Comerciais
MAN eTruck é o camião elétrico com maior autonomia

A MAN já iniciou os testes de estrada do seu camião elétrico eTruck de forma a assegurar a sua fiabilidade, isto antes de ser lançado no mercado já em 2024.

Entre os vários argumentos que coloca em cima da mesa, está a autonomia anunciada entre os 600 e os 800 km e ainda a possibilidade de carregamento a um megawatt, tal como o Mercedes-Benz eActros. Esta tecnologia inovadora que está a ser desenvolvida com a ABB será possível efetuar percursos diários com uma extensão entre 600 e 800 quilómetros, mas no futuro, a autonomia poderá chegar aos 1000 km.
A marca de Munique sublinha que o MAN eTruck será duas vezes mais eficiente do que um camião diesel atual de longo curso que registe um consumo médio de 27,0 l/100 km. Isso significa que o camião elétrico poderá evitar emissões de 100 toneladas de dióxido de carbono por ano ou por cada 120 mil quilómetros. Em termos económicos, as empresas de transporte poderão poupar até sete mil euros por ano na diferença de custos de energia.
O camião estará preparado para diversos tipos de aplicações. desde o transporte de longo curso de produtos refrigerados numa configuração clássica de trator e semirreboque até ao transporte de materiais para locais de construção com camião rígido e reboque ou como veículo de recolha de resíduos urbanos com três eixos.

A MAN já produziu 20 protótipos do futuro camião elétrico de longo curso no Centro de eMobilidade da fábrica de Munique. No futuro irão sair da linha de montagem camiões elétricos e convencionais, já que a marca alemã pretende tornar a produção mais flexível para acelerar a mobilidade elétrica no segmento de veículos pesados, permitindo a produção de camiões diesel e elétricos na mesma linha.
O veículo vai estar equipado com a terceira geração de baterias de tração da MAN. A marca alemã sublinha que ganhou uma experiência considerável com a primeira geração utilizada numa pequena escala no MAN eTGM, que provou as suas qualidades ao serviço das empresas de transportes, tendo acumulado mais de 1,5 milhões de quilómetros em vários países europeus desde 2019.
Comerciais
CaetanoBus vai fornecer mais 30 autocarros elétricos da sua nova geração à STCP

A STCP adjudicou a aquisição de 30 autocarros elétricos à CaetanoBus, num contrato no valor de 11,6 milhões de euros.
Esta é a terceira vez que a STCP encomenda autocarros elétricos à Caetanobus, tendo esta encomenda a particularidade de se tratar da segunda encomenda da nova geração do e.City Gold, após a aquisição de 20 unidades em 2024 e que se encontram em fase final de produção para entrega. A STCP passará assim a operar um total de 65 autocarros elétricos da CaetanoBus.
A CaetanoBus e a STCP mantêm uma relação de longa data, com um histórico de fornecimento de várias centenas de autocarros a diesel, gás natural e, mais recentemente, elétricos. Esta nova adjudicação representa não só a continuidade dessa parceria, como também a confirmação da qualidade, conforto e segurança da mais recente geração de veículos elétricos da CaetanoBus, uma vez que é a segunda vez que a STCP opta pela aquisição desta nova geração do e.City Gold.
O modelo agora encomendado é a mais recente versão do CAETANO e.City Gold, com 12 metros de comprimento e com capacidade para até 88 passageiros. Estes modelos destacam-se pela utilização de componentes e tecnologia de última geração extremamente fiáveis da CRRC, o maior fabricante mundial de material circulante, incluindo comboios de alta velocidade, autocarros e componentes, trazendo excelência global e tecnologia avançada aos autocarros CaetanoBus. Para além disso, estes autocarros estão equipados com baterias CATL BC5 oferecendo uma capacidade até 465 kWh. A tecnologia BC5 da CATL integra células LFP de elevada densidade energética, concebidas para garantir segurança, carregamento rápido e longa durabilidade.
Esta é a terceira vez que a STCP adjudica à CaetanoBus a aquisição de autocarros elétricos, sendo esta nova encomenda a segunda vez que a STCP opta pela nova geração de autocarros elétricos da CaetanoBus. Esta repetição comprova o sucesso da mais recente versão dos autocarros zero emissões da CaetanoBus, que se distinguem por oferecer mais autonomia, conforto e segurança, bem como tecnologia mais inovadora e fiável. A CaetanoBus vai oficialmente apresentar esta nova geração de autocarros Zero-Emissões na feira Busworld 2025, que irá ocorrer em Outubro, em Bruxelas, no entanto, serão vistos a circular na cidade do Porto ao serviço da STCP antes desta apresentação oficial.
Nuno Lago de Carvalho, membro da Comissão Executiva da CaetanoBus e CCO da CaetanoBus destacou que: “é um grande orgulho para a Caetanobus ser, uma vez mais, a empresa vencedora de um concurso internacional tão competitivo.
É muito prestigiante para nós fornecer mais autocarros elétricos à STCP, com quem temos orgulho de já vir a fornecer autocarros há várias décadas. De salientar que esta encomenda tem um significado especial para a CaetanoBus, pois é a segunda vez que a STCP encomenda autocarros eletrico CAETANO da nossa nova geração.”.
Comerciais
Volkswagen renova Grand California

A Volkswagen Veículos Comerciais revelará a versão 2026 da sua icónica carrinha camper no Caravan Salon de Düsseldorf (29 de agosto – 7 de setembro).
A produção em série terá início no outono.
Há várias novidades como:
Interior lounge Atami Bamboo
Bancadas e mesa com acabamento Atami Bamboo, ambiente acolhedor e sofisticado.
Novo piso em PVC resistente com a mesma textura.
Torneiras de cozinha pretas, contraste elegante com os móveis em branco.
Detalhes que fazem a diferença
Mesa de jantar bloqueável no exterior da cozinha: jantar ao ar livre sem complicações.
Redes porta-bagagens nos armários superiores (versões 600 e 680) para organizar roupas e utensílios.
Kit opcional de isolamento e escurecimento à medida para a cabina.
Tecnologia Crafter de última geração

A base Crafter traz avanços notáveis:
Digital Cockpit Pro de série.
Ecrã tátil flutuante de 10,4“ ou opcional de 12,9”.
Assistentes Front Assist, Lane Assist, reconhecimento de sinais e ajuda ao estacionamento.
Travel Assist opcional para condução semiautónoma.
Travão de estacionamento eletrónico: liberta espaço e facilita a rotação do banco do condutor.
toto slot toto slot bento4d bento4d bento4d slot 4d bento4d bento4d slot gacor bento4d bento4d-
Notícias2 semanas ago
Os preços do novo Audi Q3
-
Comerciais1 semana ago
Iveco Daily tem versões especiais há 50 anos
-
Comerciais2 semanas ago
Scania lança a solução de carregamento rápido para pesados
-
Notícias2 semanas ago
Mais um Ferrari no Museu do Caramulo
-
Comerciais5 dias ago
Grupo Iveco foi comprado pela Tata Motors
-
Notícias2 semanas ago
Opel mostra o primeiro GSE elétrico
-
Notícias1 semana ago
Audi A6 está prestes a chegar e já tem preços
-
Avaliações Usados2 semanas ago
Alfa Romeo Brera (2006-2011)