Miguel Oliveira merecia melhor regresso – Motorguia
Connect with us

Motos

Miguel Oliveira merecia melhor regresso

Published

on

Depois da lesão que o afastou praticamente dois meses das pistas, o piloto português regressou à competição neste fim de semana na jornada gaulesa do campeonato de MotoGP.



Miguel Oliveira voltou aos comandos da sua Yamaha M1 no Grande Prémio de França no circuito de Le Mans e depois de ter qualificado apenas no 20º lugar da grelha já se antevia que o fim de semana não iria ser nada fácil para o piloto nacional. Na corrida Sprint ainda chegou a andar pelo 18º lugar, mas uma saída de pista colocou-o de novo em 20º, posição na qual terminaria, numa corrida ganha por Marc Marquez, seguido pelo seu irmão Alex e com Fermin Aldeguer a fechar o pódio.

Já na corrida de domingo as coisas foram diferentes. As condições meteorológicas complicaram muito a vida aos pilotos na decisão de saírem para a pista com pneus slicks ou de chuva. Isso ditou que após a volta de aquecimento todos os pilotos tenham ido trocar pneus slicks por pneus de chuva e ordenado de novo a grelha de partida (o que é permitido pelas regras). Mas depois houve ainda pilotos que trocaram pneus de novo e aí já ficaram sujeitos a cumprir uma penalização de duas volta longas. Isso explica o início atribulado com a classificação com Miguel Oliveira que partia em 20º lugar a chegar a andar pelo segundo lugar. Contudo o piloto de Almada ainda está longe da melhor forma física e assim que pilotos mais rápidos se aproximaram ele não lhes conseguiu fazer frente descendo para o sétimo lugar até que na 19ª volta uma queda ditou o seu abandono.

A corrida foi ganha pelo “piloto da casa” Johan Zarco na sua Honda, uma vitória que escapava há muito ao construtor nipónico. Logo atrás ficaram as Ducati de Marc Marquez e de Fermin Aldeguer. Com este resultado Marc Marquez mantém a liderança com 171 pontos sendo seguido pelo seu irmão Alex Marquez com 149. A próxima prova decorrerá entre os dias 23 e 25 de Maio no Reino Unido.

bento4d slot 4d bento4d

bento4d

bento4d

situs toto

bento4d

bento4d

situs slot resmi

toto slot

bento4d

slot gacor

bento4d

toto togel

slot gacor

bento4d

desa rintis

toto togel

bento4d

situs toto

jacktoto

bento4d

situs toto

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Motos

Nova Edição Especial da Suzuki Hayabusa

Published

on

A icónica hiperdesportiva Suzuki Hayabusa arranca 2026 com uma Edição Especial com todas as atualizações deste modelo e uma estética exclusiva que começa pela sua cor única.


Pintada com uma vistosa cor azul “Pearl Vigor Blue” com o nome Hayabusa em japonês bem evidenciado e uma tampa do banco traseiro condizente a “fechar” a silhueta. No topo do depósito está um símbolo alusiva a esta edição especial e as jantes têm pormenores no mesmo tom de azul da pintura. Contudo, esta “Special Edition” da mítica moto da Suzuki vai além dos elementos estéticos. Ela incorpora as últimas versões do Launch Control, do Power Mode Selector e do Smart Cruise Control. Além disso, conta com uma nova bateria de lítio mais leve e com um rendimento mais eficiente.

A marca de Hamamatsu não revelou o número de unidades que serão produzidas desta Hayabusa Special Edition, mas não serão muitas e para o nosso país não chegarão muitos modelos. No entanto já foi anunciado o preço para Portugal e este estará nos 20.499€.

Continue Reading

Manutenção Motos

Conselhos para andar de moto na neve

Published

on

No nosso país não é muito frequente que os motociclistas se deparem com invernos cheios de neve durante longos períodos de tempo por todo o território. Mas pode sempre acontecer que a certa altura tenha de andar em estradas com neve ou gelo e por isso aqui lhe deixamos alguns conselhos para que o faça com a maior segurança possível.


Em Portugal, salvo algum fenómeno climatérico raro, no inverno só encontramos neve nas estradas nas zonas mais altas do país e normalmente não é por períodos muito longos de tempo. Claro que andar de moto nestas alturas e em estradas com neve exige cuidados mais do que redobrados para garantir que a viagem decorre em segurança e sem sobressaltos. Conduzir nestas condições implica estar sujeito a um clima adverso e desconfortável e a uma redução significativa da aderência da moto ao asfalto entre outros potenciais riscos. Por isso, seguir alguns destes conselhos pode ajudá-lo a enfrentar a neve com outra segurança e confiança.

Equipamento

Obviamente que tudo começa pelo equipamento usado pelo motociclista. Além do óbvio capacete, convém usar o equipamento mais quente e impermeável possível, sejam as luvas, o blusão, as calças ou as botas. O frio pode facilmente reduzir a capacidade de reação do corpo e levar até a que o motociclista fique com algumas partes do corpo dormentes. Se ao frio acrescentarmos a humidade, então o efeito funesto do frio é multiplicado. Nunca é demais relembrar que convém que o equipamento tenha elementos refletores para que o motociclista seja bem visível para os demais utentes da via.

Preparar a moto

Também a moto deve ser “equipada” para andar em estradas com neve ou gelo e por isso o primeiro passo é verificar a pressão dos pneus pois o frio reduz a pressão dos mesmos e como tal deve ser acertada. Atenção que caso saiba que vai andar em neve com alguma altura então convém ter a maior superfície de contacto do pneu com a neve e nesse caso deve baixar a pressão dos pneus. Os próprios pneus devem ser trocados para pneus de inverno para melhora a aderência ou então se quiser continuar a usar os mesmos pneus, então estes devem ser equipados com correntes.

Foco total e suavidade

Uma vez na estrada o motociclista deve manter uma atenção permanente na condução com especial foco nas condições do piso. Analisar o asfalto e estar muito atento à presença de gelo, que por vezes é impercetível, é fundamental para conseguir antecipar dificuldades, obstáculos ou perigos e dar a resposta mais adequada e segura. Conduzir a moto com suavidade e sem qualquer reação brusca é outro factor muito importante para manter o controlo da moto. Travagens ou acelerações bruscas e mudanças repentinas de direção são meio caminho andado para perder o controlo da moto pois a aderência numa estrada com neve ou gelo é muitíssimo reduzida. Circular em mudanças mais altas do que o normal também vai ajudar a que o motor não suba demasiado as rotações e mantenha uma entrega suave de potência à roda.

Ler bem a estrada

Analisar a estrada constantemente e aproveitar o que ela nos oferece de melhor no preciso momento em que nela circulamos é um dos segredos para que a viagem corra bem. Por exemplo, numa estrada com neve aproveitar o sulco deixado por outros veículos que passaram anteriormente ou que seguem à nossa frente é uma boa maneira de tentar aproveitar uma zona que pode ter um pouco mais de aderência.

Escolha bem a altura da viagem

A melhor forma de não ter problemas com a neve no asfalto é não ir para a estrada nessas alturas, como é óbvio. Se puder, tente mudar a hora ou a data do seu trajeto e assim evite os riscos de segurança ou a fadiga causada por uma viagem nestas condições, até porque nalguns dias até pode deparar com estradas cortadas ao trânsito por causa da neve e assim comprometer toda a sua viagem. Se no entanto tiver de ir para a estrada por compromisso, necessidade ou só pela componente lúdica, então considere os conselhos anteriores para que tudo corre da forma mais segura.

Continue Reading

Ultimas do Fórum

  • por A4B5
    Sondagem não anónima, para efeitos de diversão e louros de clarividência política. Fecha às 12h de 8 de Fevereiro. Os que acertarem no intervalo...
  • por DV82
    Colegas, Vou começar a fazer cerca de 300km por dia, durante 1 ano. A ideia seria comprar um usado para levar esta talhada e depois vender. ...
  • por danger898
    Bom dia, Tenho em vista a importação de um VW Golf que foi, segundo o COC, construído em Abril de 2024 mas que nunca foi registado na UE. Pelo que...
  • por Mrodrigues
    ​​​​​​​​​​​​

Em aceleração