da Tesla ainda não estão preparados para tudo.

Que o diga este robot da empresa Promobot, que decidiu ir para o meio da estrada, não respeitando a sua própria programação, o que resultou num atropelamento por parte de um Tesla Model S que por ali passava em modo de condução autónoma. Ficou tudo gravado em vídeo.

Apesar de parecer apenas um toque, a verdade é que o robot ficou irrecuperável e sem capacidade de participar no CES 2019, a decorrer em Las Vegas.

Continuar a ler

Curiosidades

Dinheiro a voar em autoestrada americana – Natal chega mais cedo

Published

on

Um carro blindado de transporte de valores fez a felicidade dos condutores numa autoestrada de New Jersey, nos Estados Unidos.

Foi um “ver se te avias” de meter dinheiro ao bolso na autoestrada 3 de East Rutherford de New Jersey depois de um carro de transporte da Brinks ter espalhado milhares de notas pela via. Segundo a NBC, os condutores pararam os carros e começaram a recolher a notas para os seus bolsos. Pouco passava das 8:30 horas e o trânsito intenso provocou o caos na autoestrada com a polícia a demorar a chegar tal era a confusão instalada.

A porta traseira do camião abriu-se e os sacos de notas libertaram o dinheiro para gáudio dos utilizadores da via que começaram de imediato a apanhar as notas. Alguns ainda devolveram os pecúlio arrecadado, mas outros fizeram-se desentendidos e meteram-se nos carro com um “extra” para as compras de Natal.

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração