No total são oito versões, entre comerciais e derivados de passageiros, em dois furgões, com dois comprimentos. Falamos do furgão médio Toyota ProAce e do mais pequeno ProAce City, ambos disponíveis para passageiros, com a nomenclatura Verso.
A gama chega com duas baterias, de 50 e de 75 kWh, respetivamente com 18 e 27 módulos de iões de lítio, que possibilitam autonomias anunciadas de 221 e 318 km. As versões de carga podem transportar entre 800 a 1000 kg. Para uma gestão mais adequada da bateria às necessidades de cada utilizador, os novos veículos contam com um seletor para escolher entre três modos, que disponibilizam diferentes potências: Eco (82 cv), Normal (109 cv) e Power (136 cv)
As ProAce e ProAce City trazem um carregador AC a bordo de 11 kW, com a bateria a poder ser carregada também a DC até 100 kW em pouco mais de meia hora. A bateria uma garantia de 8 anos ou 160 000 km. Em termos de equipamentos, destaca-se na ProAce City EV as jantes em aço de 16”, o Ecrã multimédia de 8” e integração com smartphone, o Cruise Control, os Sensores de estacionamento, Sensor de luz, Sensor de chuva, Faróis de nevoeiro, Espelhos retrovisores elétricos e aquecidos e ainda o Sistema SmartCargo. Na versão de passageiros há mais equipamento disponível, no nível exclusive.
É deste modo que a Toyota dá seguimento à sua jornada de eletrificação, que começou em 1997 com o Prius. A eletrificação dos comerciais, de acordo com Victor Marques, Diretor de Comunicação da Toyot, torna-se essencial, numa altura em que é imprescindível melhorar as condições do meio ambiente em que vivemos, em que o e-commerce está em franco crescimento, em que o preço dos combustíveis está elevado e em que surgem cada vez mais restrições à circulação de veículos a combustão no centro das cidades. Ainda que este seja, em Portugal, um mercado com pouca expressão, a Toyota espera que cresça nos próximos anos. Os preços arrancam nos 33.577 euros (mais IVA) no caso da ProAce City EV, estando os veículos já disponíveis para encomenda. As primeiras unidades devem chegar a Portugal em outubro.
A Amazon anunciou a sua maior encomenda até à data de veículos elétricos pesados, que irá acrescentar mais de 200 novos camiões eActros 600 da Mercedes-Benz Trucks à rede de transportes da multinacional até ao final deste ano.
A empresa declarou que esta encomenda faz parte do “The Climate Pledge” da Amazon, que consiste em atingir zero emissões líquidas de carbono até 2040, dez anos antes do Acordo de Paris. Para a sua rede de transportes, isto inclui o aumento da eficiência das rotas, a expansão do número de veículos de emissões zero e de combustíveis alternativos e a colaboração com a indústria e os governos para acelerar a implantação de infraestruturas de carregamento.
Os novos camiões elétricos serão utilizados em rotas de médio curso da Amazon no Reino Unido e na Alemanha, transportando reboques de e para os centros de logística, centros de triagem e estações de logística da Amazon. Em conjunto, estima-se que estes novos camiões de emissões zero transportarão mais de 350 milhões de encomendas por ano, quando estiverem operacionais.
Para apoiar o seu desenvolvimento, a Amazon afirmou que irá instalar pontos de carregamento elétrico de 360 quilowatts em locais estratégicos, capazes de carregar a bateria de camiões de 40 toneladas de 20% a 80% em pouco mais de uma hora; e irá trabalhar com todas as partes interessadas para apoiar a instalação de mais pontos de carregamento externos em locais adequados para permitir viagens de longa distância.
A Volkswagen Veículos Comerciais apresenta o novo Caddy eHybrid, uma solução única no mercado que permite combinar a autonomia elétrica com as vantagens de um motor de combustão. Já disponível em Portugal, o modelo destaca-se pelo seu preço competitivo, começando nos 24.900 euros + IVA para a versão Life de 5 lugares.
Com uma autonomia elétrica combinada entre os 113-122 km, ideal para deslocações diárias, e o apoio de um motor a combustão para viagens mais longas, o Caddy eHybrid é uma solução mais polivalente do que um convencional veículo elétrico com cerca de 300 km de autonomia.
Com opção de 5 lugares, na versão de distância entre eixos normal, e 7 lugares na versão Maxi, este Caddy é ideal tanto para famílias numerosas como para profissionais que necessitam de maior espaço e funcionalidade. Além disso, o modelo anuncia consumos bastante baixos: 0,4-0,5 l/100 km, em modo híbrido, e 18,3-19,4 kWh/100 km no modo elétrico, com emissões de CO₂ reduzidas a 10-12 g/km.
O carregamento da bateria é igualmente prático e flexível: em carregadores rápidos de corrente contínua (CC) com potência até 40 kW, é possível “encher” de 10% a 80% em apenas 26 minutos. Para carregamentos em corrente alternada (CA) com potência até 11 kW, a bateria pode ser totalmente carregada de 0% a 100% em apenas 2h30, garantindo conveniência e eficiência para diferentes necessidades.
O Caddy eHybrid inclui sistemas avançados como o Front Assist (sistema travagem de emergência autónoma, com aviso de colisão frontal e monitorização de veículos e peões) e Lane Assist (sistema de aviso de saída e manutenção de faixa de rodagem), um painel de instrumentos digital (Cockpit Digital Pro) e a integração com smartphone via App-Connect (Google Android Auto/Apple Carplay). Adicionalmente, o ar condicionado automático bi-zona (Air Care Climatronic) e o sistema Keyless Start garantem conforto e praticidade para o dia a dia.