Comerciais
Fábrica DAF Trucks Vlaanderen na Bélgica foi nomeada “Fábrica do Futuro”
A fábrica DAF Trucks Vlaanderen (Bélgica) recebeu o prémio de “Fábrica do Futuro”. Este prestigioso prémio reconhece o impressionante desenvolvimento da fábrica belga de cabinas e eixos da DAF em Westerlo para uma fábrica tecnologicamente avançada, que se encontra entre as mais modernas do seu género no mundo.

A federação belga para a tecnologia Agoria atribui anualmente certificados de “Fábrica do Futuro” a um número selecionado de instalações de produção pioneiras e sustentáveis na Bélgica. A Agoria representa mais de 2000 empresas e 320 000 trabalhadores da indústria tecnológica e metalúrgica na Flandres, na Valónia e na região de Bruxelas. O seu objetivo é estimular a inovação para reforçar o poder da indústria belga.
“A DAF Trucks Vlaanderen é um excelente exemplo de uma ‘Fábrica do Futuro’”, afirma Jolyce Demely, diretora-geral da Agoria na Flandres. “A nossa indústria tecnológica só pode competir internacionalmente se continuar a inovar fortemente. Temos de continuar a encorajar e a apoiar este processo. É a melhor forma de aumentar a nossa produtividade e de nos mantermos na linha da frente da corrida digital e ecológica que a indústria europeia está a atravessar! Esta deve ser também a tónica absoluta da política industrial flamenga.”
Para a DAF Trucks, o reconhecimento é um verdadeiro testemunho da transição significativa à qual a fábrica foi submetida na preparação para a produção de uma série completa de veículos de nova geração.

“Em primeiro lugar, esta distinção é um verdadeiro reconhecimento da equipa”, afirmou Stijn Van Eyken, diretor-geral da DAF Trucks Vlaanderen. “Juntos, desenvolvemos e realizámos uma fábrica de cabinas totalmente nova, incluindo uma oficina de pintura ecológica, uma fábrica de carroçarias em branco altamente robotizada e uma nova linha de acabamento interior, que disponibiliza uma ergonomia excecional aos nossos colegas.”
Van Eyken acrescentou: “Além disso, a fábrica de eixos foi completamente redesenhada para oferecer igualmente ótimas condições de trabalho, a par da mais elevada qualidade. Estou certo de que a nova geração de camiões DAF XD, XF, XG e XG+ foi galardoada com o prémio ‘Camião Internacional do Ano’ em 2022 e 2023 também graças às excelentes cabinas e eixos fabricados em Westerlo. A atribuição do prémio ‘Fábrica do Futuro’ ilustra mais uma vez o sucesso que a indústria de fabrico de alta tecnologia pode ter na Bélgica.”
O certificado foi entregue a Stijn Van Eyken pelo ministro-presidente da Flandres, Jan Jambon.
Comerciais
Renault Trucks cria corredor logístico 100% elétrico em França
A Renault Trucks, em parceria com o transportador Malherbe, implementou um corredor logístico totalmente elétrico em França, ligando Blainville-sur-Orne, Bourg-en-Bresse e Lyon, para o transporte de cabines, motores e eixos entre as suas unidades industriais.
O corredor opera segundo o princípio do just in time, assegurando o abastecimento contínuo das linhas de montagem. As cabines produzidas em Blainville-sur-Orne seguem para Bourg-en-Bresse, enquanto os motores e eixos fabricados em Lyon são enviados para Blainville-sur-Orne.
A operação é realizada com uma frota de 22 camiões elétricos Renault Trucks E-Tech T, distribuídos por dois circuitos logísticos, permitindo percursos diários superiores a 700 quilómetros através de um sistema de revezamento de veículos e condutores, sem paragens para carregamento durante o transporte.
Com este modelo, a marca estima evitar a emissão de cerca de 2.869 toneladas de CO₂ por ano, reforçando o seu compromisso com a descarbonização e com uma logística mais eficiente e sustentável.

Comerciais
Renault 4 E-Tech aposta forte na versão van
A Renault apresentou a versão comercial do 4 E-Tech, uma variante pensada para uso profissional que privilegia a capacidade de carga em detrimento da lotação.
Para esse efeito, o modelo abdica da segunda fila de bancos, passando a disponibilizar 1.045 litros de volume útil, com capacidade para transportar mercadorias até 1,2 metros de comprimento, além de um compartimento de arrumação inferior adicional. A carga útil anunciada é de 375 kg.

Esta versão elétrica do 4 E-Tech foi desenvolvida segundo as especificações de veículo comercial ligeiro N1 pela Qstomize, subsidiária da Renault especializada em conversões, sendo produzida na mesma unidade de Maubeuge onde é fabricado o modelo de passageiros.
No mercado francês, o Renault 4 E-Tech comercial tem preços a partir de 29.300 euros (antes de impostos) na versão equipada com bateria de 40 kWh e motor de 120 CV (88 kW), que oferece uma autonomia de até 307 km. Está também prevista uma variante mais potente, com 150 CV (110 kW) e bateria de 52 kWh, capaz de atingir uma autonomia máxima de 409 km. Em ambas as versões, o carregamento rápido permite recuperar de 15 a 80% da bateria em cerca de 30 minutos.

-
Notícias1 semana agoRadares em dezembro
-
Notícias2 semanas agoFiat Topolino já tem preços e já pode ser encomendado
-
Comerciais2 semanas agoRenault Trucks lança novas versões elétricas do E-Tech T
-
Motos1 semana agoInspeções às motos não avançam na Europa
-
Comerciais2 semanas agoFord E-Transit Custom recebe tração integral e nova bateria para maior autonomia
-
Notícias2 semanas agoJá foram fabricados 100 mil Renault 5 E-Tech Electric
-
Notícias2 semanas agoFalta de comandos manuais vai ser considerada pela EuroNCAP
-
Manutenção2 semanas agoCuidado com o que come e bebe no Natal
