Comerciais
E.ON e MAN criam rede pública de carregamento para camiões elétricos
A E.ON e a MAN Truck & Bus estão a dar em conjunto um passo decisivo na expansão da infraestrutura de carregamento para veículos comerciais na Alemanha e na Europa. Como parte da sua nova cooperação, a empresa de energia e o fabricante de veículos comerciais vão estabelecer cerca de 170 locais com cerca de 400 estações para carregamento público de camiões elétricos em toda a Europa.

A E.ON e a MAN estão a investir nas novas estações de carregamento, que serão construídas ao longo da rede de serviços MAN existente e que, também, poderão carregar veículos comerciais de outros fabricantes.
Só na Alemanha estão previstos cerca de 125 locais. Isto criará a maior rede pública nacional de carregamento de veículos comerciais pesados no país até à data. Estão a ser construídos outros locais na Áustria, Reino Unido, Dinamarca, Itália, Polónia, República Checa e Hungria. “A Europa estabeleceu para si própria o objetivo de reduzir as emissões dos veículos comerciais pesados em 90% até 2040.
As novas instalações estarão localizadas em bases de serviço MAN estrategicamente selecionadas, principalmente em áreas industriais com grande volume de camiões ou perto de autoestradas. Isto significa que o carregamento público pode ser facilmente integrado nas operações diárias. O layout dos locais é especialmente projetado para carregar veículos comerciais elétricos: Isso inclui uma instalação de drive-through através da estação de recarga para que camiões e os autocarros não tenham que manobrar. Sempre que possível, as estações são instaladas em áreas separadas das operações de serviço da MAN – com entradas e saídas separadas para a área de carregamento – para garantir que sejam acessíveis ao público, independentemente da marca do veículo. Durante o dia, os motoristas também beneficiam da infraestrutura existente, como instalações sanitárias e salas de lazer.
Os locais serão construídos de forma modular. Como primeiro passo, cada local será equipado com várias estações de carregamento de 400 kW. Isso permitirá que um camião elétrico médio recarregue para um alcance de até 300 quilómetros em cerca de 45 minutos. Mais tarde, os locais serão atualizados para o sistema de carregamento de megawatts MCS.
Comerciais
Renault Trucks cria corredor logístico 100% elétrico em França
A Renault Trucks, em parceria com o transportador Malherbe, implementou um corredor logístico totalmente elétrico em França, ligando Blainville-sur-Orne, Bourg-en-Bresse e Lyon, para o transporte de cabines, motores e eixos entre as suas unidades industriais.
O corredor opera segundo o princípio do just in time, assegurando o abastecimento contínuo das linhas de montagem. As cabines produzidas em Blainville-sur-Orne seguem para Bourg-en-Bresse, enquanto os motores e eixos fabricados em Lyon são enviados para Blainville-sur-Orne.
A operação é realizada com uma frota de 22 camiões elétricos Renault Trucks E-Tech T, distribuídos por dois circuitos logísticos, permitindo percursos diários superiores a 700 quilómetros através de um sistema de revezamento de veículos e condutores, sem paragens para carregamento durante o transporte.
Com este modelo, a marca estima evitar a emissão de cerca de 2.869 toneladas de CO₂ por ano, reforçando o seu compromisso com a descarbonização e com uma logística mais eficiente e sustentável.

Comerciais
Renault 4 E-Tech aposta forte na versão van
A Renault apresentou a versão comercial do 4 E-Tech, uma variante pensada para uso profissional que privilegia a capacidade de carga em detrimento da lotação.
Para esse efeito, o modelo abdica da segunda fila de bancos, passando a disponibilizar 1.045 litros de volume útil, com capacidade para transportar mercadorias até 1,2 metros de comprimento, além de um compartimento de arrumação inferior adicional. A carga útil anunciada é de 375 kg.

Esta versão elétrica do 4 E-Tech foi desenvolvida segundo as especificações de veículo comercial ligeiro N1 pela Qstomize, subsidiária da Renault especializada em conversões, sendo produzida na mesma unidade de Maubeuge onde é fabricado o modelo de passageiros.
No mercado francês, o Renault 4 E-Tech comercial tem preços a partir de 29.300 euros (antes de impostos) na versão equipada com bateria de 40 kWh e motor de 120 CV (88 kW), que oferece uma autonomia de até 307 km. Está também prevista uma variante mais potente, com 150 CV (110 kW) e bateria de 52 kWh, capaz de atingir uma autonomia máxima de 409 km. Em ambas as versões, o carregamento rápido permite recuperar de 15 a 80% da bateria em cerca de 30 minutos.

-
Notícias1 semana agoRadares em dezembro
-
Notícias2 semanas agoFiat Topolino já tem preços e já pode ser encomendado
-
Comerciais2 semanas agoRenault Trucks lança novas versões elétricas do E-Tech T
-
Motos1 semana agoInspeções às motos não avançam na Europa
-
Notícias2 semanas agoJá foram fabricados 100 mil Renault 5 E-Tech Electric
-
Notícias1 semana agoJá pode saber se o seu carro tem algum “Recall” pendente
-
Manutenção2 semanas agoCuidado com o que come e bebe no Natal
-
Sem categoria7 dias agoA nova Gymkhana de Travis Pastrana arrasa na Austrália
