Motos
Miguel Oliveira desiste no Japão
Fim de semana complicado para Miguel Oliveira no circuito de Motegi, no Japão, que terminaria com a desistência do piloto português na corrida de domingo.
Nas sessões de qualificação, Miguel Oliveira não foi feliz, conseguindo apenas o 16º lugar na grelha de partida. Adivinhavam-se corridas trabalhosas e desta vez as coisas não correram de feição. Na Sprint Race de sábado o piloto de Almada não conseguiu mais do que o 14º lugar, ficando de fora dos pontos, mas na corrida de domingo, pouco antes da partida, a chuva apareceu e com ela melhoraram as hipóteses de Miguel Oliveira conquistar um bom resultado.
E as coisas começaram bem com o piloto da CryptoDATA RNF a fazer um excelente arranque que o colocou logo na 8ª posição. Após a primeira volta muitos pilotos foram à boxe trocar para as respetivas motos equipadas com pneus de chuva e no regresso Miguel Oliveira desceu para o 11º lugar.
Volta após volta foi ganhando ritmo e chegou até ao 4º lugar, mais uma vez ao alcance do pódio. Mas, o português foi perdendo ritmo, foi perdendo posições e acabou por abandonar na 12ª volta. Segundo consta, o capacete estava a deixar entrar água, tornando a visibilidade impossível para Miguel Oliveira.
A corrida foi entretanto interrompida na 12ª volta por causa das condições climatéricas e ainda houve um recomeço com Miguel a arrancar do 18º lugar, mas após a volta de aquecimento chegou-se à conclusão que não havia condições para continuar e a corrida foi dada como terminada com a vitória a ir para Jorge Martín com a sua Ducati, com Francesco Bagnaia em segundo, também em Ducati, e Marc Marquez da Honda em terceiro.
Desta forma Jorge Martín aproxima-se da liderança do campeonato e está agora a penas a três pontos de Francesco Bagnaia que segue na frente com 219 pontos. Miguel Oliveira não pontuou e está na 13ª posição com 69 pontos.
Segue-se agora o Grande Prémio da Indonésia entre 13 e 15 de outubro, num circuito onde Miguel Oliveira já foi muito feliz, vencendo na estreia deste circuito no MotoGP.
Motos
FIM vai inaugurar “museu das campeãs”
A Federação Internacional de Motociclismo vai inaugurar oficialmente ao público no próximo dia 18 um museu onde só estão máquinas campeãs de motociclismo, um espaço que promete ser um local de romaria para todos os apaixonados pelas duas rodas.
Dá pelo nome de FIM Racing Motorcycle Museum e está situado nos arredores de Genebra, na Suíça, num edifício que foi no passado a sede da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). Neste museu foram reunidas apenas motos que foram campeãs nas várias modalidades do motociclismo e falamos de verdadeiras campeãs, não réplicas. Estas motos foram mesmo conduzidas por campeões e estão repletas de história, vitórias e emoções de várias épocas marcantes do motociclismo mundial.
Neste museu das motos de competição podemos acompanhar a evolução histórica e também técnica ao longo dos tempos. Por exemplo encontramos a vencedora do primeiro Campeonato Mundial de 500cc que se disputou em 1949 e que foi ganho pela AJS Porcupine de Leslie Graham, ou a Honda RC166 de 1967 de Mike Hailwood até às vencedoras das temporadas de 2025 de MotoGP, WSBK, Rally-Raid, EnduroGP ou MXGP, TrialGP e Speedway GP. Todas as grandes categorias de desporto motorizado estão representadas num museu com uma coleção de mais de 40 motos distribuídas por nove espaços temáticos, 49 exposições, um arquivo da FIM e muita memorabilia.
De acordo com Jorge Viegas, o Presidente da FIM, o “Museu de Motociclismo de Competição da FIM é realmente uma coleção notável e passear entre as peças em exposição é como fazer uma viagem pela ilustre história das corridas de motociclismo, desde os seus primórdios até aos dias atuais. Muito mais do que apenas uma exibição de máquinas clássicas, o Racing Motorcycle Museum oferece aos visitantes uma visão valiosa e interativa da herança do desporto que todos amamos, ajudando a desenvolver uma melhor compreensão das emoções e inovações envolvidas”.
Motos
As novas cores de Miguel Oliveira
A nova equipa de Miguel Oliveira já revelou as cores da sua BMW M 1000 RR para a próxima temporada do WSBK, o novo desafio na carreira do piloto de Almada.
A nova equipa de Miguel Oliveira, a ROKiT BMW Motorrad já mostrou a decoração das motos do piloto português e do seu companheiro de equipa, o italiano Danilo Petrucci. As BMW M 1000 RR ostentam uma cor branca predominante, mas o azul e o vermelho também estão presentes reforçando a ligação ao vasto historial de competição da marca bávara.
Além da moto, ficámos também a conhecer o novo capacete Nolan X-804 RS Ultra Carbon de Miguel Oliveira com uma decoração em tons de azul. Já com as cores da moto, do fato e do capacete tal como o veremos em pista, o “Falcão” comentou que está “definitivamente entusiasmado. Não sei bem o que esperar. Sei que vai ser um desafio duro e muito competitivo em toda a grelha. Por isso, o meu objetivo é estar à altura desse desafio e estar o mais preparado possível para lutar pelas posições de topo e tornar a minha adaptação o mais rápida possível, especialmente para me divertir e animar a equipa durante as corridas.”
O Campeonato Mundial de Superbikes começa na Austrália, no circuito de Philip Island no próximo dia 22 de fevereiro e será então que poderemos ver como Miguel Oliveira irá enfrentar este WSBK.


-
Notícias2 semanas agoRadares em fevereiro
-
Notícias2 semanas agoO último “Velocidade Furiosa” estreia em 2028
-
Notícias2 semanas agoAs bases de dados do IMT já incluem os clássicos
-
Notícias5 dias agoChina bate recorde de vendas em 2025
-
Notícias2 semanas agoBMW tem um novo símbolo para toda a gama
-
Manutenção1 semana agoDetetar problemas no catalisador
-
Comerciais2 semanas agoHAVI estreia dois semirreboques elétricos com Vector eCool da Carrier
-
Notícias6 dias agoThe Grand Tour vai voltar, mas com novas caras

