Notícias
Ford apresentou o novo Capri
Quem esperava que o nascimento do nome Capri significasse um novo coupé da Ford que recuperasse o legado associado a esse nome, enganou-se. O novo Capri alinha com as tendências atuais e é um SUV 100% elétrico.
Este novo Ford Capri de coupé só tem mesmo a silhueta que lá muito longe relembra traços do Capri original. Apesar de serem conceitos completamente distintos, a marca ainda pegou nalguns elementos estéticos do coupé lançado em finais dos anos sessenta e aplicou-os neste SUV. Como exemplo disso temos o formato das portas traseiras e a linha circular da moldura do vidro, o formato do capot afundado ao meio entre as óticas dianteiras, também elas inspiradas nos duplos faróis redondos do Capri original.
Desenvolvido com base no também elétrico Ford Explorer, este Capri estará disponível com duas soluções motrizes. Uma com um motor elétrico com 286 cv de potência, tração traseira, uma bateria de 77 kWh e uma autonomia de 627 quilómetros e outra de tração integral, dois motores elétricos que em conjunto debitam 340 cv, uma bateria de 79 kWh e uma autonomia de 592 quilómetros. Estas duas opções têm a velocidade máxima limitada a 180 km/h ao passo que a aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em 6,4 segundos no caso da versão de tração traseira e em 5,3 segundos no caso do Capri com tração integral.
Este novo Ford Capri terá dois níveis de equipamento, o base e o Premium e deverá começar a chegar ao mercado no início do próximo ano.




Notícias
Luce, o primeiro Ferrari 100% elétrico já foi revelado
O Ferrari Luce já foi apresentado ao mundo e, independentemente do seu sucesso comercial, o facto de ser o primeiro modelo totalmente elétrico da marca italiana já faz com que ele tenha o seu lugar na história do construtor de Maranello.
O novo Ferrari Luce chega e promete ser o centro de muitas conversas, primeiro porque é um Ferrari, depois porque é o primeiro 100% elétrico da marca e por fim porque rompe com tudo o que já vimos da marca italiana.
Apresentado em Roma, Itália, na Vela di Calatrava, o Ferrari Luce é um modelo com mais de cinco metros de comprimento que tem ares de Grande Turismo e tem uma lotação de cinco lugares, uma estreia nos modelos de Maranello. O seu desenho tem a assinatura da LoveFrom que é liderada por Sir Jony Ive e Marc Newson, sendo o primeiro o criador do primeiro iPhone quando era o responsável pelo design da Apple.
A Ferrari apostou em desenvolver os principais componentes do Luce “em casa”, com tecnologia e produção própria, de forma a manter a sua independência, exclusividade e controlo de qualidade e isso resultou no registo de mais de 60 patentes neste Luce. Equipado com quatro motores elétricos este Ferrari tem uma potência combinada de 1050 cv e um binário de 990 Nm. O sistema elétrico é de 800 V e a bateria tem 122 kWh de capacidade. Com uma autonomia de 530 quilómetros o Luce acelera dos 0 aos 100 km/h nuns balísticos 2,5 segundos e dos 0 aos 200 km/h em 6,8 segundos tendo uma velocidade máxima de 310 km/h. Estes números são o resultado não apenas da potência e binário da solução motriz, mas também do trabalho aerodinâmico que foi feito e da contenção do peso que, apesar de ser de 2260 kg, resulta da adoção de soluções e materiais que advêm da experiência em competição da Ferrari.
O Ferrari Luce deverá começar a ser comercializado no próximo ano de 2027 e além do “título” de primeiro elétrico da Ferrari, ele também tem outro “título”… o de Ferrari de produção mais caro de sempre pois o seu preço deverá começar nos 550 mil euros.





Notícias
Nova plataforma da Stellantis dará para mais de 30 modelos
O grupo Stellantis revelou que irá ter uma nova plataforma denominada STLA One que virá substituir cinco plataformas já existentes e permitirá produzir 30 modelos das várias marcas que compõem o grupo.
Esta nova plataforma STLA One será lançada em 2027 e destina-se a modelos dos segmentos B, C e D. A modularidade do seu design permitirá ao grupo conseguir uma maior eficiência de custos, na ordem dos 20%, e servirá para mais de 30 modelos diferentes. O grupo estima que até 2035 serão utilizadas 2 milhões destas novas plataforma.
A STLA One vai ser a primeira que foi desenvolvida já para incorporar tecnologias tecnologia steer-by-wire, STLA Brain e STLA SmartCockpit e integra-se no plano da Stellantis para até 2030 ter metade do seu volume de vendas baseado apenas em três plataformas globais diferentes e que permitam uma reutilização de componentes na ordem dos 70%.
-
Motos2 semanas agoExposição de motos no Teatro Capitólio
-
Notícias2 semanas agoNovo Honda Prelude chega no verão e já tem preço
-
Notícias2 semanas agoEuropa vai apertar com emissões dos travões
-
Notícias2 semanas agoAudi recriou o Auto Union Lucca de 1935
-
Comerciais2 semanas agoMercedes-Benz Trucks celebra 30 anos do Actros e 130 anos de história nos camiões
-
Comerciais2 semanas agoScania anuncia motor Super 11L para transporte de passageiros
-
Notícias1 semana agoJaguar já tem nome para o seu novo modelo
-
Notícias1 semana agoAudi revela o interior do novo Q9


