Manutenção Motos
Distrações que estragam o seu capacete

Alguns pequenos gestos ou hábitos podem danificar ou aumentar o desgaste do seu capacete reduzindo o seu conforto e até segurança. Para impedir que tal aconteça e para que mantenha o seu capacete nas melhores condições aqui lhe indicamos algumas distrações que convém evitar.
O capacete é um dos principais elementos de proteção para o motociclista. Além de ser legalmente obrigatório o seu uso, o capacete é um equipamento determinante na segurança de quem anda em duas rodas pois protege a sua cabeça em caso de queda. Por essa razão ele deve ser mantido nas melhores condições e evitar que pequenos gestos, hábitos ou distrações o danifiquem.
Cuidado como lhe pega
Para começar é importante pegar bem no capacete quando anda com ele na mão. A maioria dos fabricantes de capacetes fornece um saco de transporte para garantir que o capacete é transportado corretamente, sem danos, mas normalmente nenhum motociclista usa. Para começar não deve pegar num capacete pela viseira. É raro isso acontecer, mas pode suceder, só que ao fazê-lo está a pegar no elemento mais frágil do capacete o que pode causar danos nos encaixes laterais fazendo com que estes fiquem cada vez mais frouxos e consequentemente menos eficazes a manter a viseira aberta ou fechada. Outro erro, este mais comum, é transportar o capacete no braço. Isto irá fazer com que os elementos do forro do capacete comecem a ganhar deformações. As almofadas tendem a ficar cada vez mais largas o que vai prejudicar o ajuste do capacete à cabeça e fazer com que este se possa mexer causando desconforto, ou até ruídos aerodinâmicos ou vibrações em função da velocidade a que se circule.
Atenção à forma como deixa o capacete
Imagem recorrente numa moto é vê-la com o capacete do motociclista pendurado no retrovisor. Este é um hábito errado. Primeiro porque o peso do capacete colocado num ponto de contacto reduzido como é um retrovisor vai causar deformação no forro do capacete e um desgaste que com o tempo pode mesmo levar a que o tecido do forro se rompa, ganhando um buraco. Em segundo lugar um retrovisor está exposto a sujidade, insetos e todos os outros detritos a que está sujeita uma moto e ao colocar o capacete no retrovisor toda essa sujidade pode passar para o forro. Mesmo com todos os tratamentos que os fabricantes dão aos tecidos e forros das almofadas do interior do capacete (por muito anti-bacterianos que sejam, por exemplo) o contacto repetido com a sujidade do retrovisor pode contaminar e danificar o forro.
Deixe o capacete respirar
Quando for guardar o capacete depois de uma viagem tente que este fique num local seco e ventilado. Lembre-se que o contacto permanente com a cabeça faz com que o capacete absorva alguma transpiração e fique com o interior com mais humidade. Por essa razão convém que ele fique num local seco onde essa humidade possa evaporar bem. Para tal ser mais rápido deixe o capacete com a viseira aberta e virado ao contrário ou seja com a abertura para a cabeça virada para cima. Dessa forma facilita a circulação de ar pelo interior do capacete e ajuda a que este seque mais rapidamente. Claro que não deve deixar as luvas no interior do capacete. Este hábito também muito comum não ajuda nada a que o capacete respire e ainda piora a situação pois se o capacete está húmido de certeza que as luvas também estarão e só irão aumentar a humidade no capacete. Além disso, as luvas podem estar sujas e normalmente os velcros que fazem o ajuste da luva ao pulso têm tendência para se agarrarem ao tecido do forro do capacete o que também só vai ajudar a que este fique mais gasto e danificado.
Limpe o capacete corretamente
Tenha cuidado na forma como limpa o capacete e a viseira. Preste atenção aos produtos que usa pois estes podem ser demasiado abrasivos e danificar o capacete, o seu interior ou a viseira. Hoje em dia praticamente todos os fabricantes de capacetes utilizam forros laváveis que podem ser retirados e lavados, mas preste atenção às recomendações do fabricante quanto aos produtos a utilizar e prefira uma lavagem à mão. Para limpar a viseira utilize um pano de microfibras pois, apesar das viseiras já terem um tratamento anti-riscos, outros panos ou papéis podem causar alguns riscos. Se optar por lavar a viseira opte apenas por utilizar água já que alguns produtos de limpeza podem conter elementos abrasivos que irão danificar a superfície da viseira.
Manutenção Motos
Condução defensiva com a sua moto

Além do controlo da moto, andar em duas rodas exige do motociclista um conjunto de cuidados e capacidade de antecipação que são essenciais para que cada viagem, seja ela pequena ou grande, decorra sem contratempos. Para tal é determinante assumir uma condução defensiva na estrada.
A fragilidade de um motociclista no meio rodoviário é evidente, entre ele e um outro veículo ou o chão pouco mais existe do que o seu equipamento de proteção, por isso o que entre dois carros pode ser um “pequeno toque”, entre um carro e uma moto esse toque pode ter consequências sérias. Portanto é fundamental que quem anda de moto tenha uma postura defensiva aos comandos da sua máquina e por isso aqui lhe deixamos alguns conselhos.
Esteja bem física e mentalmente
Antes sequer de pegar na moto esteja seguro de que está fisicamente e psicologicamente bem. O cansaço, ou uma pequena lesão muscular por exemplo, podem causar um mau estar que lhe retira a atenção e a capacidade de reação necessária para dominar a moto e reagir atempadamente a algum imponderável. Estar mentalmente bem também é importante. Não convém andar de moto quando se está irritado, ou chateado, por exemplo. Isso pode fazer com que o motociclista esteja só a pensar nos problemas e não tenha a atenção necessária na estrada.
Atenção ao piso
Sempre que se faz à estrada é importante redobrar o foco em tudo o que o rodeia. As condições da estrada, buracos, óleo ou gasóleo derramado, objetos caídos, carris do elétrico, piso empedrado, sinalização horizontal que pode ser escorregadia em dias de chuva, entre outros. Estes elementos podem ser armadilhas caso não esteja atento e de um momento para o outro, sem dar por isso, pode perder o controlo da sua moto pelo embate num buraco ou uma perda de aderência por causa de óleo.
As condições climatéricas são outro fator a considerar. A chuva reduz a aderência e a visibilidade e no piso molhado por vezes uma poça que parece inofensiva pode esconder um buraco de grandes dimensões. Além da chuva lembre-se que por vezes com baixas temperaturas o gelo no asfalto pode ser quase impercetível, mas ele está lá.
Faça uma boa gestão das distâncias
Gerir a sua distância para os demais veículos é muito importante. Primeiro assegure-se que mantém uma boa distância de segurança para o veículo à sua frente. Desta forma tem mais espaço e tempo de reação o que lhe permite defender-se melhor de uma travagem brusca ou de uma reação inesperada por parte do outro condutor. Ter também consciência que visualmente uma moto tem uma assinatura menor e é menos percetível nos espelhos retrovisores de um carro, por exemplo, é também importante na sua gestão de uma ultrapassagem ou de perceber se está ou não a circular no ângulo morto do outro veículo.
Naturalmente que em dias de chuva todos estes cuidados com as distâncias devem ser redobrados pois a aderência da moto é menor, os movimentos devem ser menos bruscos (direção, travagem ou aceleração) e por isso, pelo menos, deve duplicar a distância de segurança com que circula em tempo seco.
Tenha sempre uma escapatória
Seja em cidade ou na estrada esteja sempre atento ao ambiente rodoviário que o rodeia e equacione uma trajetória de fuga caso algo corresse mal. Se houvesse uma travagem brusca, um furo ou um acidente, para onde teria de escapar com a sua moto. Teria tempo de travar? Se não tivesse, para que lado desviaria a moto. Qual seria a solução que lhe daria mais segurança? Tendo atenção a isto, o motociclista estará mais preparado e pronto a reagir.
Cuidado com os cruzamentos
Mesmo que estejam devidamente sinalizados e até com semáforos, o motociclista deve estar sempre extremamente atento a cruzamentos, ou bifurcações. Infelizmente, é comum que haja quem passe com o semáforo vermelho e considerando que, mesmo num arranque normal, uma moto rapidamente está no meio do cruzamento, o perigo de ser abalroado é muito grande. Além disso, voltamos novamente ao tema da menor visibilidade de uma moto pelas suas dimensões e silhueta. Lembre-se que os outros podem não estar a perceber a sua presença e “lançarem-se” no cruzamento ao mesmo tempo, tenha o motociclista prioridade ou não.
bento4d toto slot situs toto toto togel situs toto situs toto bento4d situs toto situs togel situs toto situs togel situs toto situs toto situs toto situs toto situs togel situs slot slot online situs slot situs slot bento4d situs toto bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d link slotManutenção Motos
As ferramentas úteis para a sua viagem de moto

Por muito que se planeie uma viagem de moto pode sempre haver contratempos que não estamos à espera e por vezes algumas ferramentas ou objetos simples podem fazer a diferença entre ficar “pendurado” na estrada ou seguir viagem.
É certo que o espaço disponível para levar bagagem numa moto não é muito e só com a recurso a malas ou a mochilas é que se consegue ganhar alguma capacidade para transportar mais algumas coisas, mas há um conjunto de ferramentas que podem ser muito úteis quando um motociclista parte em viagem. Por isso aqui lhe deixamos uma lista com algumas delas e o porquê de poderem ser muito úteis.
Estojo de ferramentas
Pelas razões óbvias é muito útil ter um estojo de ferramentas com uma chave de fendas, chave de porcas e afins, nunca se sabe quando terá de apertar uma peça mais solta na moto fruto da trepidação de uma viagem por exemplo.
Kit de primeiros socorros
Não querendo pensar no pior, um kit de primeiros socorros é importante pois até se tiver de fazer um simples arranjo na moto, pode ter um azar e cortar-se ou algo do género e ter a solução à mão de semear pode resolver logo a situação.
Impermeável
Um fato impermeável não é algo que ocupe demasiado espaço e nunca se sabe quando o clima muda de repente e pode ser a diferença entre chegar seco ao destino ou encharcado com o consequente risco de constipação e de estragar o resto da viagem.
Produtos de limpeza
Um pano de microfibras, uma pequena toalha, lenços, ou toalhetes são sempre uns bons ajudantes nas mais variadas situações, seja com a moto, seja com o motociclista. O pó, lama, suor ou até mosquitos são sempre elementos que não deixam em muito bom estado quem vai aos comandos da moto. Além disso estes panos ou toalhetes podem dar uma grande ajuda a limpar os mosquitos do capacete.
Cuidados pessoais
Um par de meias extra, protetor solar ou repelente de insetos são mais alguns elementos que não são volumosos e podem dar jeito. O sol não perdoa, os insetos também e manter uma boa higiene e saúde nos pés ajuda a manter o conforto do motociclista.
Kit de furo e cintas
Ter um kit de reparação de um furo no pneu é essencial para as grandes viagens. A moto não tem pneu suplente e por vezes basta um kit desta natureza para resolver a situação e não ficar parado na estrada. Se isso acontecer e não tiver solução, ter umas cintas pode ser útil pois poderá encontrar uma alma caridosa numa pick-up ou camião que o ajude a levar a moto até à povoação mais próxima. Levar um medidor de pressão também pode ser importante para aferir a pressão dos pneus.
Alimentação
Para que a viagem corra sempre bem e confortável do ponto de vista alimentar, leve também umas barras energéticas e como é óbvio uma generosa garrafa de água. Uma viagem longa pode desidratar, especialmente no verão e convém estar confortável para manter toda a atenção na estrada. Um sacos estilo “ziploc” também podem ser úteis não apenas para guardar o lixo sem sujar outras coisas na mala ou mochila como também para selar qualquer outra coisa que queira isolar da água da chuva, por exemplo.
bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d situs toto bento4d-
Curiosidades2 semanas ago
Ficar pendurado… literalmente
-
Motos1 semana ago
Miguel Oliveira regressou aos pontos
-
Avaliações Usados2 semanas ago
Fiat 500e (2020-…)
-
Notícias2 semanas ago
II Guerra Mundial no Museu do Caramulo
-
Notícias6 dias ago
Alpine celebra 70 anos com um vídeo
-
Notícias2 semanas ago
Barco com motor Porsche bate recorde
-
Comerciais2 semanas ago
Volkswagen Transporter ganha versão três novas opções
-
Notícias1 semana ago
BYD quer superar os 3000 cv com o Yangwang U9