Comerciais
Esta estação tem 200 carregadores para camiões. E onde fica?
Já existe uma estação de carregadores massiva para camiões elétricos. Dispõe de 200 prontos de carregamento projetados para que os camiões elétricos consigam carregar de forma simples e com espaço. Esta estação atinge potências de 500 kW a 1,44 MW. Mas como é que isto funciona?
Esta estação foi desenvolvida especificamente para camiões elétricos que pouco a pouco começam a povoar as estradas. Dos 200 carregadores que disponibiliza, 18 deles atingem a potência recorde de 1,44 MW. Há 72 que funcionam a 720 kW e mais de 100 a 500 kW
Por outro lado, a estação é compatível com a supercarga de 3,5 C que os camiões pesados têm. É isso que realmente permite aos condutores carregar durante cinco minutos e percorrer 100 km. Acima de tudo, esta estação é ecológica, pois gera aproximadamente 5000 kW/h de eletricidade verde por dia. Estima-se que, por ano, esta estação seja capaz de reduzir as emissões de carbono em cerca de 45 000 toneladas.

Contudo esta estação não se encontra em Portugal… nem sequer na Europa. Fica situada em Sichuan, na China, e trata-se de uma infraestrutura que foi inaugurada pela gigante Huawei. Quanto ao preço, embora não tenha sido confirmado, há rumores de que os condutores poderiam economizar mais de 18 000 euros por ano se carregarem nesta estação, o que representaria um aumento de 15% na eficiência operacional dos mesmos.
Embora na Europa não existam grandes iniciativas, os Estados Unidos já começaram a trabalhar para alcançar o gigante chinês. No estado da Califórnia foi aprovado um investimento de 94 milhões de dólares para construir mais de 500 pontos de carregamento para camiões elétricos ao longo dos principais corredores comerciais do estado. Na Europa, onde o transporte rodoviário é vital para o comércio, infraestruturas como esta poderiam ser elemento essencial para alcançar os objetivos de descarbonização.
bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4dComerciais
Volkswagen Veículos Comerciais acelera para a produção neutra em carbono
A Volkswagen Veículos Comerciais está a caminhar para uma produção 100% neutra em carbono até 2040, graças à utilização de eletricidade verde, energia solar e calor sustentável proveniente de biomassa nas suas fábricas.
A sustentabilidade tornou-se um objetivo estratégico para a indústria automóvel. A Volkswagen Veículos Comerciais está empenhada numa transformação real, concentrando-se na produção neutra em carbono em todas as suas fábricas até 2040. Energia limpa, tecnologias renováveis e colaborações regionais estão a abrir caminho.
Desde janeiro de 2025 que a fábrica de Hannover opera exclusivamente com eletricidade proveniente de fontes renováveis. As fábricas polacas em Poznań e Września já o faziam desde 2019. Esta transição energética é um dos principais motores para a redução das emissões e a conservação dos recursos.
Em setembro de 2024, a central de Września atingiu um marco significativo: começou a operar com energia solar no local, graças a uma instalação fotovoltaica com 31.000 módulos e uma capacidade de 18,3 megawatts. Este sistema cobre, em média, 25% da procura anual de eletricidade, estando já a ser planeadas novas expansões.
A estratégia de sustentabilidade da Volkswagen Veículos Comerciais não se limita a ações isoladas, mas é parte integrante da sua cultura empresarial. Steffen Reiche, membro do Conselho de Administração responsável pela Produção e Logística, explica:
“A sustentabilidade não é um objetivo a curto prazo, mas um compromisso contínuo. Com a energia verde, o nosso próprio sistema fotovoltaico e projetos como a central de biomassa em Hanover, evitaremos a emissão de mais de 100.000 toneladas de CO₂ este ano.”
Petra Schreiber, Diretora de Assuntos Públicos e Sustentabilidade, sublinha: “Procuramos um equilíbrio entre a responsabilidade ambiental, a solidez económica e o compromisso social. O nosso objetivo é claro: alcançar a produção neutra em carbono até 2040.”
Comerciais
Volvo e IKEA apostam em camiões elétricos para descarbonizar o transporte
A Volvo Trucks, a IKEA Supply Chain Operations, a GEODIS e a KLOG estão a implementar camiões elétricos em rotas de distribuição na Catalunha, avançando para o transporte com zero emissões e alinhando as suas estratégias com as metas de descarbonização para 2040.
A eletrificação de veículos pesados de mercadorias deixou de ser uma promessa futura e passou a ser uma realidade em curso. A Volvo Trucks, a IKEA Supply Chain Operations, a GEODIS e a KLOG reforçam o seu compromisso com a descarbonização dos transportes na Catalunha, incorporando camiões 100% elétricos em rotas logísticas estratégicas. Esta iniciativa marca um novo marco na transição para a mobilidade com zero emissões.
As quatro empresas uniram esforços num projeto conjunto que representa um passo concreto para um transporte mais limpo. No âmbito dessa colaboração: a GEODIS acrescenta três unidades Volvo FH 100% elétricas à sua frota operacional; a KLOG incorpora um camião trator Volvo FH elétrico, juntando-se à implementação.
Os camiões abastecem diariamente as lojas IKEA em Barcelona, reduzindo a pegada de carbono das operações de entrega do último quilómetro. Estas novas unidades elétricas operam em ambientes urbanos e suburbanos, otimizando a logística com zero emissões de gases de escape e reduzindo a poluição sonora.
Segundo Ewelina Taylor, Diretora Global de Transportes da IKEA Supply Chain Operations: “Ambicionamos um transporte com zero emissões, movido a energia 100% renovável, até 2040. Este projeto na Catalunha, em conjunto com a IKEA Retail Spain, inclui a instalação de pontos de carregamento elétrico no centro de distribuição e representa um passo fundamental na descarbonização dos nossos fluxos logísticos em Espanha.”
A estratégia da IKEA centra-se em liderar a mudança no setor da logística, utilizando a sua escala para acelerar soluções reais que combinem eficiência, sustentabilidade e responsabilidade social.
-
Motos2 semanas agoDois italianos batem recorde do Guiness numa Ducati Scrambler
-
Comerciais2 semanas agoIsuzu comemora 3 milhões de pick-up exportadas desde a Tailândia
-
Notícias2 semanas agoNovo Nissan Micra já tem preços
-
Notícias2 semanas agoNeste Natal, “agasalhe” o seu todo-o-terreno
-
Avaliações Usados1 semana agoSeat Leon (2020-…)
-
Curiosidades1 semana agoSem lugar de estacionamento? Põe-se o Ferrari na varada!
-
Comerciais5 dias agoVolvo e IKEA apostam em camiões elétricos para descarbonizar o transporte
-
Comerciais2 semanas agoFord e Renault estudam colaboração no âmbito dos veículos comerciais ligeiros
