Comerciais
Michelin lança novos pneus Works Z2 e X Works D2
Graças a inúmeras inovações, a nova gama MICHELIN X WORKS Z2, para eixo direcional, e X WORKS D2, para eixe motriz, oferece excelentes resultados em termos de poupança de combustível e de duração, se comprometer as outras prestações chave:

Redução das emissões de CO2: o seu novo desenho do piso permite reduzir a resistência ao rolamento, melhorar a tração, e reduzir o ruído. Para mais, é a primeira gama de pneus do segmento misto que obtém a etiqueta B, em eficiência e em consumo, no eixo direcional.
Maior duração: até 10% mais no eixo direcional, e 25% mais no eixo motriz, por comparação com a gama anterior. Alta robustez e recauchutabilidade: os escudos protetores na parte superior dos flancos conferem aos pneus uma maior robustez, o que permite alcançar uma taxa de recauchutibilidade em Michelin REMIX de 90%2.
Maior índice de carga, compatível com os veículos elétricos: o índice de carga é de 158/150, ou seja, permite 8,5 toneladas por eixo com uma montagem simples, para equipar os veículos elétricos, cada vez mais visíveis no segmento de recolhas de resíduos em ambiente urbano.

Ótimas tração e aderência durante toda a vida útil dos pneus: prestações quer o pneu seja novo, como quando está usado3. Preparado para a mobilidade no inverno com a certificação 3PMSF.
A 1 de junho de 2025, a Michelin inicia a comercialização das medidas 315/80 R 22.5 do X WORKS Z2, para eixo direcional, e 315/80 R 22.5 do X WORKS D2, para eixo motriz. A este lançamento seguir-se-ão as medidas 13 R 22.5 do X WORKS Z2, 13 R 22.5 do X WORKS D2, e 385/65 R 22,5 do X WORKS HL Z2, em setembro de 2025. Uma gama concebida para trajetos curtos, em estrada e fora dela, no segmento misto da construção e da recolha de resíduos.
Uma nova gama desenvolvida para otimizar a rentabilidade e promover a transição ecológica das frotas de veículos.

As frotas que operam nos sectores da construção e da gestão de resíduos devem superar desafios como o elevado custo do combustível, que representa até 30% dos custos, a norma da UE relativa a emissões de CO2, e a adaptação das operações aos requisitos ambientais.
.Ao mesmo tempo, minimizar o tempo de imobilização dos veículos é essencial para que um gestor de frotas mantenha a eficiência operacional, e garanta a satisfação dos clientes. O tempo de imobilização dos veículos é um problema importante, que afeta diretamente a rentabilidade a segurança dos empregados. Graças à sua duração, à sua robustez, e à sua baixa resistência ao rolamento, a nova gama X WORKS Z2/D2 ajuda a otimizar os custos operacionais das frotas, e a reduzir o seu impacto ambiental.
Comerciais
MAN Truck & Bus Portugal reorganiza liderança a partir de janeiro de 2026
A MAN Truck & Bus Portugal anunciou uma reorganização estratégica da sua estrutura de liderança, que entra em vigor a 1 de janeiro de 2026, com o objetivo de reforçar o crescimento sustentável, a inovação e a excelência operacional.
No âmbito destas mudanças, Afonso Guimarães, atual Diretor de Serviço a Cliente, é nomeado Center Lead MAN GBS Portugal, assumindo a liderança do novo centro de Global Business Services da MAN, um projeto internacional com base em Portugal. Ao longo dos últimos sete anos, destacou-se pela expansão da rede própria de oficinas, pelo crescimento do negócio de contratos de serviço e peças originais e pela coordenação de projetos estruturais na área de após-venda.

A Direção de Serviço a Cliente passa a ser assumida por João Cruz, até agora Diretor Comercial de Autocarros. Com quase 25 anos de experiência no setor dos veículos pesados, João Cruz traz um percurso sólido nas áreas de produto e vendas, ficando responsável pela gestão da rede de oficinas, negócio de peças e formação técnica, num contexto de crescente exigência tecnológica no após-venda.

Por sua vez, Daniel Soares, atual Truck & Van Retail Sales Manager, é nomeado Diretor Comercial de Autocarros, ficando responsável pela definição e execução da estratégia comercial das marcas MAN e Neoplan em Portugal. Com cerca de 20 anos de experiência no setor, o responsável assume o desafio de fortalecer o negócio de autocarros com uma abordagem transversal e alinhada com a evolução do mercado.

Segundo a empresa, estas alterações refletem a aposta no desenvolvimento de talento interno e na preparação da organização para os desafios de um setor em profunda transformação.
Comerciais
Renault Trucks cria corredor logístico 100% elétrico em França
A Renault Trucks, em parceria com o transportador Malherbe, implementou um corredor logístico totalmente elétrico em França, ligando Blainville-sur-Orne, Bourg-en-Bresse e Lyon, para o transporte de cabines, motores e eixos entre as suas unidades industriais.
O corredor opera segundo o princípio do just in time, assegurando o abastecimento contínuo das linhas de montagem. As cabines produzidas em Blainville-sur-Orne seguem para Bourg-en-Bresse, enquanto os motores e eixos fabricados em Lyon são enviados para Blainville-sur-Orne.
A operação é realizada com uma frota de 22 camiões elétricos Renault Trucks E-Tech T, distribuídos por dois circuitos logísticos, permitindo percursos diários superiores a 700 quilómetros através de um sistema de revezamento de veículos e condutores, sem paragens para carregamento durante o transporte.
Com este modelo, a marca estima evitar a emissão de cerca de 2.869 toneladas de CO₂ por ano, reforçando o seu compromisso com a descarbonização e com uma logística mais eficiente e sustentável.

-
Notícias1 semana agoRadares em dezembro
-
Comerciais2 semanas agoRenault Trucks lança novas versões elétricas do E-Tech T
-
Motos1 semana agoInspeções às motos não avançam na Europa
-
Notícias2 semanas agoJá foram fabricados 100 mil Renault 5 E-Tech Electric
-
Notícias1 semana agoJá pode saber se o seu carro tem algum “Recall” pendente
-
Manutenção2 semanas agoCuidado com o que come e bebe no Natal
-
Sem categoria1 semana agoA nova Gymkhana de Travis Pastrana arrasa na Austrália
-
Notícias3 dias agoMudanças no IUC afinal são só a partir de 2027
