Comerciais
Freightliner apresenta segunda geração do SuperTruck
A Daimler Truck North America (DTNA), uma subsdiária da Daimler Truck, apresentou a segunda gerçaão do SuperTruck em Las Vegas, no CES, camião que traz uma variedade de inovações técnicas para demonstrar o potencial da eficiência no transporte de carga.

O protótipo foi desenvolvido como parte integrante do programa SuperTruck cofinanciado pelo Departamento de Energia dos EUA, cujo objetivo passa por reduzir as emissões no transporte rodoviário de mercadorias. Os engenheiros da DTNA investigam tecnologias de camiões pesados da nova geração, formas técnicas para o seu desenvolvimento e formas de as integrar em produtos de série.

Desenvolvido sobre a base de sucesso do SuperTruck I, apresentado em 2015, o SuperTruck II superou as expetativas no que diz respeito à aerodinâmica, pneus, cadeia cinemática e fornecimento de energia, duplicando a eficiência de carga do veículo base desde o início do programa SuperTruck.
Os engenheiros da Freightine puderam superar as melhorias aerodinâmicas e reduzir a resistência aerodinâmica deste veículo em mais de 12% face ao da primeira geração. E em vez de mudar radicalmente a estrutura do camião, o objetivo do desenho do SuperTruck II era redefinir o formato existente no mercado para maximizar a eficiência aerodinâmica e, ao mesmo tempo, utilizar uma linguagem de design avançado para transmitir essa eficiência. O capô, o para-choques e a carenagem do chassis redesenhados funcionam bem com a estrutura da cabina existente e agora permite que o ar flua sem perturbações ao redor do camião. A grelha, as entradas de ar e as portas foram redesenhadas para que se tornassem mais uniformes e limpas para não comprometerem a aerodinâmica do camião.

O SuperTruck II conta com a cadeia cinemática mais eficiente que a Freightline integrou num camião. O sistema de propulsão altamente eficiente permite uma redução do consumo de 5,7% face ao primeiro modelo. Um inovador sistema elétrico de 48V que conta com baterias de iões e lítio permite reduzir o consumo de combustível e aumentar o conforto do condutor, como um novo sistema de ar condicionado elétrico que consome menos 50% de energia e continua a funcionar mesmo com o motor desligado.
Os pneus também são novos e foram desenhados especificamente para este modelo. Reduzem o consumo de energia do veículo e o tempo de inatividade por manutenção devido ao desgaste minímo. Os pneus têm um papel fundamental para alcançar os objetivos de eficiência ao reduzir a fricção em asfalto, logo é preciso menos combustível para o camião manter a velocidade.
Comerciais
Volkswagen Caddy 2026 vai ser mais “elétrico” em 2026
A Volkswagen Caddy vai receber alterações significativas para 2026… embora nem todas sejam visíveis. A Volkswagen Veículos Comerciais revelou imagens do exterior atualizado do modelo e confirmou a introdução de uma versão híbrida plug-in comais autonomia elétrica, deixando no entanto antever que “haverá mudanças importantes no interior”.

Entre as novidades já visíveis, destacam-se os novos para-choques dianteiro e traseiro, que apresentam um design mais agressivo do que anteriormente, podendo ser configurados com acabamento pintado ou em plástico texturizado.
A marca anuncia também novas opções de cores, incluindo um tom vermelho mais escuro, bem como jantes de liga leve entre as 16 e as 18 polegadas. A disponibilidade destes elementos dependerá do nível de equipamento escolhido. Embora os detalhes completos ainda não tenham sido revelados, a marca alemã confirmou o regresso dos níveis Life e Style, assim como a possibilidade de optar entre versões de distância entre eixos curta ou longa, esta última com capacidade até sete lugares. Tal como na geração atual, o modelo continuará disponível nas variantes de passageiros (MPV) e furgão.

É, contudo, no interior que se esperam as mudanças mais profundas, embora ainda sem divulgação completa. A atual geração do Caddy utiliza um sistema de infotainment semelhante ao do Volkswagen Golf Mk8, e a nova versão deverá receber um ecrã central de maiores dimensões, com formato independente, provavelmente semelhante ao introduzido no mais recente Golf.
Outra novidade relevante é a introdução de uma motorização híbrida plug-in, partilhada com o Golf. A par dos tradicionais motores a gasolina e Diesel, o Caddy passará a contar com este sistema, que continuará a utilizar o conhecido bloco 1.5 com uma potência combinada de cerca de 204 CV. Nesta configuração, a autonomia em modo 100% elétrico poderá atingir os 122 km elétricos.

Os preços ainda não foram anunciados, mas é expectável um ligeiro aumento face ao modelo atual.
A Volkswagen prevê iniciar a pré-venda a meio do ano, altura em que deverão ser revelados todos os detalhes do novo interior.
Comerciais
MAN reforça segmento pesado com novo TGX de 250 toneladas
A MAN Truck & Bus apresentou o novo TGX 41.640 8×4/4, um trator desenvolvido para operações de transporte pesado até 250 toneladas, marcando uma aposta clara da marca no segmento de cargas extremas.
Equipado com um motor de seis cilindros com 640 cv e 3.000 Nm de binário, o modelo foi concebido para aplicações exigentes, como o transporte de turbinas eólicas, transformadores ou outras cargas de grandes dimensões. Entre os principais destaques técnicos estão a embraiagem com conversor de binário, a caixa de velocidades adaptada a operações pesadas e sistemas hidráulicos que permitem um controlo preciso de reboques com múltiplos eixos.

O novo TGX é produzido como uma solução completa de fábrica, com o veículo base a ser fabricado em Munique e posteriormente adaptado para transporte pesado em Wittlich. A MAN passa, assim, a disponibilizar uma oferta abrangente que cobre veículos entre 3,5 e 250 toneladas.
O primeiro exemplar já foi entregue à empresa alemã BFS, especializada no aluguer de veículos pesados, estando disponível para operações que exigem elevada capacidade e rápida resposta.
Além do desempenho, o modelo pode integrar opções de personalização e conforto da linha MAN Individual, bem como um conjunto completo de serviços, financiamento e assistência através da rede global da marca.
Com este lançamento, a MAN reforça a sua posição como fornecedor de soluções integradas para o transporte pesado, combinando desempenho, fiabilidade e suporte ao cliente.

-
Notícias2 semanas agoNovo Audi A2 recupera formato monovolume
-
Notícias2 semanas agoPeugeot tem novo motor para o 208 e 2008
-
Notícias Motos6 dias agoTriplo pódio para Miguel Oliveira
-
Notícias2 semanas agoMais radares de velocidade média
-
Notícias1 semana agoO adeus à AC Schnitzer
-
Comerciais2 semanas agoScania e Svempa lançam o exclusivo “Japan 15”
-
Comerciais2 semanas agoEcar Show 2026 destaca veículos comerciais elétricos com estreia do Ecar Com
-
Notícias6 dias agoFiat 600 tem nova versão a gasolina
