FIAT Professional inicia a produção do E-Ducato na fábrica de Atessa – Motorguia
Connect with us

Comerciais

FIAT Professional inicia a produção do E-Ducato na fábrica de Atessa

Published

on

A FIAT Professional iniciou a produção do E-Ducato na fábrica de Atessa, em Itália, marcando um passo significativo no fabrico sustentável de veículos comerciais. O Fiat Ducato é o furgão grande da Stellantis mais vendido na Europa, com uma quota de mercado de 11,2% em 2024.



Na Europa, uma importante conquista traduz-se na forte presença do Ducato, o grande furgão mais vendido da Stellantis, com uma quota de mercado de 11,2%. Com o estatuto de veículo comercial mais vendido em Itália, é, há muito, o líder do mercado dos VCL, nomeadamente no segmento dos grandes furgões em Itália, mercado onde o modelo Ducato detém uma impressionante quota de mercado de 24%, solidificando ainda mais a sua posição de líder.

Já em França, o Ducato obtém um desempenho impressionante, ocupando o segundo lugar no seu segmento, sendo, também, o furgão de grandes dimensões mais vendido da Stellantis. Ocupa, também, outros lugares de pódio, sendo exemplos a Polónia, onde ocupa a segunda posição, e Espanha e Portugal, em ambos como o terceiro modelo mais vendido no seu segmento.

No que diz respeito ao segmento dos veículos recreativos, o Ducato é líder absoluto na Europa, registando um crescimento de 5 pontos percentuais na quota de mercado, comparativamente ao ano passado, e com 70% dos veículos recreativos a circular nas estradas europeias tendo um Ducato como base. Entre as suas conquistas, o Ducato foi galardoado com o prémio “Melhor Veículo Base para Autocaravanas” de 2024, atribuído pelos leitores da revista especializada alemã “Promobil”, uma honra que recebeu pelo décimo sexto ano consecutivo.

Com base no seu legado, o novo E-Ducato representa a jóia da coroa da inovação, oferecendo uma solução elétrica sem compromissos. Concebido inteiramente pela marca, inclui a nova bateria de segunda geração de 110 kWh, que assegura uma experiência de emissões zero, a melhor da sua classe, com uma impressionante autonomia de até 424 km no ciclo WLTP. Combinando uma avançada tecnologia elétrica com fiabilidade, desempenho e versatilidade de confiança do modelo Ducato, representa uma solução ecológica para as frotas de veículos comerciais.

Concebido para o atual panorama profissional, o E-Ducato apresenta uma impressionante autonomia de condução, opções de carregamento rápido e múltiplas configurações que o tornam adaptável a uma variedade de indústrias, desde a logística aos sectores de serviços e muito mais. Como a procura de veículos de emissões zero continua a crescer, o E-Ducato posiciona a FIAT Professional como líder na transição para a mobilidade elétrica no domínio comercial.

A unidade de produção de Atessa, criada em 1979 perto de Chieti, em Itália, como uma joint-venture entre a FIAT e a PSA-Peugeot Citroën, iniciou a sua atividade em 1981. Com mais de 1,2 milhões de metros quadrados, esta fábrica icónica é a maior e mais adaptável fábrica de veículos comerciais ligeiros da Europa, tendo uma capacidade de produção máxima diária de até 1.200 veículos. Presentemente, 80% da sua produção é exportada para 75 países, sublinhando a importância internacional da fábrica.
Dado que a maioria dos grandes furgões é aqui produzida, o arranque da produção do E-Ducato em Atessa representa um momento histórico para a unidade e reafirma o compromisso da FIAT Professional para com a produção italiana e com a transição ecológica.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

eActros 600 desafia recorde mundial do Guiness em marcha-atrás

Published

on

A Mercedes-Benz Trucks está a preparar uma ação ousada para voltar a entrar no Guinness World Records. Desta vez, o desafio consiste em unir inovação, destreza e sustentabilidade: percorrer a maior distância em marcha-atrás com um camião articulado.

O veículo selecionado para a tentativa de estabelecimento de um novo recorde mundial é o mais recente modelo da Mercedes-Benz, o eActros 600, um camião elétrico de longo curso que apresenta o potencial para revolucionar o setor de transportes.

A tentativa de estabelecer um novo recorde ocorrerá no dia 4 de junho, no circuito Motorsport Arena Oschersleben, localizado na Saxónia-Anhalt, na Alemanha. A missão da Mercedes-Benz Trucks é inequívoca: superar os 89 quilómetros percorridos em 2020 por um camião a gasóleo nos Estados Unidos, com o objetivo de conduzir mais de 100 quilómetros em marcha-atrás, colocando o eActros 600 na história.

A jornada não se esgota no circuito de pista fechada. Após estabelecer um novo recorde, o Mercedes-Benz eActros 600 será submetido a uma demonstração de habilidades excecionais e a uma visibilidade sem precedentes para a mobilidade elétrica. Nesse sentido, o veículo será desafiado a percorrer 30 quilómetros em marcha-atrás por estradas públicas. O destino final será o Daimler Truck Global Parts Center, em Halberstadt, na Alemanha, cuja inauguração oficial está agendada para 10 de julho do corrente ano. A partir de então, este centro será responsável pelas entregas globais de peças para os camiões da marca Mercedes-Benz.

Ao comando do eActros 600 estará Marco Hellgrewe, um veterano das Forças Armadas Alemãs e entusiasta pelos camiões. Hellgrewe é detentor de um lugar de destaque neste tipo de feitos pois foi ele quem estabeleceu o recorde anterior, em 2008, quando percorreu 64 quilómetros em marcha-atrás com um camião a gasóleo. Atualmente, o mesmo volta a desafiar os limites, desta vez com a tecnologia elétrica e o inovador Mercedes-Benz eActros 600.

Continue Reading

Comerciais

Flynt anuncia furgão elétrico com 500 km de autonomia

Published

on

A Stellantis e a Renault têm motivos para se preocupar. Líderes incontestáveis na Europa no setor de veículos utilitários elétricos, os dois construtores veem chegar um número crescente de concorrentes cada vez mais competitivos. É o caso da Flynt, uma marca chinesa que acaba de revelar o eLCV: um veículo comercial movido a eletricidade, com números impressionantes.

Não conhece a Flynt? É normal, pois trata-se de um fabricante que pode ser considerado «emergente» no cenário da mobilidade sustentável. A empresa chinesa deu que falar recentemente ao apresentar o seu primeiro veículo utilitário leve totalmente elétrico. Concebido desde o início para responder às necessidades dos profissionais europeus, é o resultado de uma colaboração com a MiracoMotor, uma filial do grupo chinês GAC. O furgão assenta numa plataforma elétrica dedicada, sem compromissos com modelos térmicos existentes.

Também concebido para utilização em ambientes urbanos, rurais e para entregas de última milha, o veículo apresenta características técnicas de alto nível para o seu segmento. De acordo com os primeiros dados técnicos revelados, ele vem equipado com uma bateria de iões de lítio NMC (níquel-manganês-cobalto) com capacidade de 100 kWh, que oferece até 500 km de autonomia de acordo com o ciclo WLTP, com um consumo médio de 20 kWh/100 km. Oferece uma capacidade de carga de até 1630 kg e um volume útil modulável entre 8,7 e 16,5 m³.

Equipada com uma arquitetura de 800 V – contra 400 V para toda a concorrência –, a carrinha beneficia de uma recarga CA até 22 kW e de recarga rápida CC até 220 kW, permitindo passar de 30 a 80% em 20 minutos. Esta tecnologia também permite funcionalidades como o vehicle-to-grid (V2G) e o vehicle-to-load (V2L). Todo o equipamento tecnológico já é compatível com a condução autónoma de nível 4, mas, tendo em conta a evolução da legislação na Europa, terá de se contentar com um nível 2 por enquanto.

A experiência a bordo pretende ser decididamente moderna, com instrumentação digital que inclui um ecrã central de 12,8 polegadas e um painel digital de 8,8 polegadas. A conectividade é assegurada pela compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto sem fios. O design privilegia a praticidade: acessos ergonómicos, posto de trabalho móvel e conectividade alargada. Em suma, as promessas são bastante aliciantes.

A Flynt desenvolveu este modelo em estreita colaboração com operadores europeus ativos na logística, construção e serviços. As especificações finais refletem as suas exigências, segundo a Flynt, nomeadamente baixo custo total de propriedade (TCO), manutenção reduzida, tempo de recarga curto e grande capacidade de carga. Embora o design seja europeu, a produção será assegurada na China.

Continue Reading
Advertisement

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração

[plista widgetname=plista_widget_belowArticle]