DAF comemora 75 anos de produção de camiões – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

DAF comemora 75 anos de produção de camiões

Published

on

A DAF Trucks celebra o seu 75º aniversário do fabrico de camiões, distinguindo-se pela inovação, tecnologias avançadas e design inteligente.




Estes princípios fundamentais conduziram à criação da Nova Geração de camiões DAF, que se tornou uma referência em termos de eficiência, segurança e conforto do condutor.

As origens da DAF
Fundada em 1928 em Eindhoven, a empresa, inicialmente conhecida como “a fábrica de máquinas Van Doorne”, começou a construir a sua reputação com o fabrico de reboques e semirreboques na década de 30. A inovação de utilizar chassis soldados, em vez de rebitados, tornou os seus veículos mais leves e mais bem sucedidos, tornando-se a Aanhangwagenfabriek de Van Doorne, abreviada como DAF.


O primeiro camião e a expansão

Em 1949, a DAF lançou o seu primeiro camião, o A30 de 3 toneladas, seguido do A50 e do A60. Estes modelos rapidamente se tornaram conhecidos no mercado nacional e, posteriormente, expandiram-se para uma gama mais vasta de veículos, incluindo camiões de lixo, camiões basculantes e veículos militares. A produção das suas próprias cabinas e motores diesel estabeleceu a DAF como pioneira na indústria.

Transporte internacional e o lendário 2600

Em 1957, a DAF introduziu o modelo DO, concebido para o transporte internacional. No entanto, foi o DAF 2600, na década de 1960, que revolucionou o sector com a sua cabina quadrada, espaço de habitabilidade maximizado e segurança melhorada. Com espaço para camas e excelente visibilidade, o 2600 tornou-se a “mãe do transporte internacional”


Inovações e avanços

Em 1970, a DAF lançou as séries F1600 – F2200 com cabina basculante, facilitando a manutenção e melhorando o espaço de trabalho do condutor. O modelo 2800 de 1973, com duas camas e grande conforto, destacou-se nas longas distâncias. A DAF também foi pioneira na utilização do turbo intercooler para melhorar a potência e a eficiência do combustível.

Cabina Super Space e sustentabilidade

Na década de 1980, o DAF 95 introduziu a Space Cab e a Super Space Cab, redefinindo o conforto do condutor. A DAF manteve-se na vanguarda da sustentabilidade com a introdução do LF Hybrid em 2010 e do DAF CF Electric em 2018, tornando-se o primeiro fabricante europeu a oferecer um camião totalmente elétrico.

A próxima geração DAF e o futuro

Em 2021, a DAF lançou a sua Nova Geração de camiões, incluindo os modelos XF, XG e XG+, concebidos em conformidade com os novos regulamentos da UE relativos a pesos e dimensões. Estes modelos oferecem mais espaço, eficiência e segurança e foram galardoados com o prémio “Camião Internacional do Ano” por duas vezes consecutivas.

Os modelos XD e XF Electric oferecem uma autonomia sem emissões até 500 quilómetros e são fabricados numa nova linha de produção em Eindhoven. A DAF também apresentou o DAF XB para distribuição urbana, fabricado na Grã-Bretanha.

Preparado para o futuro

A DAF continua a inovar com o desenvolvimento de motores a hidrogénio com emissões zero e tecnologias de células de combustível ultra-limpas. Com uma presença global e uma produção recorde de 69.800 camiões na Europa no ano passado, a DAF continua a ser um líder na indústria dos transportes.

Orgulho e legado


“Hub e Wim van Doorne ficariam orgulhosos ao ver como os seus produtos evoluíram”, afirma Harald Seidel, Presidente da DAF Trucks. “Os nossos camiões continuam a ser originais da DAF: inovadores, de alta qualidade e concebidos para máxima eficiência, conforto e segurança. Estamos orgulhosos do nosso passado, presente e futuro

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Duo trailers já podem circular em Espanha com algumas restrições

Published

on

A DGT, o IMT espanhol, autorizou a circulação em Espanha de camiões de reboque duplo que são maiores do que se possa imaginar.



Estes reboques podem ter até 32 metros de comprimento. E a Direção-Geral de Tráfego (DGT) já legalizou a sua circulação nas estradas espanholas, pelo que é possível que este verão se veja a circular ao lado destes reboques duplos.
Em 2015, entrou em vigor a alteração ao Anexo IX do Regulamento Geral de Veículos (RGV), que permite a circulação de combinações de veículos em configuração euro-modular (EMS) até 25,25 metros de comprimento e 60 toneladas de peso. Agora, a DGT acrescentou um novo tipo de veículo ao SGA: a dupla de reboques.

Assim, parece estar encontrada a solução para a falta de camionistas para preencher todos os postos de trabalho vagos no transporte de mercadorias: o mega-reboque. Veículos capazes de transportar até o dobro da carga de um reboque normal graças às suas enormes dimensões e com menos poluição.
A Revista de Trânsito e Segurança Rodoviária da DGT refere que um camião-reboque deste tipo é um veículo com mais de seis linhas de eixo com dois semirreboques unidos por um dolly (um tipo de semirreboque que permite a união de dois reboques e tem um chassis, um ou dois eixos com suspensão pneumática e sistema de travagem). Além disso, os eixos motores devem ter suspensão pneumática ou equivalente.

O trator deste mega-reboque tem uma potência mínima de 5 kW por tonelada de massa máxima carregada do conjunto e de 6 kW se for circular em troços inclinados, segundo a DGT.
Este tipo de camião-reboque necessita de uma autorização especial para poder circular numa determinada via, devendo o processo ser solicitado à Direção Geral de Viação (DGT).
“Estas autorizações só são válidas no território de gestão de tráfego da DGT, que é todo o território espanhol, exceto o País Basco, a Catalunha e Navarra”, explica María Anuncia Ocampo, responsável pela Área de Autorizações Especiais de Tráfego da Subdireção Geral de Operações e Mobilidade da DGT.
Assim, se um camião de mega-reboque quiser circular nas estradas do País Basco, da Catalunha ou de Navarra , terá de obter um relatório favorável por parte destas regiões.

No entanto, as autorizações atualmente concedidas pela DGT apenas permitem que estes camiões com reboque circulem durante 25 km em estradas convencionais entre a saída/entrada de uma autoestrada/rodovia e o local de carga e descarga.
Além disso, estes reboques duplos não podem circular em estradas convencionais onde não exista uma visibilidade de 150 metros à frente e atrás ou quando for ativado um alerta meteorológico de vento pela AEMET (Agência Estatal de Meteorologia).
E outra regra determina que, ao trafegar em pistas simples, os mega reboques não podem ultrapassar veículos que trafegam a mais de 45 km/h.

Continuar a ler

Comerciais

Honda lança N-VAN um mini-EV furgão para o mercado japonês

Published

on

A Honda Motor Co., Ltd. (Honda) irá iniciar já em outubro as vendas no Japão de um novo mini-EV, o N-VAN e:, um mini veículo elétrico destinado a uso comercial.



Utiliza a base do popular e versátil modelo movido a combustão e que acrescenta caraterísticas user-friendly exclusivas de veículos elétricos, bem como oferece o mesmo espaço de carga e uma ampla abertura do lado do passageiro para facilitar cargas e descargas.
Com o N-VAN e:, a Honda conseguiu alcançar uma autonomia prática suficiente e o espaço de carga necessário para uma utilização comercial, através da adoção de uma bateria de grande capacidade, redução da dimensão da unidade que agregar os módulos elétricos e minimização do espaço ocupado por componentes, ao centralizar a disposição dos mesmos.


Para além de uma autonomia de 245 km com um único carregamento em modo WLTC, suficiente para um serviço de entregas, a comodidade de cliente foi sempre levada em consideração, sendo que o N-VAN e: apresenta um tempo de carregamento de aproximadamente 4,5 horas para o carregamento normal – 6,0 kW de potência – e de aproximadamente 30 minutos para o carregamento rápido – 50 kW de potência. Além disso, o sistema de arrefecimento e de aquecimento da bateria inibe a degradação do desempenho da bateria causada pelas temperaturas altas ou baixas, contribuindo para um menor tempo de carregamento e uma maior autonomia, especialmente durante o inverno.

Diferentes especificações do N-VAN e:

e:L4: O N-VAN e:L4 é uma especificação de quatro lugares que pode ser utilizada para uma ampla gama de finalidades comerciais e privadas. Com a bateria montada na parte inferior do veículo, foi alcançado um espaço de carga tão grande quanto o da N-VAN a gasolina. Outras características incluem um LCD de 7” capaz de exibir uma variedade de informações, e opções de cores exteriores em dois tons que aumentam a escolha do cliente. e:FUN: Desenvolvido com base no e:L4.


o e:FUN apresenta um estilo que combina bem com os hobbies e atividades de lazer dos clientes. O interior é de cor bege claro, e estão também disponíveis ariações de cor exterior em dois tons para o e:FUN. Para além dos faróis LED, o e:FUN vem com caraterísticas adicionais, como capacidade de carregamento rápido como equipamento de série. e:G:


O e:G foi desenvolvido na procura da funcionalidade, exclusivamente para utilizações comerciais. Este modelo tem apenas um lugar, partindo do princípio que será utilizado apenas por um condutor. O painel de instrumentos do lado do passageiro tem uma forma que permite o encaixe de objetos compridos. Em relação ao N-VAN a gasolina, o comprimento do interior foi aumentado em 95mm e altura do chão foi reduzida em 120mm em relação ao e:L4 e ao e:FUN, ao eliminar o banco do passageiro. Estas alterações dimensionais melhoraram a facilidade de utilização para fins comerciais.

e:L2: O e:L2 apresenta uma configuração de bancos dianteiros/traseiros corridos, conhecido como tandem. O espaço vazio sem bancos e a grande abertura do lado do passageiro realçam o valor herdado do N-VAN, facilitando a entrada e saída do veículo, bem como as cargas e descargas.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por mrtins839l
    Boas, estou a tentar trocar o filtro do gasóleo, já o fiz 1x, tive imensa dificuldade em desconectar estes fios. Estou exatamente na mesma...
  • por Zedobone
    Boa tarde; Tinha uma empregada doméstica, com contrato, a trabalhar em casa, pois tenho um familiar idoso acamado que necessita de apoio constante....
  • por Mrodrigues
    ​​
  • por strecht
    {"data-align":"none","data-size":"full","height":"787","width":"1280","src":"https:\/\/www.autopareri.com\/uploads\/monthly_2024_07\/first-look-at-the...

Em aceleração