Este é um MAN especial para a frota da VALNOR – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Este é um MAN especial para a frota da VALNOR

Published

on

A VALNOR, referência no setor ambiental em Portugal, reforça a sua frota com a aquisição de uma nova viatura MAN, especialmente preparada para enfrentar operações em aterros.



Desde a sua fundação em 2001, a VALNOR, parte integrante do Grupo EGF e da MOTA-ENGIL, tem desempenhado um papel essencial no tratamento e valorização de resíduos. Com uma área de intervenção de 11.980 km², abrangendo 24 municípios, a empresa é responsável por assegurar o tratamento e valorização de resíduos da forma ambientalmente mais correta e economicamente sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente.

Comprometida com a preservação dos ecossistemas e com a promoção da qualidade de vida das comunidades, a VALNOR continua a ser uma referência em sustentabilidade ambiental, motivo pelo o qual elege a MAN Truck & Bus Portugal como parceira de confiança, com diversas viaturas da marca a desempenharem um papel fundamental nas suas operações, incluindo a mais recente aquisição: um modelo “Dumper” com tração integral 8×8 e rodado simples em todos os eixos.

Especialmente concebida para enfrentar condições extremas nos aterros, esta viatura destaca-se pela robustez, versatilidade e desempenho superior em terrenos difíceis, assegurando maior eficiência, durabilidade e segurança nas operações diárias.

Este veículo foi alvo de uma preparação especial realizada pela Toni Maurer, transformador certificado MAN, que garantiu especificações técnicas adaptadas às necessidades únicas da VALNOR. Para assegurar a máxima eficiência e segurança nas operações, será ministrada formação especializada Profidrive “Off Road” aos operadores, promovendo a utilização otimizada da viatura em terrenos exigentes.

Com mais de duas décadas de colaboração com a MAN, a VALNOR reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação contínua. Este investimento estratégico fortalece a posição da VALNOR na valorização de resíduos e no desenvolvimento sustentável, assegurando soluções cada vez mais eficientes e personalizadas para as comunidades que serve.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Veículos comerciais sobem em 2024. Vendas de pesados descem

Published

on

Terminou o ano de 2024, logo é tempo de fazer um balanço. No que diz respeito ao mercado de veículos comerciais ligeiros, houve um crescimento de 13,3%, contudo o mercado de pesados de mercadorias desceu 7,6%, sempre face ao ano anterior, ou seja, 2023.



No segmento dos ligeiros de mercadorias assistiu-se a um crescimento de 13,3%, número que representa 32 304 unidades matriculadas entre janeiro e dezembro. Nos pesados, ganharam uma nova matrícula 6400 veículos contra as 6923 de 2023, ou seja, a queda foi de 7,6%.

Nos comerciais ligeiros, o ano de 2024 voltou a ser de liderança para a Stellantis Pro One, com uma taxa de penetração do mercado de 45%, correspondente a 14 543 veículos das marcas Peugeot, Citroën, Fiat Professional e Opel.

A Peugeot foi a marca mais vendida em Portugal no ano de 2024 ao comercializar 5718 comerciais ligeiros, assegurando uma taxa de penetração de 17,7%. Relativamente a 2023, o crescimento foi de 11,7%. Já o Partner foi o modelo com maior número de matrículas, com 4292 unidades. Nos comerciais ligeiros elétricos, a marca do leão entregou 419 veículos dos modelos E-Partner, E-Expert e E-Boxer, o que corresponde a uma quota de 18%.

A segunda marca mais vendida nos comerciais foi a Renault, com 4356 unidades, um crescimento de 13,5% face ao ano anterior. Igualmente bem posicionada surge a Toyota, com 3556 unidades matriculadas em 2024, tendo registado um crescimento de 37,1%. Com o recente lançamento da gama Proace Max, a marca tem todas as condições para melhorar ainda mais o seu resultado em 2025.

Nos dois lugares imediatos aparecem duas insígnias da Stellantis, a Citroën e a Opel, com 3309 e 3123 unidades entregues, respetivamente. Ainda entre os dez primeiros surgem a Ford (2417 unidades), a Fiat (2389), a Volkswagen Veículos Comerciais (1807), a Iveco (1414) e a Mercedes-Benz (1217).

Referência ainda para as marcas chinesas que já começam a marcar posição no mercado nacional como a Maxus, com 209 unidades matriculadas, a BYD, com 66, a DFSK, com 12, ou a estreante Foton, com 12. Não obstante, todas juntas ainda só representam 0,92% dos comerciais matriculados em Portugal.

Já nos veículos pesados, sentiu-se uma evolução negativa, sinal de que a economia pode não estar na sua melhor forma. Apenas uma marca conseguiu entregar mais de mil unidades, a Volvo Trucks, que chegou às 1282 unidades contra 1677 unidades no ano anterior, o que correspondeu a uma quebra de 23,6%.
A Mercedes-Benz e a Scania conseguiram manter os lugares no pódio, com 785 unidades e 779 unidades matriculadas, respetivamente, mas viram as vendas recuarem 31,7% e 17,0% face a 2023.

A Renault Trucks ultrapassou a MAN e a Iveco para ascender ao quatro lugar, tendo entregue 735 unidades e foi uma das poucas marcas a crescer no ano passado, com uma variação de 30,1%. A Iveco, que ficou a uma distância de apenas duas unidades para a Renault Trucks, também viu as vendas crescerem 17,3%. Para a MAN, o ano de 2024 também foi favorável, com uma variação positiva nas matrículas de 10,3% para as 10,3%.

A DAF Trucks, por seu lado, ainda continua a dar sinais de vida no mercado português, tendo registado um aumento nas entregas de 28,4%, de 468 unidades em 2023 para 601 unidades em 2024.
Para a Ford Trucks, Fuso e Isuzu, o ano de 2024 foi menos simpático, já que estas três marcas viram as vendas descerem em 16,5% (390 unidades), 10,4% (180 unidades) e 11,1% (169 unidades). A chinesa Maxus, por seu lado, matriculou 35 camiões elétricos em 2024 contra três em 2023. A nova marca turca BMC também conseguiu fazer a primeira matrícula no nosso país.

Continuar a ler

Comerciais

Ford Trucks e TotalEnergies assinam uma aliança estratégica

Published

on

Durante os próximos cinco anos, a Ford Trucks e a TotalEnergies irão oferecer às frotas europeias da Oval produtos e serviços de alta qualidade, adaptados às necessidades específicas dos seus veículos e do mercado local.



Na sequência de processos de desenvolvimento e testes efectuados pela TotalEnergies e pelo Desenvolvimento de Produto da Ford Trucks, foi desenvolvido um óleo de motor especialmente formulado para os motores Ecotorq da Ford Trucks: Rubia Optima 4300 XFE 5W-20. Este lubrificante avançado assegura uma proteção ótima do motor, uma maior eficiência energética e uma vida útil mais longa do motor, alinhando-se perfeitamente com as necessidades dos veículos pesados modernos.

Além disso, o Rubia OPTIMA 3500 FE 5W30, que faz parte da gama OPTIMA, continua a ser utilizado nos motores Ecotorq da Ford Trucks e continua a ser uma alternativa viável.
“É mais um importante passo em frente no objetivo da Ford Trucks de oferecer soluções de transporte inovadoras e eficientes.”

“Estamos muito satisfeitos por anunciar esta parceria com a TotalEnergies, pois é mais um importante passo em frente no objetivo da Ford Trucks de oferecer soluções de transporte inovadoras e eficientes. Com a introdução dos lubrificantes TotalEnergies, estamos a oferecer aos nossos clientes uma solução alternativa que se alinha com a evolução das expectativas,” afirma Emrah Duman, Vice-Presidente da Ford Trucks.

Jean Parizot, Vice-Presidente Automóvel da TotalEnergies Lubricants, afirmou estar “muito orgulhoso desta nova parceria” e sublinhou que, através desta colaboração, “a TotalEnergies Lubricants e a Ford Trucks pretendem oferecer aos operadores e condutores uma solução abrangente e de elevado desempenho que satisfaça as normas exigentes do sector dos transportes e da logística”.

A primeira fase desta aliança abrange 26 países na Europa e tem como objetivo oferecer soluções inovadoras na região. Esta aliança estratégica também planeia expandir-se para a Ásia-Pacífico, o Médio Oriente e África, para responder às necessidades crescentes de soluções de manutenção e desempenho nestes mercados.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Domingos77
    Boas, gostava de saber se é possível atualizar o sistema multimédia de um astra de 2016, pq no manual vem a dizer que dá para ter o Android auto,...
  • por LinoMarques
    Ora bem, como secção Off Topic em que estamos, resolvi criar este tópico para anúncios interessantes ou simplesmente engraçados sobre outros...
  • por samoracity
    Boa noite, Tenho uma BMW 520d LCI de 2009 e mudei as luzes xenon pois já não estavam em condições. O que acontece agora e que tenho uma...
  • por paraquedista1
    Boa tarde retirei a lampada H7 do opel corsa mas não fixei a posição do suporte elétrico! tem posição, negativo e positivo, Obrigado

Em aceleração