Comerciais
DAF mostra geração de camiões XB que substituem anteriores LF

A DAF Trucks acaba de anunciar a chegada de uma nova gama de camiões que dá pelo nome de XB e que se vai posicionar na base da gama da marca dos Países Baixos.

São veículos de distribuição entre as 7,5 e as 19 toneladas, que chegam ao mercado com versões a combustão e elétricas. No que diz respeito às versões elétricas, o novo DAF XB Electric adapta-se à distribuição sustentável em zonas urbanas e regionais.

Para além das versões de 16 e de 19 toneladas, vai existir uma versão de 12 toneladas com rodas de 17,5″ e um só degrau. As distâncias entre eixos começam nos 4,2 m.
Este novo DAF XB vai começar a ser produzido no último trimestre de 2023, pelo que as primeiras unidades vão chegar entre o final do ano e o início do próximo.
Para animar esta nova gama, a marca apostou num motor elétrico de 120 ou de 190 kW de potência nominal em função da especificação, e num binário nominal de 950 e de 1850 Nm respetivamente. A componente elétrica completa-se com baterias de alta densidade de fosfato de ferro-lítio (LFP) sem cobalto de magnésio com um conteúdo de energia bruta de 141 a 282 kWh que possibilitam percorrer mais de 280 km de forma silenciosa e sem emissões.
Para o carregamento, conta com um sistema de carregamento combinado que permite carregar o camião através daa rede elétrica normal ou através de carga rápida da baterias (650 V de CC, 150 kW) de 20 a 80% entre 40 e 70 minutos.
Em conjunto com as especificações elétricas, o novo DAF XB está disponível com motores térmicos PACCAR PX-5 de 4,5 litros e 4 cilindros, e PACCAR PX-7 de 6,5 litros e 6 cilindros com potências de 170 a 310 CV.
Os XB com motores PX-5 e PX-7 serão propostos em combinação com uma transmissão PowerLine totalmente automática de 8 velocidades, para além de transmissões manuais de 6 e 9 velocidades. As caixa de velocidades Allison automáticas podem ser solicitadas para aplicações especiais.

Comerciais
Nissan eletrifica inaugura estação de carregamento para camiões

A Nissan inaugurou uma estação de carregamento de camiões elétricos que poderá poupar 1500 toneladas de CO2 por ano na sua fábrica em Sunderland.
O projeto é o primeiro na indústria automóvel do Reino Unido, estabelecendo uma cadeia de abastecimento totalmente elétrica de transporte de produtos para a fábrica da Nissan e entrega de veículos novos. Este é o primeiro projeto do género com uma estação de carregamento privada partilhada no Reino Unido.
A instalação, que custou 1,4 milhões de libras (cerca de 1,6 milhões de euros), inclui sete estações de carregamento capazes de alimentar até dez eHGVs em simultâneo. O projeto complementa a visão EV36Zero da fábrica para a produção sustentável, reunindo veículos elétricos, energia renovável e produção de baterias.
Michael Simpson, vice-presidente da área de Gestão da Cadeia de Abastecimento da Nissan AMIEO, afirmou: “É fantástico que a nossa fábrica esteja a liderar a transição para uma cadeia de abastecimento eletrificada com este projeto. Agradecemos o apoio que recebemos dos nossos parceiros para concretizar a estação de carregamento e estamos orgulhosos do que alcançámos. A estação de carregamento tem um excelente aspeto e é um grande passo em frente na visão EV360 da Nissan, que reúne veículos elétricos, energia sem emissões de carbono e fabrico de baterias.”
A estação irá apoiar 60 entregas diárias feitas por eHGV de vários pontos do Reino Unido para a fábrica e representa apenas o início da jornada rumo à eletrificação da cadeia de abastecimento da fábrica de Sunderland. Michael Simpson acrescentou: “Estamos a explorar outras oportunidades para permitir que outras transportadoras utilizem a estação de carregamento, bem como a analisar outras oportunidades para maximizar todo o seu potencial.”
A estação de carregamento irá suportar uma frota de 25 camiões com uma capacidade de carregamento de até 360 kW. Os camiões irão recolher peças de fornecedores da Nissan no Reino Unido, que se estende até Derby, bem como entregar veículos produzidos de e para o porto de Tyne. Isto equivale a mais de 2,4 milhões de quilómetros percorridos por ano, totalmente eletrificados, poupando 1500 toneladas de CO2 anualmente.
Reunindo a Nissan, a Fergusons, a Yusen e a BCA, o projeto faz parte do consórcio Electric Freightway que está a tornar sustentável a logística de transporte através da adoção de eHGVs e infraestruturas de carregamento de alta potência.
Liderado pela GRIDSERVE, o Electric Freightway faz parte do programa Zero Emission HGV and Infrastructure Demonstrator, financiado pelo governo do Reino Unido e realizado em parceria com a Innovate UK.
situs toto toto togel situs toto situs toto bento4d situs toto situs togel situs toto situs togel situs toto situs toto situs toto situs toto situs togel situs slot slot online situs slot situs slot bento4d situs totoComerciais
MAN iniciou a produção em série de camiões elétricos

É um momento histórico para a MAN Truck & Bus: a produção em série de camiões elétricos da MAN arrancou oficialmente.
O CEO da MAN, Alexander Vlaskamp, o membro do Conselho Executivo para a Produção, Michael Kobriger, e Manfred Weber, eurodeputado e presidente do PPE, deram o sinal de partida na fábrica de Munique. Atualmente, tanto camiões elétricos como diesel serão produzidos de forma totalmente integrada, numa linha de produção mista.
Alexander Vlaskamp afirma: “O início da produção em série dos nossos camiões elétricos é histórico. Representa um ponto de viragem na nossa história! O futuro da MAN começa agora, neste exato momento. Toda a equipa MAN sente orgulho por estar a liderar ativamente esta transformação do diesel para a propulsão elétrica.
Os nossos camiões elétricos, altamente eficientes, tornarão o transporte de mercadorias localmente livre de emissões uma realidade. Este é um passo fundamental rumo ao nosso objetivo de sermos neutros em CO2 até 2050. O facto de conseguirmos fabricar camiões elétricos na mesma linha dos nossos modernos camiões a diesel confere-nos uma enorme flexibilidade e aumenta a eficiência da produção.”
“Investimos quase 400 milhões de euros em investigação e desenvolvimento para podermos oferecer toda a nossa gama de camiões também com propulsão elétrica. A oferta abrange desde veículos de recolha de resíduos a camiões de longo curso, com capacidades entre as 12 e as 50 toneladas.
Fizemos o nosso trabalho de casa. O objetivo é entregar os primeiros 1.000 camiões elétricos até ao final do ano. Dependendo da sua utilização e da origem da eletricidade, estes veículos podem evitar emissões de CO2 comparáveis às de uma pequena cidade. É um impacto enorme!
Agora, é fundamental que os decisores políticos tomem as medidas certas no que diz respeito à expansão da infraestrutura e à definição dos preços do CO2, para que o avanço da mobilidade elétrica continue a ganhar força.”
“A inovação e a tecnologia são não só a chave para o sucesso económico da Europa e para a sua competitividade global, mas também essenciais para alinhar os objetivos económicos com as metas climáticas. A MAN está a mostrar o caminho com o seu camião elétrico e a demonstrar como pode ser o transporte de mercadorias com menos emissões.”
Antes do início da produção em série, a MAN já tinha fabricado cerca de 200 unidades pré-série de camiões elétricos e entregado aos seus clientes. Estes veículos já percorreram aproximadamente dois milhões de quilómetros em operação real nas estradas europeias – alguns com trajetos diários até 850 km e um consumo médio muito baixo: apenas 97 kWh por 100 km.
A MAN já recebeu cerca de 700 encomendas para os seus camiões elétricos. Um dos destaques é a versão Ultra Lowliner, única no mercado, com uma altura de engate de apenas 950 mm e uma distância entre eixos de 3,75 metros – ideal para logística automóvel com altura útil de carga interna de três metros. Esta versão já está em operação em Wolfsburgo e na Baviera, em várias rotas de fornecimento.
Outro destaque do eTruck são os seus módulos de bateria NMC, com três a seis unidades produzidas na fábrica da MAN em Nuremberga, que totalizam até 534 kWh de capacidade bruta. Isto permite percorrer até 500 km sem necessidade de carregamento. Com a opção de uma sétima bateria, a autonomia pode atingir até 740 km.
toto togel bento4d toto slot situs toto toto togel situs toto situs toto bento4d situs toto situs togel situs toto situs togel situs toto situs toto situs toto situs toto situs togel situs slot slot online situs slot situs slot bento4d situs toto-
Notícias2 semanas ago
Radares em agosto
-
Notícias2 semanas ago
BMW M3 Touring bate recorde de Nürburgring… outra vez
-
Notícias2 semanas ago
Mercedes mostra grelha do novo GLC Electric
-
Comerciais2 semanas ago
CaetanoBus vai fornecer mais 30 autocarros elétricos da sua nova geração à STCP
-
Comerciais1 semana ago
Stellantis põe travão ao hidrogénio
-
Notícias2 semanas ago
Lego lança mais um “maquinão”
-
Notícias2 semanas ago
Skoda mostra silhueta do Vision 0
-
Comerciais2 semanas ago
O mítico furgão da Mercedes-Benz comemora 30 anos