Comerciais
Volvo Trucks inspira-se na indústria aeroespacial

A Volvo ganhou recentemente o Green Truck Award 2025 com o Volvo FH Aero, graças ao seu motor altamente eficiente e à nova cabina aerodinâmica do Aero. No entanto, este foi também o primeiro teste real da mais recente tecnologia da Volvo para combater a resistência do ar.
Estabilizadores de fluxo de ar na cabine, defletores de ar ampliados e carenagens do chassis modificadas são alterações discretas, mas poderosas, que fazem uma diferença real na aerodinâmica. Isto significa que a autonomia, o consumo de combustível e as emissões de carbono podem ser melhorados em até 2%, para além da eficiência já alcançada. Em concreto, o Volvo FH Aero com as melhorias aerodinâmicas pode oferecer uma eficiência de combustível até 7% superior à do Volvo FH normal que o substituiu.

As novas funcionalidades estarão agora disponíveis para os clientes que procuram o mais recente em termos de veículos pesados com baixo consumo de combustível, oferecido em várias combinações nos modelos de camiões Volvo FH, FH Aero e FM. Os benefícios dos novos recursos aplicam-se a todos os tipos de combustível: camiões elétricos, a gás e diesel.
“Todo o tempo gasto em simulações e no túnel de vento valeu a pena. Com estas novas mudanças na cabine, somamos ainda mais as grandes melhorias aerodinâmicas do ano passado, que beneficiarão os nossos clientes”, afirma Jan Hjelmgren, responsável pelo departamento de gestão de produtos da Volvo Trucks.
A introdução mais significativa são os estabilizadores de fluxo de ar da cabina, localizados nos cantos superiores desta, ao lado do pára-brisas. Usando um padrão cuidadosamente projetado que consiste em pequenas palhetas oblíquas, os estabilizadores controlam a forma como o ar flui em torno dos cantos da cabina.

“Temos pensado fora da caixa, usando uma técnica comummente aplicada em aviões, carros de Fórmula 1 e turbinas eólicas. Os cantos superiores da cabine são muito importantes para a aerodinâmica e, com o nosso novo sistema de monitorização por câmaras, fomos capazes de identificar novas possibilidades nesta área, utilizando pequenas palhetas para controlar o fluxo de ar em pequena escala, criando um efeito em grande escala. Estes ensinamentos também permitirão a introdução de mais conceitos aerodinâmicos no futuro”, afirma Anders Tenstam, Senior Technology Expert Aerodynamics da Volvo Trucks.
Enquanto os estabilizadores de fluxo de ar da cabine melhoram a aerodinâmica à frente da cabine do camião, também ajudam a criar melhores condições para duas atualizações adicionais: defletores de ar estendidos em 50 mm para reduzir o espaço entre a cabine e o reboque, e carenagens do chassis modificadas para criar um melhor alinhamento com o para-choques traseiro.
Estas três novas características complementam-se de acordo com o princípio 1+1 = 3, o que significa que o impacto positivo global é superior à soma dos benefícios individuais de cada componente.
O novo modelo FH Aero da Volvo é a prova do impacto que a aerodinâmica pode ter na melhoria da eficiência de combustível numa cabina de camião moderna. Graças a uma extensão da cabina de 24 cm e à introdução de várias modificações para reduzir o arrasto, o Volvo FH Aero proporciona melhorias significativas na economia de combustível em camiões pesados que operam em rotas de longo curso.
Comerciais
Stellantis põe travão ao hidrogénio

O hidrogénio continua a ser para muita gente o futuro da indústria automóvel. Contudo, todas as marcas que apostam nesta tecnologia têm tido dificuldades em fazê-la crescer, torná-la sustentável.
A Stellantis era precisamente um desses construtores e estava determinada em investir no hidrogénio. Convém lembrar que a Renault abandonou recentemente a mesma tecnologia, sendo que o foco dos dois construtores era nos veículos comerciais.
O conglomerado francês acabou por assumir que o investimento era grande, numa primeira fase, para colocar veículos à venda. Depois era necessário contornar a falta de infraestruturas de abastecimento que estão em falta um pouco por todo o mundo, por isso a tarefa seria hercúlea.

Assim, a Stellantis vai encerrar o programa de desenvolvimento e abandonar os planos de lançar veículos comerciais movidos a hidrogénio este ano. A produção deveria arrancar em 2025, mas tal não vai acontecer. O grupo queria ter oito furgões movidos a hidrogénio e tudo avançava no bom sentido, mas em 2025 concluiu que o melhor seria ficar por aqui.
bento4d bento4d bento4dComerciais
O mítico furgão da Mercedes-Benz comemora 30 anos

O Mercedes-Benz Vito está de parabéns. Completa 30 anos, foi lançado em 1995 e tem sido sinónimo de utilização perfeita, flexibilidade e novas tecnologias no segmento dos veículos comerciais.
Em 2018 passou a fazer parte da lista de veículos de trabalho que propõe uma alternativa elétrica na sua gama. O eVito utiliza a plataforma do Vito E-CELL de 2010.
Para quem não sabe, a primeira geração do Vito é a sucessora do MB 100, modelo de tração dianteira com motores Diesel e gasolina montados transversalmente.

Com uma altura da carroçaria de 1,89 metros, também é adequado para aceder a parques de estacionamento subterrâneos. A carga útil é de até uma tonelada e o volume de carga é de cerca de cinco metros cúbicos.
Em 1996, venceu o prémio de “Furgão do Ano” na Europa, seguido de uma renovação em 1999. Em 2003, foram vendidas cerca de 473 000 unidades, confirmando-se um sucesso de vendas. A segunda geração surgiu em 2003. O Vito oferecia então tração traseira ou tração integral, uma carga útil maior de até 1.295 kg e, pela primeira vez, uma versão com motor V6.

Com três comprimentos, duas alturas de teto e cinco opções de motor, a gama de variantes aumentou consideravelmente. Esta geração também recebeu o prémio «Furgão do Ano» em 2005 e, até 2014, foram produzidos quase 750 000 veículos. Em 2010, foi lançado o Vito E-CELL com um motor elétrico de 70 kW e uma autonomia de 130 quilómetros, fabricado em pequenas séries.
Em 2014, foi lançada a terceira geração com um novo design, equipamento mais abrangente e três tipos de tração: dianteira, traseira e total. O comprimento aumentou para um máximo de 5,37 metros e a carga útil para 1.369 quilogramas.

Em 2024, foi lançado o último restyling. As novidades incluem o sistema multimédia MBUX com funções de conectividade ampliadas, extras digitais e funções de segurança adicionais, como o assistente de travagem com função de cruzamento e o assistente ativo de manutenção da faixa. O interior incorpora uma nova consola central e a porta traseira elétrica EASY-PACK, enquanto no exterior foram adicionados faróis LED multihaz.
O equipamento de série foi ampliado e um motor híbrido a gasolina leve foi adicionado às opções de propulsão. Com preços a partir de 32.284,52 euros (IVA incluído) na Alemanha, o eVito custava a partir de 43.055,51 euros e oferecia uma autonomia de até 480 quilómetros de acordo com o ciclo WLTP.

Desde o seu lançamento, o Vito é produzido na fábrica da Mercedes-Benz em Vitoria-Gasteiz (Espanha). Com cerca de 4.800 funcionários e 373.000 m2 de área de produção, a fábrica é uma das mais importantes da Mercedes-Benz Vans em todo o mundo.
Além do Vito e do eVito, os modelos Classe V e EQV também saem da mesma linha de produção. A partir de 2026, a fábrica produzirá furgões sobre a nova plataforma VAN.EA.
bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d toto slot toto slot bento4d bento4d-
Notícias4 dias ago
Radares em agosto
-
Motos1 semana ago
Harley-Davidson vai apostar num modelo mais acessível
-
Comerciais2 semanas ago
Grupo Iveco foi comprado pela Tata Motors
-
Notícias2 semanas ago
Audi A6 está prestes a chegar e já tem preços
-
Notícias1 semana ago
BMW M3 Touring bate recorde de Nürburgring… outra vez
-
Notícias2 semanas ago
Chevrolet mostra como imagina o futuro Corvette
-
Notícias6 dias ago
Mercedes mostra grelha do novo GLC Electric
-
Notícias2 semanas ago
Marcas japonesas lideram ranking de fiabilidade