Comerciais
E.ON e MAN criam rede pública de carregamento para camiões elétricos
A E.ON e a MAN Truck & Bus estão a dar em conjunto um passo decisivo na expansão da infraestrutura de carregamento para veículos comerciais na Alemanha e na Europa. Como parte da sua nova cooperação, a empresa de energia e o fabricante de veículos comerciais vão estabelecer cerca de 170 locais com cerca de 400 estações para carregamento público de camiões elétricos em toda a Europa.

A E.ON e a MAN estão a investir nas novas estações de carregamento, que serão construídas ao longo da rede de serviços MAN existente e que, também, poderão carregar veículos comerciais de outros fabricantes.
Só na Alemanha estão previstos cerca de 125 locais. Isto criará a maior rede pública nacional de carregamento de veículos comerciais pesados no país até à data. Estão a ser construídos outros locais na Áustria, Reino Unido, Dinamarca, Itália, Polónia, República Checa e Hungria. “A Europa estabeleceu para si própria o objetivo de reduzir as emissões dos veículos comerciais pesados em 90% até 2040.
As novas instalações estarão localizadas em bases de serviço MAN estrategicamente selecionadas, principalmente em áreas industriais com grande volume de camiões ou perto de autoestradas. Isto significa que o carregamento público pode ser facilmente integrado nas operações diárias. O layout dos locais é especialmente projetado para carregar veículos comerciais elétricos: Isso inclui uma instalação de drive-through através da estação de recarga para que camiões e os autocarros não tenham que manobrar. Sempre que possível, as estações são instaladas em áreas separadas das operações de serviço da MAN – com entradas e saídas separadas para a área de carregamento – para garantir que sejam acessíveis ao público, independentemente da marca do veículo. Durante o dia, os motoristas também beneficiam da infraestrutura existente, como instalações sanitárias e salas de lazer.
Os locais serão construídos de forma modular. Como primeiro passo, cada local será equipado com várias estações de carregamento de 400 kW. Isso permitirá que um camião elétrico médio recarregue para um alcance de até 300 quilómetros em cerca de 45 minutos. Mais tarde, os locais serão atualizados para o sistema de carregamento de megawatts MCS.
Comerciais
Renault Trucks lança contratos de manutenção Start & Drive
A Nors passou a disponibilizar em Portugal os novos Contratos de Manutenção Start & Drive da Renault Trucks, uma solução que pretende aumentar a disponibilidade das frotas e garantir custos de manutenção controlados ao longo do ciclo de vida dos veículos.
A oferta recorre a tecnologia preditiva baseada em inteligência artificial, permitindo antecipar avarias e planear intervenções antes de surgirem problemas, reduzindo paragens inesperadas e melhorando a eficiência operacional.
Os contratos estão organizados em quatro níveis de cobertura, Reference, Reference+, Performance e Excellence, com valores mensais a partir de 93,51 euros, ajustados a diferentes necessidades de operação. A adesão está disponível para camiões novos ou com até seis meses de circulação, com preços que variam consoante o modelo e o perfil de utilização.
Os clientes contam ainda com o serviço Predict, que monitoriza os veículos em tempo real, e com um Gestor de Serviço dedicado, assegurando uma gestão mais eficiente da manutenção, suportada por peças originais e pela rede de técnicos da marca.
Comerciais
Mercedes-Benz eActros 600 completa com sucesso a eNordkapp Challenge
O Mercedes-Benz eActros 600 concluiu com sucesso a eNordkapp Challenge, percorrendo quase 8.000 quilómetros entre a Alemanha e o Cabo Norte, na Noruega, numa das provas mais exigentes para veículos 100% elétricos.

O camião enfrentou temperaturas até –41 ºC e circulou com uma massa total de 32,5 toneladas, confirmando a robustez da solução elétrica da marca alemã.
O desafio decorreu no Inverno, atravessando Alemanha, Dinamarca, Suécia e Noruega, e foi realizado com um eActros 600 de série, sem modificações técnicas para além de pneus adaptados a condições polares. O veículo é produzido desde o final de 2024 na fábrica de Wörth e já se encontra em operação junto de clientes.

Segundo os condutores Herbert e Silvia Salentinig, o eActros 600 revelou um funcionamento fiável mesmo em temperaturas inferiores a –20 ºC, sem registo de falhas relevantes no sistema de propulsão elétrica.
As principais dificuldades estiveram relacionadas com a infraestrutura de carregamento, nomeadamente cabos demasiado curtos, estações inoperacionais devido ao frio extremo e a necessidade de desatrelar o semi-reboque em alguns pontos de carga. Ainda assim, a prova demonstrou a viabilidade técnica da mobilidade eléctrica no transporte pesado de longa distância.

O eActros 600 está equipado com baterias de cerca de 600 kWh e oferece uma autonomia aproximada de 500 quilómetros com 40 toneladas de peso total, posicionando-se como uma referência no transporte de mercadorias com zero emissões locais.

-
Notícias2 semanas agoRadares em fevereiro
-
Notícias2 semanas agoO último “Velocidade Furiosa” estreia em 2028
-
Notícias2 semanas agoAs bases de dados do IMT já incluem os clássicos
-
Notícias6 dias agoChina bate recorde de vendas em 2025
-
Manutenção1 semana agoDetetar problemas no catalisador
-
Notícias1 semana agoThe Grand Tour vai voltar, mas com novas caras
-
Comerciais2 semanas agoHAVI estreia dois semirreboques elétricos com Vector eCool da Carrier
-
Notícias2 semanas agoRecorda-se da Ebro? Ela está de volta
