Como funciona o motor – Motorguia
Ligue-se connosco

Curiosidades

Como funciona o motor

De forma muito simples, podemos dizer que o motor é o coração do automóvel.

Published

on

De forma muito simples, podemos dizer que o motor é o coração do automóvel. No léxico automóvel atual, há vários tipos de propulsão, mas, neste momento, vamos apenas focar-nos no motor de combustão. Ou, em termos mais técnicos, motor de pistões de movimento alternativo.

Bloco do motor
É aquilo a que chamamos a armação do motor e que pode ser em ferro, ou numa liga mais ligeira. Lá, encontramos os cilindros, os canais utilizados no sistema de refrigeração e, na zona inferior, o cárter. Na zona superior, onde acaba o bloco do motor, começa a cabeça do motor.

Cambota
Os movimentos movem-se em linha reta, num movimento transmitido pelas bielas, que é transformado em rotativo por intermédio da cambota. É assim que surge o binário.

Biela
A biela está junta com o pistão e tem como função transmitir os movimentos lineares do pistão em movimentos de rotação da cambota.

Pistão
Os pistões, ou pistons, tem um forma cilíndrica e andam para cima e para baixo dentro dos cilindros. É através da pressão gerada por este movimento que se cria energia. Para que este movimento seja perfeito, é importante haver uma lubrificação correta, pois não há folgas e, por isso, não pode haver resistência ao movimento. Regra geral, havendo folgas, quer dizer que as anilhas elásticas que estão colocados no topo do pistão, a que chamamos segmentos, não estão a cumprir a sua função.

Cilindros
É, de forma simples, o espaço onde se deslocam os pistões, guiando-os e evacuando o calor através do líquido de refrigeração que está suas paredes.

Cilindrada
É a soma de capacidade de todos os cilindros, que é individualmente calculada através do diâmetro interior do cilindro e da distância percorrida pelo pistão.

Cabeça do motor
Junta ao bloco por intermédio da junta da cabeça, alberga a câmara de combustão, as válvulas, a(s) árvore(s) de cames, as velas e os injetores.

Válvulas
Responsáveis pela respiração da câmara de combustão, abrem e fecham as mesmas.

Árvores de cames
As árvores de cames ativam as válvulas consoante as necessidades, através de uma corrente acionada pela cambota.


Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Curiosidades

Novo vídeo da Honda celebra os seus 73 anos

Published

on

A Honda comemora os seus 73 anos de existência e lançou um novo vídeo institucional onde faz referência ao seu legado na forma de muitos dos modelos por si criados.



Desde a moto D-type de 1949 (que viria a dar origem à mítica Super Cub) até aos dias de hoje, incluindo a vasta história no mundo da competição, dos recordes e de soluções alternativas, a Honda reforça a ideia do “poder dos sonhos” e remata referindo que tudo o que já foi feito não é nada comparado com o que a marca planeia ainda fazer para o futuro.

Aqui fica o vídeo:

Continuar a ler

Curiosidades

Esquilo faz armazém num carro

Published

on

Numa pacata vila no Dakota do Norte, nos Estados Unidos, um esquilo encarregou-se de recolher quase 70 quilos de “nozes pretas” no interior de um Chevrolet Avalanche.



O proprietário deste modelo, que é um misto entre um SUV e uma pick-up, nem queria acreditar quando abriu o capot e descobriu nozes por todo o lado. O pequeno esquilo havia trabalhado bem e feito da zona do motor e do interior de vários painéis o seu armazém de mantimentos para o inverno.

Escusado será dizer que foi necessário desmontar quase toda a zona do motor, painéis laterais e para-choques, entre outros, para poder retirar todas as nozes que o pequeno esquilo havia guardado.

Continuar a ler

Curiosidades

Um Beetle GT que saiu do Gran Turismo para a estrada

Published

on

O jogo Gran Turismo tem servido de inspiração para muitos, até para as próprias marcas automóveis, mas desta vez a preparadora alemã JP Performance transformou um Beetle e “tirou-o” do ecrã do jogo para o asfalto das ruas.



Juntamente com a Prior Design, a JP Performance criou um kit de carroçaria que transformou este Beetle no Beetle GT do jogo Gran Turismo, mas não se ficou pela parte estética pois também mexeu no coração deste Volkswagen.

Debaixo do capot está um motor 2.5 TFSi com 400 cv de potência e um binário máximo de 500 Nm que certamente lhe dará uma alma a condizer com o seu aspeto exterior.

Só o kit de carroçaria custa quase 6000 euros e apenas serão produzidos 53 kits. Neste vídeo podemos ver como tudo nasce na transformação deste Beetle:

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração