Comerciais
Mercedes-Benz reedita conceito Pony Express mas em versão elétrica

Inspirado no lendário Pony Express, a Mercedes-Benz Trucks, em parceria com a empresa de tecnologia MANSIO, deu início a um projeto-piloto que promete redefinir a eficiência no transporte rodoviário de cargas.
A proposta é ousada, mas bem fundamentada: efetuar a troca de reboques entre camiões em pontos estratégicos visando a redução do tempo ocioso dos veículos, o aumento da produtividade e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida dos motoristas.

Em contraste com o serviço original americano de 1860, que utilizava cavaleiros para transportar a correspondência do Missouri até à Califórnia, passando a carga de mão em mão para reduzir o tempo de entrega, o novo sistema foca-se na otimização da utilização de camiões.
Em vez de longas viagens com um único condutor, o novo “Pony Express” europeu permite que os motoristas troquem apenas os reboques a meio do caminho. Desta forma, cada pessoa pode regressar ao seu ponto de partida de forma mais célere, o que permite que o camião seja utilizado para uma nova viagem e que o condutor descanse em casa no final do seu turno.
O projeto é orientado pelo software da MANSIO, concebido para gerir de forma integrada as operações de troca de cargas entre empresas. A plataforma permite a sincronização precisa dos encontros por meio de dados partilhados em tempo real, como a localização dos veículos, as rotas previstas, o estado da bateria dos camiões elétricos e os prazos de entrega.

A precisão cirúrgica desta troca coordenada é garantida pela integração de sistemas e pelo elevado nível de digitalização. O objetivo consiste em garantir que nenhum camião espere pelo outro. A troca deve ser fluida e cronometrada, como se de uma corrida de revezamento se tratasse”, reforça Gaissert.
O projeto piloto teve início nesta primavera e está previsto que tenha a duração de seis meses. O trajeto coberto estende-se de Mannheim a Leipzig, com cerca de 1.000 quilómetros percorridos por dia numa operação de ida e volta. Os protagonistas desta jornada são o eActros 600, um camião elétrico de última geração, e o Actros L, um modelo a diesel de alta eficiência.
A substituição dos reboques é efetuada num ponto pré-definido, localizado aproximadamente a metade do percurso, onde os dois veículos pesados se encontram. O eActros 600 é carregado na fábrica da Mercedes-Benz em Mannheim e no centro de distribuição da Milence em Hermsdorfer Kreuz, um hub operado pela Milence — uma joint venture da qual a Daimler Truck é uma das acionistas.
A abordagem em questão visa contribuir para um sistema de transporte mais sustentável, que permita um melhor aproveitamento dos recursos e minimize o desgaste dos motoristas. Com jornadas mais previsíveis e a possibilidade de regressar a casa no mesmo dia, este modelo representa também uma resposta direta à crescente escassez de profissionais no setor.
De salientar que a MANSIO, é uma empresa sediada em Aachen, tem como missão transformar o setor logístico, tornando-o mais seguro, eficiente e ecológico. A empresa visa também promover condições de trabalho dignas para os motoristas.
Com esta iniciativa, a Mercedes-Benz Trucks e os seus parceiros não se limitam a atualizar uma estratégia de entrega obsoleta; estão a redefinir o futuro do transporte de mercadorias.
Comerciais
Grupo Iveco foi comprado pela Tata Motors

A Tata Motors, empresa multinacional indiana de produção de automóveis e veículos comerciais, adquiriu parte do Grupo Iveco por 3,8 mil milhões de euros – equivalente. O anúncio foi oficializado nesta quarta-feira dia 30 de julho.
Em comunicado, o grupo italiano, que é uma referência na produção de camiões, afirmou que “a combinação reúne capacidades complementares, alcance global e uma visão estratégica compartilhada para impulsionar o crescimento a longo prazo e desbloquear valor significativo”. O objetivo da união das marcas é transformar-se “num campeão global neste setor tão dinâmico”.
A oferta pública voluntária recomendada pelo Conselho do Grupo Iveco será realizada pela TML CV Holdings PTE LTD ou por uma nova sociedade de responsabilidade limitada a ser constituída sob a lei holandesa (a “Oferente”), que será integralmente detida, direta ou indiretamente, pela Tata Motors.
Ficou de fora do acordo de aquisição a produção militar da marca italiana. O setor de defesa da Iveco (IDV) já recebeu propostas concretas, incluindo uma oferta conjunta de 1,9 mil milhões de euros da italiana Leonardo e da alemã Rheinmetall. Outros interessados são o consórcio franco-alemão KNDS e o grupo checo Czechoslovak Group.
situs gacor slot gacorComerciais
Dachser estreia camião elétrico Mercedes-Benz para longo curso

A Dachser será pioneira na Europa ao testar o novo camião elétrico eActros 600 em condições reais de operação, com rotas entre as principais cidades de Espanha — aproximando a mobilidade elétrica dos seus clientes e parceiros.
A Dachser dá um passo decisivo em direção ao transporte sem emissões ao tornar-se uma das primeiras empresas em Espanha a testar o novo camião elétrico de longa distância da Mercedes-Benz Trucks. Durante dois meses, o inovador eActros 600 percorrerá várias delegações da Dachser Iberia numa digressão que combina operações reais, formação técnica e encontros com clientes para demonstrar que a logística sustentável já é uma realidade.
A iniciativa faz parte do ambicioso compromisso da Dachser com uma mobilidade mais limpa e eficiente e representa uma colaboração estratégica com a Mercedes-Benz para validar o desempenho, a autonomia e a eficiência do veículo em rotas reais.
Durante as próximas semanas, o eActros 600 percorrerá centros logísticos da Dachser em cidades importantes como Madrid, Barcelona, Valência, Saragoça e outras localidades do país. Em cada paragem, serão realizadas apresentações técnicas, sessões práticas e encontros com clientes e parceiros estratégicos, que poderão conhecer de perto esta nova tecnologia e esclarecer as suas dúvidas sobre a sua futura implementação.
Além disso, a Mercedes-Benz Trucks concebeu um programa de formação especializada para os motoristas da Dachser, com o objetivo de maximizar o desempenho do veículo e garantir uma operação eficiente desde o primeiro quilómetro.
Este projeto junta-se às múltiplas iniciativas que a Dachser Iberia está a levar a cabo no caminho para uma logística mais sustentável, como a eletrificação progressiva das suas frotas urbanas, a instalação de pontos de carregamento elétrico nas suas instalações ou a utilização de energia 100% renovável nos seus centros.
Com este teste pioneiro, a Dachser não só reforça o seu compromisso ambiental, como se posiciona como referência na integração de soluções inovadoras para enfrentar os desafios do transporte do futuro.PR
bento4d bento4d bento4d bento4d toto slot toto bento4d bento4d bento4d bento4d toto togel situs gacor slot gacor-
Notícias1 semana ago
Os preços do novo Audi Q3
-
Comerciais5 dias ago
Iveco Daily tem versões especiais há 50 anos
-
Manutenção2 semanas ago
Como verificar o estado dos travões
-
Notícias2 semanas ago
Europa vai deixar de ter o Honda Civic Type R
-
Motos2 semanas ago
Mais uma corrida ingrata para Miguel Oliveira
-
Notícias1 semana ago
Mais um Ferrari no Museu do Caramulo
-
Comerciais1 semana ago
Scania lança a solução de carregamento rápido para pesados
-
Comerciais1 dia ago
Grupo Iveco foi comprado pela Tata Motors