Comerciais
Volvo Trucks inspira-se na indústria aeroespacial

A Volvo ganhou recentemente o Green Truck Award 2025 com o Volvo FH Aero, graças ao seu motor altamente eficiente e à nova cabina aerodinâmica do Aero. No entanto, este foi também o primeiro teste real da mais recente tecnologia da Volvo para combater a resistência do ar.
Estabilizadores de fluxo de ar na cabine, defletores de ar ampliados e carenagens do chassis modificadas são alterações discretas, mas poderosas, que fazem uma diferença real na aerodinâmica. Isto significa que a autonomia, o consumo de combustível e as emissões de carbono podem ser melhorados em até 2%, para além da eficiência já alcançada. Em concreto, o Volvo FH Aero com as melhorias aerodinâmicas pode oferecer uma eficiência de combustível até 7% superior à do Volvo FH normal que o substituiu.

As novas funcionalidades estarão agora disponíveis para os clientes que procuram o mais recente em termos de veículos pesados com baixo consumo de combustível, oferecido em várias combinações nos modelos de camiões Volvo FH, FH Aero e FM. Os benefícios dos novos recursos aplicam-se a todos os tipos de combustível: camiões elétricos, a gás e diesel.
“Todo o tempo gasto em simulações e no túnel de vento valeu a pena. Com estas novas mudanças na cabine, somamos ainda mais as grandes melhorias aerodinâmicas do ano passado, que beneficiarão os nossos clientes”, afirma Jan Hjelmgren, responsável pelo departamento de gestão de produtos da Volvo Trucks.
A introdução mais significativa são os estabilizadores de fluxo de ar da cabina, localizados nos cantos superiores desta, ao lado do pára-brisas. Usando um padrão cuidadosamente projetado que consiste em pequenas palhetas oblíquas, os estabilizadores controlam a forma como o ar flui em torno dos cantos da cabina.

“Temos pensado fora da caixa, usando uma técnica comummente aplicada em aviões, carros de Fórmula 1 e turbinas eólicas. Os cantos superiores da cabine são muito importantes para a aerodinâmica e, com o nosso novo sistema de monitorização por câmaras, fomos capazes de identificar novas possibilidades nesta área, utilizando pequenas palhetas para controlar o fluxo de ar em pequena escala, criando um efeito em grande escala. Estes ensinamentos também permitirão a introdução de mais conceitos aerodinâmicos no futuro”, afirma Anders Tenstam, Senior Technology Expert Aerodynamics da Volvo Trucks.
Enquanto os estabilizadores de fluxo de ar da cabine melhoram a aerodinâmica à frente da cabine do camião, também ajudam a criar melhores condições para duas atualizações adicionais: defletores de ar estendidos em 50 mm para reduzir o espaço entre a cabine e o reboque, e carenagens do chassis modificadas para criar um melhor alinhamento com o para-choques traseiro.
Estas três novas características complementam-se de acordo com o princípio 1+1 = 3, o que significa que o impacto positivo global é superior à soma dos benefícios individuais de cada componente.
O novo modelo FH Aero da Volvo é a prova do impacto que a aerodinâmica pode ter na melhoria da eficiência de combustível numa cabina de camião moderna. Graças a uma extensão da cabina de 24 cm e à introdução de várias modificações para reduzir o arrasto, o Volvo FH Aero proporciona melhorias significativas na economia de combustível em camiões pesados que operam em rotas de longo curso.
Comerciais
Paccar Parts abre loja 150 da TRP na Dinamarca

Com a abertura da 150.ª.loja TRP na oficina universal Thybo Biler em Holstebro, Dinamarca, a PACCAR Parts reforçou ainda mais a sua presença em toda a Europa. A TRP é a marca própria da PACCAR Parts para peças pós-venda para todas as marcas de camiões, reboques e autocarros.
Lançada no início dos anos 90 com uma modesta seleção de peças suplentes, a rede de concessionários TRP oferece agora mais de 80 000 peças universais em 46 países em todo o mundo para todas as marcas de camiões e reboques. Isto permite aos operadores de transporte obter todas as peças necessárias para toda a sua frota num único local. A TRP também oferece manutenção e reparações personalizadas adaptadas a veículos e frotas de todas as marcas.
A Thybo Biler tem duas oficinas de camiões independentes em Holstebro e Thisted, no noroeste da Dinamarca. A nova loja TRP em Holstebro está situada estrategicamente ao lado da principal estrada Norte-Sul na Dinamarca. “Estamos muito entusiasmados por alargar os nossos serviços aos clientes, unindo forças com a TRP”, afirmou Henning Mikkelsen, proprietário da Thybo Biler. “A TRP ajuda-nos a expandir a nossa oferta com peças de alta qualidade e um serviço excecional, apoiando a nossa ambição de crescer ainda mais.”
“Estamos entusiasmados por celebrar a abertura da 150.ªloja TRP em parceria com a Thybo Biler”, afirmou Dick Leek, diretor-geral da PACCAR Parts Europe. “Este marco sublinha o nosso compromisso de fornecer serviços e produtos de alta qualidade aos nossos clientes através de uma rede em constante crescimento de lojas TRP centradas em assistência.
Comerciais
Isuzu mostra versão final da D-Max elétrica

A primeira Isuzu D-Max EV, apresentada ao público como protótipo no 45º Salão Internacional do Automóvel da Tailândia, em março do ano passado, começou agora a ser produzida em série.

O modelo de volante à esquerda, destinado à Europa, estará disponível nos principais mercados europeus no terceiro trimestre de 2025. Em Portugal, o modelo começará a ser comercializado depois do verão
O sistema 4WD permanente da D-Max EV, com e-Axles recém-desenvolvidos à frente e atrás, de forma a garantir bons desempenhos em terreno acidentado.

“Este sistema proporciona a aceleração linear caraterística dos EV, minimizando ao mesmo tempo o ruído e a vibração. A elevada capacidade de reboque e uma carga útil substancial são possíveis graças a motores elétricos potentes e a um design robusto do chassis e da carroçaria, que permitem que a D-Max EV apresente um desempenho equivalente ao dos modelos Diesel existentes”, afirma o construtor.

“Reconhecendo que os clientes utilizam as pick-up para um amplo conjunto de aplicações, a D-Max EV foi concebida para cumprir os requisitos de veículos comerciais e de passageiros, garantindo o desempenho robusto que se espera de uma viatura deste tipo”, aponta a marca nipónica.

A nova D-Max EV tem a capacidade de reboque da atual D-Max a gasóleo, com 3.500 kg. A capacidade de carga útil é ligeiramente inferior, com cerca de 1.010 kg, em comparação com os 1.200 kg da D-Max Diesel, provavelmente devido ao peso da bateria de 66,9 kWh que transporta.
Esta pick-up tem uma autonomia de 263 km na medição WLTP, registo que pode subir para 361 km em meio urbano.
-
Avaliações Usados2 semanas ago
Mini Countryman (2010-2016)
-
Motos4 dias ago
Miguel Oliveira merecia melhor regresso
-
Comerciais2 semanas ago
Flynt anuncia furgão elétrico com 500 km de autonomia
-
Notícias2 semanas ago
A Renault abriu as encomendas para o 5 Turbo 3E e já vendeu 500
-
Comerciais2 semanas ago
eActros 600 desafia recorde mundial do Guiness em marcha-atrás
-
Motos2 semanas ago
Miguel Oliveira está de regresso
-
Manutenção6 dias ago
Como limpar o carro da sujidade feita pelas crianças
-
Sem categoria1 semana ago
Ford Mustang GTD melhorou no “Inferno Verde”