MAN eTruck é o camião elétrico com maior autonomia – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

MAN eTruck é o camião elétrico com maior autonomia

Published

on

A MAN já iniciou os testes de estrada do seu camião elétrico eTruck de forma a assegurar a sua fiabilidade, isto antes de ser lançado no mercado já em 2024.



Entre os vários argumentos que coloca em cima da mesa, está a autonomia anunciada entre os 600 e os 800 km e ainda a possibilidade de carregamento a um megawatt, tal como o Mercedes-Benz eActros. Esta tecnologia inovadora que está a ser desenvolvida com a ABB será possível efetuar percursos diários com uma extensão entre 600 e 800 quilómetros, mas no futuro, a autonomia poderá chegar aos 1000 km.
A marca de Munique sublinha que o MAN eTruck será duas vezes mais eficiente do que um camião diesel atual de longo curso que registe um consumo médio de 27,0 l/100 km. Isso significa que o camião elétrico poderá evitar emissões de 100 toneladas de dióxido de carbono por ano ou por cada 120 mil quilómetros. Em termos económicos, as empresas de transporte poderão poupar até sete mil euros por ano na diferença de custos de energia.
O camião estará preparado para diversos tipos de aplicações. desde o transporte de longo curso de produtos refrigerados numa configuração clássica de trator e semirreboque até ao transporte de materiais para locais de construção com camião rígido e reboque ou como veículo de recolha de resíduos urbanos com três eixos.

A MAN já produziu 20 protótipos do futuro camião elétrico de longo curso no Centro de eMobilidade da fábrica de Munique. No futuro irão sair da linha de montagem camiões elétricos e convencionais, já que a marca alemã pretende tornar a produção mais flexível para acelerar a mobilidade elétrica no segmento de veículos pesados, permitindo a produção de camiões diesel e elétricos na mesma linha.
O veículo vai estar equipado com a terceira geração de baterias de tração da MAN. A marca alemã sublinha que ganhou uma experiência considerável com a primeira geração utilizada numa pequena escala no MAN eTGM, que provou as suas qualidades ao serviço das empresas de transportes, tendo acumulado mais de 1,5 milhões de quilómetros em vários países europeus desde 2019.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Nova VW California é desvendada a 7 de maio

Published

on

Desde 2003, a autocaravana mais bem sucedida do seu segmento tem sido fabricada inteiramente pela Volkswagen Veículos Comerciais em Hanôver. Depois de mais de 20 anos e duas gerações, agora é hora de renovar completamente a popular motorhome.



No entanto, não sem dizer adeus ao modelo de maior sucesso da gama até hoje. Os últimos veículos produzidos serão premiados com um autocolante “Última Edição”. A estreia mundial do sucessor acontecerá em 7 de maio de 2024. A nova geração da Califórnia será construída na fábrica alemã da VWCV em Hanôver a partir do verão de 2024.

Era, e ainda é, a autocaravana mais popular da sua classe. Nas variantes Beach, Coast e Ocean, é mais popular do que nunca na edição atual como California 6.1 e agora está esgotado. A encomenda individual nos concessionários terminou. As últimas 1.500 Califórnia que sairão da linha de produção em Hanover-Limmer até ao verão serão reconhecidos, de longe, pelos fãs. Isso porque recebem um autocolante no pilar D com a designação “Last Edition” e, assim, transmitem inequivocamente ao mundo exterior que eles são os últimos Califórnia baseados no Transporter 6.1.

O California 6.1 amadureceu graciosamente e ainda é o número 1 indiscutível no seu segmento. No entanto, é hora de repensar completamente a série e torná-la adequada para o futuro – mantendo características comprovadas e populares da Califórnia e sempre estando um passo à frente da concorrência com mais inovações.

Continuar a ler

Comerciais

LASO em mega-operação no Parque Eólico Gardunha II

Published

on

Desde o início e até ao final do mês, a LASO está a realizar mais uma mega-operacão de transporte de componentes para o Parque Eólico Guardunha II, em Castelo Branco.
Os componentes – 60 no total – provêm de diversos pontos da Península Ibérica e destinam-se à construção de cinco torres eólicas. Pelas suas dimensões, a LASO prevê a realização de 60 viagens.



“Devido aos difíceis acessos ao Parque Eólico de Gardunha foram criadas zonas de transbordo para os transportes mais longos transbordarem as cargas para linhas de eixos e Blade Lifter, de modo a que fosse possível circular pelo interior de aldeias/vilas e pelo traçado sinuoso das estradas de serra. Esta operação requereu efetuar várias intervenções previamente como remoção de sinalização, poda de árvores e criação de zonas para o transbordo dos componentes”, refere a transportadora especializada, em comunicado.

Os itinerários a seguir são definidos em função das caraterísticas dos equipamentos e comunicado previamente à Câmara Municipal de Castelo Branco, que promova a sua divulgação junto das populações, para minorar os constrangimentos. Os tubos e componentes eólicos percorrem as estradas nacionais N112 e N238, enquanto as pás eólicas seguem pelas N3, N233, N112 e N238.

A LASO acrescenta, ainda, que “os equipamentos que têm sido utilizados foram escolhidos de acordo com as medidas e os pesos dos componentes a mobilizar”. E dá o exemplo do “Blade Lifter [que] desempenha um papel determinante quando existem estradas sinuosas, curvas apertadas, zonas povoadas, e inclinações anormais, permitindo levantar a pá eólica até 60º de inclinação, assim como rodar 360º sobre o seu eixo”.

A realização desta operação concentra cerca de 60 profissionais, dos quais mais de 20 motoristas, 30 pilotos e colaboradores dos departamentos envolvidos (Eólica, Gruas e Heavy Lift).

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração