Comerciais
Ford Trucks assina acordo com a Einride para desenvolver novos produtos
A Ford Trucks assinou uma carta de intenções com a Einride, empresa de tecnologia de mobilidade de carga, para avaliar a integração de veículos elétricos Ford na frota de veículos elétricos Einride e investigar oportunidades de desenvolvimento conjunto de produtos autónomos.

Como parte deste acordo, a Ford Trucks e a Einride pretendem fazer uso dos pontos fortes de produção, tecnologias inovadoras e visão de liderança na indústria para construir a próxima geração de frotas centradas na tecnologia. Juntamente com os veículos com emissões zero de carbono que a Ford Trucks planeia introduzir no futuro, novas áreas de cooperação irão desdobrar-se com a Einride para o desenvolvimento e produção de veículos comerciais pesados eléctricos e autónomos. A potencial parceria tem a intenção de contribuir para a redução dos custos operacionais e das emissões de CO2 no transporte rodoviário, ao mesmo tempo que aumenta a produtividade da frota.
Para Güven Özyurt, diretor-geral da Ford Otosan, “a visão ambiciosa da Ford Trucks, a única marca mundial de veículos comerciais pesados da Ford, cruza-se com o foco da Einride na tecnologia para o futuro dos veículos comerciais pesados. Graças à nossa capacidade de produção e produtos inovadores, temos já uma história de sucesso em mais de 40 países. A nossa colaboração com a Einride é o resultado da nossa visão de sustentabilidade e dos investimentos em tecnologias de futuro.
Em linha com o nosso roteiro de emissões zero em veículos comerciais pesados até 2040, os nossos camiões eléctricos encontrarão o seu lugar nas frotas da Einride, que se destaca com as suas soluções de transporte orientadas para a tecnologia”. “Esta cooperação não só mostra a importância da colaboração na indústria automóvel, como também promove tecnologias sustentáveis como sinal da nossa ambição de liderança nos veículos comerciais pesados no futuro,” reforça o responsável.
Por sua vez, Ellen Kugelberg, CPO da Einride, salienta o papel de destaque que a Ford Trucks está a ter na produção de veículos comerciais pesados de qualidade, acreditando que “juntamente com a nossa tecnologia de ponta, seremos capazes de desenvolver ainda mais a nossa eletrificação global de transportes”. “A Einride está a reconstruir a rede de transporte a partir do zero e a reimaginar todo o ecossistema. Com isto, estamos ansiosos por trabalhar com fabricantes que partilham essa visão, como a equipa da Ford Trucks”, conclui a responsável.
Comerciais
Volvo apresenta novos camiões elétricos com até 700 km de autonomia
A Volvo Trucks continua a avançar na eletrificação do transporte pesado com a apresentação de uma nova geração de camiões elétricos. A empresa anunciou o lançamento de novos modelos com maior autonomia, melhor desempenho e maior flexibilidade operacional, entre os quais se destaca o Volvo FH Aero Electric, capaz de atingir até 700 km de autonomia com uma única carga.
Com esta nova gama, a Volvo reforça a sua posição como um dos líderes mundiais em camiões elétricos de grande tonelagem e amplia a sua oferta para cobrir um maior número de aplicações de transporte.
A principal novidade é o Volvo FH Aero Electric com autonomia alargada, concebido para o transporte de longa distância. Este modelo pode percorrer até 700 km com uma única carga, o que representa um avanço importante para o setor do transporte pesado elétrico.
Esta maior autonomia é possível graças a uma nova tecnologia de linha motriz baseada num eixo elétrico, que permite libertar espaço para instalar mais capacidade de baterias
O camião também é compatível com o novo sistema de carregamento de megawatts (MCS). Graças a esta tecnologia, a recarga das oito baterias do veículo de 20 % a 80 % pode ser realizada em aproximadamente 50 minutos, um tempo que se enquadra nos períodos de descanso obrigatórios dos condutores na União Europeia.

“Este camião elétrico de longo curso oferece uma autonomia excecional combinada com uma grande capacidade de carga, carregamento rápido e um excelente conforto de condução. Com ele, os nossos clientes podem percorrer longas distâncias ao longo de todo o dia de trabalho com uma produtividade comparável à dos camiões a diesel», explica Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
Além do novo modelo de longo curso, a Volvo também atualizou os seus camiões elétricos FH, FM e FMX, que agora incorporam uma linha motriz completamente nova. Estes modelos foram concebidos para oferecer maior flexibilidade em diferentes aplicações de transporte e permitem alimentar equipamentos auxiliares — como betoneiras, guindastes de gancho ou sistemas de recolha de resíduos — sem necessidade de motores adicionais. Isto é possível graças a uma tomada de força (PTO) integrada na caixa de velocidades, que permite utilizar estes sistemas mesmo enquanto o camião está em movimento.
Os novos camiões elétricos FH, FM e FMX Electric oferecem uma autonomia de até 470 km e podem ser carregados de 20 % a 80 % em cerca de 65 minutos.
Estes modelos foram concebidos para oferecer maior flexibilidade em diferentes aplicações de transporte e permitem alimentar equipamentos auxiliares — como betoneiras, guindastes de gancho ou sistemas de recolha de resíduos — sem necessidade de motores adicionais
Todos os novos camiões elétricos da Volvo incorporam motores duplos e uma caixa de velocidades otimizada para transmissões elétricas, o que permite um funcionamento mais suave e eficiente.
Os modelos FH, FM e FMX Electric estão equipados com uma caixa Powershift de oito velocidades, enquanto o FH Aero Electric utiliza uma transmissão de seis velocidades. Este sistema melhora a suavidade nas mudanças de marcha e reduz o ruído e as vibrações, o que contribui para uma condução mais confortável para o condutor.
A Volvo Trucks confirmou que os novos camiões elétricos serão introduzidos progressivamente nos mercados a partir de 2026.
A empresa considera que os veículos elétricos terão um papel fundamental no futuro do transporte pesado. «Acreditamos firmemente que os veículos elétricos representarão uma grande parte do transporte rodoviário mundial no futuro. Com o desempenho dos nossos novos modelos, é fácil perceber porquê», conclui Roger Alm.
Comerciais
O primeiro Leapmotor Van é elétrico e ideal para a cidade
A Leapmotor reforça a sua aposta na mobilidade elétrica com o lançamento do novo T03 VCL, um veículo comercial ligeiro 100% elétrico desenvolvido para responder às crescentes necessidades da logística urbana.
Com este modelo, a marca pretende expandir a sua presença para além dos clientes particulares, direcionando-se agora a empresas, operadores de entregas e serviços urbanos que procuram soluções eficientes, económicas e com emissões zero. O crescimento das zonas de baixas emissões e das entregas de última milha impulsiona esta estratégia.

Baseado no modelo de passageiros T03, o T03 VCL foi adaptado para uso profissional, mantendo dimensões compactas (3.620 mm de comprimento) e oferecendo uma área de carga de 657 litros, com capacidade útil até 220 kg, ideal para ambientes urbanos exigentes.
Está equipado com um motor elétrico de 70 kW (95 cv) e 158 Nm de binário, proporcionando uma autonomia até 256 km (WLTP), adequada para operações diárias. A bateria de 37,3 kWh permite carregamento rápido de 30% a 80% em cerca de 36 minutos.

Apesar da vocação comercial, o modelo inclui um bom nível de tecnologia e conforto, com painel digital de 8”, ecrã tátil de 10,1”, conectividade 4G, navegação online, controlo por voz e atualizações remotas. Através da app da marca, é possível gerir várias funções do veículo à distância.
Em termos de segurança, o T03 VCL integra diversos sistemas de assistência à condução, como travagem autónoma de emergência, controlo de velocidade adaptativo, manutenção na faixa de rodagem e deteção de ângulo morto, além de vários airbags e câmara traseira.
O modelo será produzido na fábrica de Mirafiori, em Turim, com encomendas previstas para abril em alguns países da União Europeia. A chegada aos concessionários está marcada para o verão, com um preço inicial de 15.435 € (+ IVA).
Com este lançamento, a Leapmotor reforça o seu compromisso em democratizar o acesso à mobilidade elétrica, oferecendo uma solução prática, acessível e adaptada às novas exigências do transporte urbano.

-
Notícias2 semanas agoBMW iX3 venceu o World Car Of The Year 2026
-
Notícias2 semanas agoECAR Show em Lisboa com as novidades da mobilidade elétrica
-
Notícias2 semanas agoAlpine A390 já pode ser encomendado e já tem preço
-
Notícias2 semanas agoPáscoa negra nas estradas portuguesas
-
Notícias1 semana agoOs preços do novo Nissan Micra
-
Sem categoria2 semanas ago
PGRI dalam Mendorong Guru Berpikir Out of the Box
-
Comerciais2 semanas agoKia PV5 Cargo vai ter opções de teto alto
-
Comerciais2 semanas agoGrupo Paulo Duarte acelera IA com SAP
