Comerciais
Volvo Trucks mostra renovada gama FH

A nova gama FH da Volvo Trucks, apresentada hoje, passa a incliur uma versão Aero, versão essa que passa a contar com uma cabina maior com melhor aerodinâmica e que vai estar disponível com distintas motorizações e combustíveis.

O novo FH Aero tem toda a parte dianteira da cabina avançada 24 cm, aproveitando a nova legislação em matéria de pesos de de dimensões, que permite melhorar a aerodinâmica de forma generosa. Assim, é possível alcançar uma redução de 5% no consumo de combustível e uma melhor estabilidade de condução em condições de vento.

Tal como a restante gama, o FH Aero vai estar disponível tanto com motores Diesel e biocombustíveis, como numa versão 100% elétrica. Para além disso, o FH16 passa a contar com um motor de 780 CV, transformando-se no camião mais potente à venda no mercado europeu.
Ao mesmo tempo que lança este FH Aero, a Volvo Trucks introduz um novo e avançado Camera Monitor System que contribui em grande medida para pra reforçar a segurança e a aerodinâmica. Esta nova solução, que substitui os retrovisores tradicionais, amplia o campo de visão do condutor, melhorando a segurança ao redor do veículo.

O sistema de câmaras tem um impacto positivo na visibilidade do condutor em condições de chuva e de escuridão, mas também com a luz solar direta e ao conduzir em túneis. Quando se conduz com reboque, o sistema de câmara tem uma função panorâmica automática, até quando o reboque vira.
As novas versões contam com tecnologia I-See da Volvo que foi sendo aperfeiçoada para poupar energia e emissões de CO2, utilizando um mapa topográfico com base na nuvem para otimizar a condução e poder conduzir mais tempo em modo de programador de velocidade, com o que se pode poupar em energia e desfrutar de uma condução mais relaxada, com travões atualizados com discos de travão de baixa fricção patenteados pela marca que melhoram a capacidade de travagem e reduzem o consumo de energia e as emissões, um sistema de infotainment de utilização fácil e atualizado que pode ser personalizado de acordo com as necessidade visuais.

Comerciais
Novo motor Ecotorq GEN2 para os renovados Ford F-MAX e F-LINE

A Ford Trucks está mais forte no mercado dos camiões pesados com o motor Ecotorq GEN2 de 12,7 litros, que cumpre as normas de emissões EU6 e é compatível com 70% da sua gama de veículos.
O motor Ecotorq GEN2 foi desenvolvido em consonância com os modelos F-LINE e F-MAX. Foi testado em diferentes condições climatéricas e de estrada, tendo sido projetado para obter um desempenho superior e maior durabilidade em comparação com a geração anterior.

A Ford Trucks garante que o Ecotorq GEN2 consome até 11,3% menos combustível do que o modelo anterior (Ecotorq GEN1.5), o que significa mais eficiência e economia, sem comprometer o desempenho.
Além disso, o motor Ecotorq GEN2 é compatível com combustíveis mais ecológicos, como o HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado), permitindo uma condução mais sustentável e económica. Para avaliar com eficácia, a Ford Trucks fez mais de 25 mil horas de testes e percorreu mais de 1,5 milhões de quilómetros em oito países, comprovando-o em condições difíceis e garantindo que correspondesse às expectativas mais exigentes.

O motor Ecotorq GEN2 não é a única novidade. A série F-MAX foi melhorada e tem uma cabine otimizada para reduzir a resistência ao ar, novos pneus e sistemas de câmaras nos espelhos retrovisores, que maximizam a eficiência do combustível.
O sistema de transmissão foi melhorado, com mudanças mais baixas e uma caixa de velocidades com overdrive, que permite que o motor funcione com menos rotações quando o veículo circula em marcha mais elevada permitindo maior eficiencia do motor
Comerciais
PACCAR Parts tem painéis solares para tejadilhos do reboque e da cabina

A PACCAR Parts apresenta os painéis solares ultrafinos e flexíveis que podem ser instalados em quase todas as cabinas, reboques e carroçarias.

As células carregam continuamente a bateria com energia solar. Os painéis leves permitem poupar combustível, diminuir as emissões de CO2 e reduzir a degradação do alternador e da bateria.
Os painéis solares da PACCAR Parts estão disponíveis em dois tamanhos. A versão mais pequena tem apenas 3 milímetros de espessura, mede 110×30 centímetros, pesa apenas 700 g e utiliza 16 células para fornecer 55 WP. A versão maior tem o dobro do tamanho, pesa 1,3 kg e tem 32 células que fornecem 110 WP. Os painéis autocolantes são suficientemente flexíveis para acompanhar as curvas de um tejadilho ou spoiler, o que facilita a instalação. A energia gerada é alimentada através de um conversor (incluído) diretamente para a bateria, onde é armazenada ou utilizada imediatamente na cabina.
É possível instalar 1 painel solar grande e 1 pequeno em quase todos os tejadilhos da cabina. Em muito casos, também é possível instalar mais. Os reboques e carroçarias com uma superfície superior rígida e fixa podem acomodar vários painéis.
Os painéis garantem que o condutor raramente precisa de ligar o motor (por vezes, não tem de ligar de todo) quando utiliza acessórios enquanto o camião está estacionado. Isto poupa combustível, reduz as emissões de CO2 e limita a degradação do alternador e da bateria. Obviamente, a disponibilidade de luz do dia e a quantidade de eletricidade utilizada na cabina determinam a rapidez com que o investimento pode ser recuperado
-
Notícias2 semanas ago
Depois do Fiesta a Ford também vai pôr fim ao Focus
-
Comerciais2 semanas ago
Volvo Trucks regista um em cada cinco camiões na Europa
-
Notícias2 semanas ago
Citroën C3 foi eleito Carro do Ano 2025 em Portugal
-
Comerciais2 semanas ago
IVECO e Ford Trucks assinam acordo para nova cabina de camião
-
Notícias2 semanas ago
Novo Volvo ES90 revelado e já tem preços
-
Notícias1 semana ago
Jaguar Type 00 “desfilou” em Paris
-
Manutenção1 semana ago
Dicas para conduzir em estradas de montanha
-
Notícias2 semanas ago
O Volkswagen elétrico mais acessível vai ser fabricado na Autoeuropa