Comerciais
Freightliner apresenta segunda geração do SuperTruck
A Daimler Truck North America (DTNA), uma subsdiária da Daimler Truck, apresentou a segunda gerçaão do SuperTruck em Las Vegas, no CES, camião que traz uma variedade de inovações técnicas para demonstrar o potencial da eficiência no transporte de carga.

O protótipo foi desenvolvido como parte integrante do programa SuperTruck cofinanciado pelo Departamento de Energia dos EUA, cujo objetivo passa por reduzir as emissões no transporte rodoviário de mercadorias. Os engenheiros da DTNA investigam tecnologias de camiões pesados da nova geração, formas técnicas para o seu desenvolvimento e formas de as integrar em produtos de série.

Desenvolvido sobre a base de sucesso do SuperTruck I, apresentado em 2015, o SuperTruck II superou as expetativas no que diz respeito à aerodinâmica, pneus, cadeia cinemática e fornecimento de energia, duplicando a eficiência de carga do veículo base desde o início do programa SuperTruck.
Os engenheiros da Freightine puderam superar as melhorias aerodinâmicas e reduzir a resistência aerodinâmica deste veículo em mais de 12% face ao da primeira geração. E em vez de mudar radicalmente a estrutura do camião, o objetivo do desenho do SuperTruck II era redefinir o formato existente no mercado para maximizar a eficiência aerodinâmica e, ao mesmo tempo, utilizar uma linguagem de design avançado para transmitir essa eficiência. O capô, o para-choques e a carenagem do chassis redesenhados funcionam bem com a estrutura da cabina existente e agora permite que o ar flua sem perturbações ao redor do camião. A grelha, as entradas de ar e as portas foram redesenhadas para que se tornassem mais uniformes e limpas para não comprometerem a aerodinâmica do camião.

O SuperTruck II conta com a cadeia cinemática mais eficiente que a Freightline integrou num camião. O sistema de propulsão altamente eficiente permite uma redução do consumo de 5,7% face ao primeiro modelo. Um inovador sistema elétrico de 48V que conta com baterias de iões e lítio permite reduzir o consumo de combustível e aumentar o conforto do condutor, como um novo sistema de ar condicionado elétrico que consome menos 50% de energia e continua a funcionar mesmo com o motor desligado.
Os pneus também são novos e foram desenhados especificamente para este modelo. Reduzem o consumo de energia do veículo e o tempo de inatividade por manutenção devido ao desgaste minímo. Os pneus têm um papel fundamental para alcançar os objetivos de eficiência ao reduzir a fricção em asfalto, logo é preciso menos combustível para o camião manter a velocidade.
Comerciais
Hyundai revela Staria EV no Salão de Bruxelas
A Hyundai aproveitou o Salão Automóvel de Bruxelas para revelar o Staria Electric, o seu primeiro monovolume 100% elétrico, um modelo que chega com a ambição clara de disputar protagonismo num segmento onde já se encontram propostas como o Volkswagen ID. Buzz ou o mais recente Kia PV5.

O Staria não é um nome novo na gama da marca sul-coreana. Até agora disponível apenas com motorizações eletrificadas ou Diesel, surge agora numa versão totalmente elétrica, assente na plataforma E-GMP, a mesma que serve de base a modelos como o Hyundai Ioniq 5 ou o Kia EV9.

A bateria é de 84 kWh, integrada numa arquitetura de 800 volts, solução que permite tempos de carregamento mais reduzidos face aos sistemas de 400 volts usados por muitos concorrentes. A energia é fornecida a um motor elétrico com 215 CV, responsável por acionar o eixo dianteiro. Trata-se, aliás, do único modelo elétrico da Hyundai com tração dianteira e arquitetura de 800 volts.

Segundo a marca, o carregamento rápido em corrente contínua permite recuperar de 10 a 80% da bateria em cerca de 20 minutos, enquanto a autonomia anunciada, medida no ciclo WLTP, é de 410 quilómetros.
Pensado tanto para utilização familiar como profissional, o Staria Electric estará disponível em versões de sete e nove lugares. O interior aposta na versatilidade, com bancos deslizantes, piso totalmente plano, amplas superfícies envidraçadas e portas laterais deslizantes elétricas, facilitando o acesso e a adaptação a diferentes tipos de utilização.

Em destaque estão ainda os dois ecrãs de 12,3 polegadas presentes no tablier, que integram o mais recente sistema de infoentretenimento ccNC do Hyundai Motor Group, compatível com atualizações remotas e conectividade sem fios com Apple CarPlay e Android Auto.
O equipamento inclui igualmente função V2L (interior e exterior), portas USB de alta potência (até 100 W), Digital Key e uma capacidade de reboque até 2 toneladas, reforçando o posicionamento prático e profissional do modelo.
A Hyundai garantiu que o Staria Electric será na Europa durante o primeiro semestre de 2026.
Comerciais
QUBO está de regresso ao catálogo da Fiat
A Fiat anunciou o lançamento do novo QUBO L, um modelo desenvolvido para responder às exigências da vida moderna e às necessidades das famílias contemporâneas. Versátil, espaçoso e funcional, o QUBO L estará disponível em versões de cinco ou sete lugares, com motorizações a gasolina, diesel e 100% elétrica, chegando ao mercado português no primeiro trimestre de 2026.

Pensado para uma utilização transversal, tanto em ambiente urbano como em viagens de lazer, o QUBO L aposta na modularidade como um dos seus principais argumentos. A versão de cinco lugares mede 4,40 metros de comprimento, enquanto a de sete lugares cresce para 4,75 metros. Nesta última, a segunda fila é composta por três bancos ajustáveis individualmente e a terceira fila integra dois bancos extraíveis montados sobre calhas, permitindo múltiplas configurações do habitáculo.

No interior, o modelo oferece 27 espaços de arrumação e uma capacidade de carga particularmente generosa, que pode atingir até três metros de comprimento graças ao banco do passageiro dianteiro rebatível. A proposta da FIAT passa por combinar praticidade diária com flexibilidade para diferentes estilos de vida.
A gama está organizada em três níveis de equipamento: POP, ICON e LA PRIMA, e cinco cores exteriores: Branco Gelato, Preto Cinema, Vermelho (RED), Verde Floresta e Azul Riviera.
No capítulo das motorizações, o QUBO L apresenta uma das ofertas mais completas do segmento. Estão disponíveis versões diesel com 100 ou 130 CV, associadas a caixas manuais, bem como uma variante de 130 CV com transmissão automática. A oferta inclui ainda um motor a gasolina de 110 CV e uma versão 100% elétrica de 136 CV, exclusiva da configuração de cinco lugares. Segundo a marca, a autonomia pode chegar aos 900 quilómetros, dependendo da motorização e do tipo de utilização.

O modelo integra também várias soluções práticas orientadas para um estilo de vida ativo, como o tejadilho de vidro multifuncional Magic Window, que melhora a luminosidade interior e facilita o acesso ao compartimento de carga. O sistema Extended Grip Control reforça a tração em pisos de baixa aderência, enquanto a ampla porta traseira simplifica as operações de carga e descarga.
Com a chegada a Portugal prevista para o primeiro trimestre de 2026, o novo Fiat QUBO L vem reforçar a aposta da marca italiana em soluções familiares versáteis, eficientes e adaptadas às necessidades do dia a dia.
-
Notícias2 semanas agoRumores apontam Ronaldo no próximo Velocidade Furiosa
-
Notícias1 semana agoRenault revela um pouco do seu próximo SUV
-
Comerciais2 semanas agoVolkswagen Veículos Comerciais acelera para a produção neutra em carbono
-
Curiosidades2 semanas agoHomem chama a polícia por rebocarem o carro e é preso
-
Manutenção Motos2 semanas agoConselhos para andar de moto na neve
-
Notícias1 semana agoO interior do novo ID.Polo tem botões físicos e um estilo retro
-
Notícias1 semana agoBYD já é líder mundial de vendas de elétricos
-
Comerciais2 semanas agoEste Unimog especial comemora os 80 anos da marca
