Notícias
II Guerra Mundial no Museu do Caramulo

O Museu do Caramulo não pára de surpreender e inaugurou uma exposição única sobre a Segunda Guerra Mundial que comemora os 80 anos do final deste histórico conflito.
Apelidada de “Segunda Guerra Mundial ao Vivo e a Cores” esta exposição conta com cerca de trinta e seis veículos de diferentes origens, mas todos eles com um enorme significado em termos históricos, representando os vários participantes naquele que foi o maior conflito da historia da humanidade.
A exposição está patente em dois pavilhões, totalizando cerca de 1.500 m2 e conta com veículos blindados, transportes de tropas, camiões, ligeiros, motos, artilharia auto-propulsada e até um carro de combate Sherman norte americano. Além da importância histórica, alguns destes modelos são autênticas raridades com elevado interesse no universo das coleções de veículos militares a nível mundial.
Além dos veículos, o visitante poderá também encontrar vários objetos sobre a Segunda Guerra Mundial e até uma experiência imersiva de realidade virtual onde poderá saber mais sobre momentos marcantes do conflito.
Esta exposição está patente no Museu do Caramulo até ao dia 19 de outubro de 2025 e para ficar a saber um pouco mais aqui lhe deixamos um vídeo do próprio museu que conta como a exposição foi montada:
Notícias
Novo Renault Clio muda radicalmente

Aquela que será a sexta geração do Renault Clio apresenta uma estética radicalmente diferente dos seus antecessores, marcada por uma frente bem distinta e vem tentar manter o sucesso de vendas do atual modelo.
O nome Clio tem sido uma espécie de “cavalo de batalha” da Renault pois ao longo de todas as suas gerações sempre foi um modelo que liderou o seu segmento ou estava na luta por essa liderança. Agora nesta sexta geração a marca gaulesa aposta numa mudança bem marcada na estética do Clio e basta olhar para ele para percebermos que esteticamente as ligações com os seus antecessores são poucas ou nenhumas.
Tudo começa com uma frente com uma grelha marcada não só pelo seu formato como também pelo próprio padrão de losangos que replicam o próprio logótipo. O formato da grelha também define a forma do capot com linhas centrais bem vincadas. Na traseira destacam-se os conjuntos óticos que não são um só elemento, mas sim elementos separados.
No interior as linhas são modernas e estilizadas e a zona dianteira é dominada pelos dois ecrãs de 10,1 polegadas que estão juntos, sendo um para a instrumentação e o outro para informação e entretenimento. Espaçoso quanto baste, este novo Clio tem uma linha de cintura alta na zona dos bancos traseiros o que retira alguma luminosidade e sensação de espaço.
Esta geração do Clio não terá motorizações Diesel e surgirá com um motor a gasolina de três cilindros com 1.2 litros de cilindrada com 115 cv potência que na versão bi-fuel, gasolina e GPL, ascende aos 120 cv de potência. Além destas versões haverá também uma opção híbrida com um motor de 1.8 litros e um motor elétrico que lhe dão uma potência combinada de 159 cv.
A sua chegada ao mercado nacional está prevista para o início do próximo ano e estima-se que os seus preços deverão começar acima dos 22 mil euros, sendo que ainda não há dados concretos sobre isso da parte do construtor gaulês.




Notícias
O novo BMW iX3 é o primeiro “Neue Klasse”

Marcando uma mudança a vários níveis, o novo BMW iX3 nada tem a ver com qualquer modelo atual do construtor bávaro. É o primeiro “Neue Klasse”, ou seja, o primeiro de toda uma nova geração de modelos BMW que rompe com o que a marca tem feito até agora.
Acima de tudo estamos perante uma nova família de modelos onde o foco é cada vez mais eletrónico, do software dos sistemas e da conectividade e interação com os ocupantes do que propriamente “mecânico”. Este iX3 abre as portas desse novo mundo da BMW e começa logo por uma estética disruptiva com os anteriores modelos da marca com um duplo rim mais pequeno do que o habitual, mas bem destacado na grelha frontal que termina nas óticas em LED. A traseira é dominada por dois conjuntos óticos proeminentes. O interior é simples, moderno e dominado pelo ecrã central de 15″, pelo novo volante e também pelo sistema Panoramic iDrive que está posicionado na base do para-brisas, dando o mais variado tipo de informação.
Além desta “revolução” estética, o novo iX3 marca também uma mudança substancial na sua arquitetura que é agora baseada num sistema elétrico de 800 V com uma capacidade de carregamento de 400 kW que lhe permite que em apenas 10 minutos de carregamento ele ganhe cerca de 350 quilómetros de autonomia, mais coisa, menos coisa.
A versão apresentada, o BMW iX3 50 xDrive conta com dois motores elétricos, um em cada eixo que em conjunto lhe dão uma potência de 469 cv e um binário de 645 Nm. São alimentados por uma nova solução de baterias de capacidade líquida que lhe dão uma autonomia de 805 quilómetros. Em termos de prestações, esta versão atinge os 210 km/h e acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos.
Não havendo ainda valores definidos pela marca para esta versão, estima-se que custará mais de 70 mil euros, sendo que as primeiras unidades deverão começar a chegar ao mercado nacional a partir da primavera do próximo ano. Posteriormente o construtor alemão deverá lançar uma versão do iX3 menos potente e com um preço mais competitivo.




-
Notícias2 semanas ago
Alpine celebra 70 anos com um vídeo
-
Comerciais2 semanas ago
Túnel do Monte Branco fechado ao trânsito de setembro a dezembro de 2025
-
Notícias1 semana ago
Adamastor Furia ao vivo e a cores no Caramulo
-
Manutenção2 semanas ago
Poupe a sua caixa de velocidades manual
-
Notícias2 semanas ago
BYD quer superar os 3000 cv com o Yangwang U9
-
Comerciais1 semana ago
Esta estação tem 200 carregadores para camiões. E onde fica?
-
Curiosidades2 semanas ago
O filme sobre o fundador do Museu do Caramulo
-
Notícias1 semana ago
Bugatti Brouillard, exemplar único