Notícias
Adamastor Furia, o superdesportivo português

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto foi o local escolhido para a apresentação oficial daquele que é o primeiro superdesportivo português, desenvolvido e fabricado no nosso país, o Adamastor Furia.
Depois de algumas imagens “teaser” reveladas há algum tempo atrás, chegou finalmente a hora de ver as reais linhas do Adamastor e também de conhecer o seu “nome de guerra”: Furia.
As suas linhas não enganam e percebe-se que foi “desenhado pelo vento”, com a aerodinâmica a dominar todo o desenvolvimento. O Furia tem um chassis monocoque em fibra de carbono e uma carroçaria com 4,56 metros de comprimento, 2,21 de largura e 1,09 de altura.
O seu coração é um motor desenvolvido pela Ford Performance e trata-se de um V6 com 3,5 litros de cilindrada, capaz de debitar 650 cv de potência e 571 Nm de binário. O Furia consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos e dos 0 aos 200 km/h em 10,2. A sua velocidade máxima é superior aos 300 km/h e para travar esta máquina o Furia conta com travões de disco de seis êmbolos com 378 mm na frente e de quatro êmbolos com 356 mm atrás. Haverão duas versões deste Adamastor, uma de estrada denominada Road e outra para circuito com o nome Race.
Este projeto português é liderado por Ricardo Quintas e o Adamastor será produzido numa fábrica em Perafita, Matosinhos a uma cadência de 25 unidades por ano, sendo que cada modelo lançado pela marca portuguesa não deverá exceder as 60 unidades, o que posiciona a Adamastor no nicho das marcas de superdesportivos de baixa produção, o que aumenta a sua exclusividade.
Exclusivo é também o seu preço. Estima-se que cada Adamastor Furia venha a custar qualquer coisa como 1,6 milhões de euros aos quais acrescem os impostos.



Notícias
Mercedes vai reduzir emissões através do alumínio

A luta pela redução das emissões poluentes na produção automóvel é grande e leva os construtores a recorrerem a diversos tipos de soluções. A Mercedes-Benz vai apostar na utilização de alumínio baixo em carbono.
Numa parceria com a companhia norueguesa Norsk Hydro a Mercedes está a desenvolver em conjunto um alumínio baixo em carbono que é produzido com energias renováveis e que tem cerca de 25% de sucata de alumínio na sua composição, por exemplo. Este alumínio “verde” está a ser utilizado na produção do novo Mercedes CLA elétrico e representa uma redução de 40% de emissões de CO2.
Esta opção mais sustentável tem custos pois o alumínio baixo em carbono é mais caro do que o aço, mas para o vice-presidente de compras e qualidade de fornecedores da marca alemã, Gunnar Guthenke a “sustentabilidade e produtos desejáveis, como os que produzimos, andam de mãos dadas”.
Notícias
Ford Transit entra no Guinness

A Ford Transit está a celebrar os seus 60 anos de existência e nada melhor para assinalar esse feito do que registar um recorde no afamado Livro de Recordes do Guinness.
A iniciativa para bater o recorde de maior caravana de furgões partiu da Ford no Reino Unido, onde a Transit sempre dominou o mercado dos furgões desde que foi lançada em agosto de 1965. A marca convidou os proprietários da Transit e estes reponderam à chamada, reunindo um total de 201 modelos de todas as épocas e versões que se reuniram no Centro Técnico da marca, em Dunton, no Essex.
Deste centro técnico partiram num passeio de cerca de 50 quilómetros até ao Transit Festival que decorreu no Chelmsford City Racecourse e onde Carl Saville do “Guinness Book of Records” entregou o certificado do recorde de “maior caravana de furgões”.
Até hoje já foram produzidos em todo o mundo cerca de 13 milhões de modelos da Ford Transit e ela continua aí para “trabalhar e durar”.
bento4d bento4d-
Comerciais2 semanas ago
China prepara entrada no mercado europeu dos camiões elétricos
-
Curiosidades5 dias ago
O “manifesto do não” da Hispano Suiza
-
Notícias2 semanas ago
A Lancia vai voltar aos ralis
-
Motos6 dias ago
Miguel Oliveira vai para a BMW no WorldSBK
-
Notícias2 semanas ago
Yangwang U9 Extreme é o mais veloz do mundo
-
Notícias2 semanas ago
Kia mostrou o K4, o sucessor do Ceed
-
Notícias2 semanas ago
O primeiro AUDI só para a China já é um sucesso
-
Motos2 semanas ago
Honda “Mia” portuguesa ganha a prata no Honda Customs 2025