Renault Trucks E-Tech T aumenta autonomia para 600 km em 2025 – Motorguia
Connect with us

Comerciais

Renault Trucks E-Tech T aumenta autonomia para 600 km em 2025

Published

on

A partir do segundo semestre de 2025, a Renault Trucks receberá pedidos para uma extensão de seu modelo Renault Trucks E-Tech T. Com uma autonomia de 600 km com uma única carga, este veículo abre novas perspetivas para a descarbonização do transporte de longo curso.



Com 30 milhões de quilómetros de utilização pelos transportadores, os camiões elétricos da Renault Trucks já pouparam 29.000 toneladas de emissões de CO₂. Com esta nova oferta, o fabricante francês está a ampliar ainda mais a sua gama de soluções de transporte sustentável para apoiar os seus clientes na transição energética.

O aumento da autonomia do Renault Trucks E-Tech T é conseguido através da integração de um novo componente, nomeadamente um eixo elétrico.
A tecnologia E-axle permite que todos os elementos do trem de força – motores elétricos e transmissão – sejam agrupados na parte traseira do veículo, libertando espaço entre as longarinas para acomodar baterias adicionais. A Renault Trucks E-Tech T equipada com eixo elétrico pode percorrer 600 km com uma única carga.

“O advento deste camião elétrico impulsionará a transição para a mobilidade elétrica”, explicou Emmanuel Duperray, vice-presidente sénior de eletromobilidade da Renault Trucks. “Acreditamos que um alcance de 600 km com uma única carga, combinado com o desenvolvimento de redes de infraestrutura de carregamento público até 2026 – em particular através da nossa joint venture Milence – nos permitirá alcançar a paridade operacional [com a tecnologia diesel] que os nossos clientes esperam.”

Concebido para o transporte de longo curso, este Renault Trucks E-Tech T com uma gama alargada irá melhorar a oferta elétrica do fabricante sem substituir as soluções atuais. A Renault Trucks continuará a oferecer uma vasta gama de autonomias, configurações e equipamentos adaptados a utilizações específicas. Para ajudar os transportadores a encontrar a solução ideal, a Renault Trucks também fornece ferramentas avançadas de simulação que permitem configurar cada camião elétrico de acordo com as suas necessidades específicas.

“Não estamos a procurar entrar numa corrida pela autonomia com uma única carga”, enfatizou Emmanuel Duperray. Baterias superdimensionadas penalizam a carga útil, aumentam os custos operacionais totais e aumentam a pegada ambiental. Em essência, um camião elétrico é mais caro do que um veículo a combustão. Precisamos repensar a logística de baixo carbono, ou seja, reconsiderar os padrões de transporte para otimizar o uso de veículos de transporte e, portanto, reduzir o custo por quilómetro.”

A Renault Trucks incentiva os seus clientes a ajustar o tamanho das baterias de acordo com as suas necessidades reais e presta apoio na otimização da solução, incluindo a estratégia de carregamento. “Esta abordagem já nos permite atingir uma quilometragem diária de mais de 700 quilómetros com a nossa produção em série Renault Trucks E Tech T.
As encomendas para este novo veículo serão abertas no segundo semestre de 2025, com a produção a cargo da fábrica de Bourg-en-Bresse, que monta as gamas elétricas topo de gama da marca desde o final de 2023.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

IVECO fornece dois camiões S-eWay Fuel-Cell à BMW

Published

on

A IVECO entregou hoje dois camiões pesados IVECO S-eWay Fuel Cell à BMW, um parceiro no projeto H2Haul.

Este projeto europeu, cofinanciado pela Clean Hydrogen Partnership, visa demonstrar a elevada fiabilidade dos camiões movidos a hidrogénio como uma solução viável de emissões zero para as necessidades de transporte da Europa, através de testes operacionais no terreno em múltiplas missões reais, em colaboração com vários fornecedores de hidrogénio e em diversos ecossistemas geográficos.
Este marco sublinha o empenho da IVECO em promover a mobilidade sustentável e em moldar o futuro da logística de emissões zero na Europa.

A entrega teve lugar durante um evento especial organizado pela BMW em Leipzig, o qual proporcionou uma compreensão da utilização holística do hidrogénio em toda a cadeia de valor da BMW, desde a logística até ao veículo final destinado ao transporte rodoviário de longo curso. Esta importante ocasião marcou também a abertura de duas estações de abastecimento de hidrogénio de última geração pela TEAL Mobility, em Leipzig e Hormersdorf, um avanço fundamental na criação da infraestrutura necessária para a logística e o transporte comercial a H2.

A pilha de combustível IVECO S-eWay tem uma autonomia de até 800 km, um tempo de reabastecimento rápido inferior a 20 minutos e pode acomodar 70 kg de H2 comprimido a 700 bar de pressão. Graças à sua elevada autonomia e capacidade de carga, prevê-se que possa ser um verdadeiro fator de mudança nas missões de longo curso sem emissões de escape. Os camiões irão transportar peças entre a Baviera (Nuremberga) e Leipzig (fábrica da BMW), apoiados por duas novas estações de reabastecimento de hidrogénio.

A participação da IVECO no projeto H2Haul faz parte da sua abordagem multi-energia à descarbonização, concentrando-se no desenvolvimento de vários grupos propulsores alternativos para proporcionar aos clientes a solução que melhor satisfaz as suas necessidades operacionais específicas, com o hidrogénio a representar um elemento-chave na descarbonização de missões difíceis de neutralizar.

Ao mesmo tempo que acompanha o progresso do panorama tecnológico e a evolução do quadro regulamentar, a marca continua a contribuir para o desenvolvimento do ecossistema do hidrogénio para aplicações em veículos pesados, estudando todas as tecnologias e arquiteturas de veículos potencialmente interessantes, como o protótipo IVECO S-Way com um motor de combustão interna a hidrogénio FPT Industrial XCURSOR de 13 litros, e o concept híbrido para veículos pesados com um sistema de extensão de autonomia a hidrogénio FPT Industrial CURSOR 9, ambos apresentados no IAA 2024.

Continue Reading

Comerciais

Farizon chega a Portugal com SuperVAN elétrico

Published

on

A Farizon, marca de veículos comerciais elétricos chineses, pertence ao extenso portefólio do Geely Holding Group e traz para o mercado nacional a vasta experiência e amplos recursos da Geely no setor automóvel, aliada à distribuição nacional a cargo da Salvador Caetano Auto. Liderando a revolução verde comercial através da inovação e conectividade inteligente, a Farizon é a marca chinesa número 1 de veículos comerciais movidos a novas energias, com uma quota de mercado interna superior a 20% e produção anual superior a 300 mil unidades, dividida por cinco fábricas, que produzem O dia 18 de fevereiro assinalou a entrada da marca Farizon em Portugal, num evento que contou com a presença de Mr.Cook Xue, General Manager da Farizon International, onde foi revelada à imprensa e vários convidados a Farizon SuperVAN, um veículo comercial elétrico com tecnologia e equipamento de vanguarda. Mr. Cook Xue, General Manager da Farizon International, afirmou: “A parceria com a Salvador Caetano Auto, a maior empresa privada de distribuição automóvel da Península Ibérica, é um marco importante para a Farizon Auto. O lançamento hoje em Portugal reforça a nossa estratégia para o mercado europeu dos veículos comerciais ligeiros onde queremos estabelecer-nos como um dos principais intervenientes”. Ricardo Lopes, Diretor Geral Caetano Automotive Portugal – Distribuição, afirmou: “A aliança estratégica com a Farizon Auto é uma demonstração do compromisso da Salvador Caetano Auto no que respeita à oferta de soluções de mobilidade sustentável em todas as vertentes, nomeadamente no mercado dos veículos comerciais ligeiros. A experiência do Geely Holding Group e o know-how do Grupo Salvador Caetano irão contribuir para a implementação e sucesso da Farizon em Portugal.” A marca estreia-se em Portugal com a Farizon SuperVAN, um comercial 100% elétrico, com autonomia de até 398 km (WLTP combinado), com potências entre os 170 kW (231 CV) e 200 kW (272 CV), capacidade de bateria entre os 49 e 106 kWh, comprimento entre 4,990 e 5,995 metros e até 1.480 Kg de carga útil. A Farizon SuperVAN está disponível em Portugal em seis distintas versões, com preço a partir de 39.592,68 euros (acresce IVA e despesas). A marca conta ter representação e presença em todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas da Madeira e Açores até ao final de 2025.
Continue Reading
Advertisement

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por danger898
    Bom dia malta, Na empresa estão a trocar a frota e tenho de escolher entre estas duas opções. Audi A3 vs Skoda Octavia (carrinha). Ambos...
  • por FordSempre
    Estou para comprar um SUV até 30000€, a oferta é tanta que confunde. O veículo pode ser a qualquer combustível, tem que ser bem equipado e...
  • por Pneucareca
    O Luca de Meo veio hoje confirmar uma nova geração do pequeno elétrico da Dacia para 2026 e desta feita com produção europeia. Render: ​
  • por paraquedista1
    Bom dia, comprei um OPCOM 1.99 mas não consigo instalar no Windows 11 se alguem tem este produto instalado poderia dar uma ajuda. Obrigada

Em aceleração

[plista widgetname=plista_widget_belowArticle]