Comerciais
Novo Mercedes-Benz Classe T já tem preços para Portugal
Com o novo Classe T, a Mercedes-Benz disponibiliza conforto premium no segmento privado de monovolumes compactos, e ao mesmo tempo, permite que todos aqueles que precisam de muito espaço entrem no mundo da marca com a estrela.

O novo monovolume compacto da Mercedes-Benz oferece uma oferta de espaço generosa para toda a família, permitindo colocar até três cadeiras para crianças no banco traseiro, e ainda muito espaço de carga para os entusiastas de lazer e desportistas.

O Classe T combina a multifuncionalidade e uma enorme quantidade de espaço com um elevado nível de equipamento: quer se trate do sistema multimédia de série MBUX ou do travão de estacionamento elétrico, das jantes de liga leve opcionais de 17 polegadas, do KEYLESS-GO, da iluminação ambiente, ou mesmo dos estofos ARTICO, o novo Classe T conta com uma versátil gama de equipamentos que se destacam no seu segmento. Uma vasta gama de equipamentos de segurança de série, incluindo sete airbags e numerosos sistemas de assistência à condução, faz dele um companheiro de última geração, fiável para famílias e entusiastas do lazer.

Os preços começam nos 27.040 euros (IVA incluído) para o T 160 com motorização a gasolina de 75 kW (102 cv) e caixa de velocidades manual (consumo combinado de combustível em conformidade com a WLTP: 6,7 – 7,2 l/100 km, emissões combinadas de CO2: 153 – 162 g/km). Há ainda um motor a gasolina T160 com 102 CV e T180 com 131 CV. A base é o 1332 cm3 desenvolvido em parceria com a Renault.
A Linha Style, de série, centra-se no estilo refinado com toques dinâmicos. As marcas de exclusividade incluem os revestimentos padrão dos bancos em couro ARTICO sintético preto /microfibra MICROCUT, com costura dupla e elementos de acabamento preto de alto brilho nas portas e na consola central. Como opção, estes elementos de acabamento estão disponíveis em amarelo limonite mate e os revestimentos do banco em couro ARTICO sintético preto, com costura contrastante em branco.

A Linha Progressive, disponível em opção, coloca ainda mais ênfase na elegância e nos equipamentos de luxo. Um elemento inconfundível é o acabamento NEOTEX de alta qualidade com costura contrastante na secção superior do painel de instrumentos. Os bancos em couro sintético ARTICO preto, com costura branca e os elementos decorativos em prata mate na consola central e nas portas, acentuam ainda mais o caráter premium do veículo. As portas deslizantes têm vidros elétricos. O exterior faz uma declaração visual com um elemento de acabamento cromado no portão traseiro, jantes de liga leve de 16 polegadas com desenho de 10 raios e faróis LED de alta performance.
Comerciais
Volkswagen comemora os 70 anos da fábrica de Hannover
A Volkswagen assinalou no dia 8 de março os 70 anos da sua fábrica de Hannover, uma das principais unidades de produção da Volkswagen Veículos Comerciais. Foi precisamente nesta fábrica alemã que, em 1956, começou a produção do lendário Volkswagen T1 Transporter, conhecido popularmente como “Pão de Forma”.
Atualmente considerada uma das fábricas automóveis mais modernas da Europa, a unidade prepara-se para atingir em 2026 a marca de 11 milhões de veículos produzidos. Segundo Oliver Blume, presidente do conselho de administração da Volkswagen AG, Hannover representa uma combinação entre tradição e inovação tecnológica, assumindo hoje um papel central na estratégia de mobilidade elétrica e autónoma do grupo.
A fábrica produz atualmente modelos como a Volkswagen Multivan (nas versões diesel e híbrida plug-in) e os elétricos Volkswagen ID. Buzz e Volkswagen ID. Buzz Cargo. Ao mesmo tempo, a unidade já iniciou a pré-produção de uma versão totalmente autónoma do ID. Buzz, cuja produção em série está prevista para 2027. Este modelo deverá tornar-se o primeiro veículo autónomo produzido em larga escala na Europa.

Além da aposta na mobilidade elétrica e autónoma, a Volkswagen está também a investir na sustentabilidade da fábrica. A estratégia inclui o uso exclusivo de eletricidade verde e uma central de cogeração a biomassa, com o objetivo de alcançar produção neutra em carbono até 2040.
A história da fábrica está intimamente ligada às várias gerações do Transporter, do T1 ao T6.1. Atualmente, a nova geração da gama assenta em três modelos principais: ID. Buzz, Multivan e Transporter/Caravelle. Só em 2025, o ID. Buzz registou um crescimento de vendas superior a 100%, enquanto a Multivan aumentou 31%.
Hoje, a fábrica de Hannover emprega cerca de 13 mil trabalhadores e ocupa uma área de aproximadamente 1,1 milhões de metros quadrados, mantendo-se como um dos pilares da produção da Volkswagen na Europa.
Comerciais
Primeiro camião elétrico dos CTT é um eCanter
Os CTT, Correios de Portugal, iniciaram a operação do seu primeiro veículo pesado de mercadorias 100% elétrico na região Norte (Grande Porto), reforçando o compromisso da empresa com a descarbonização da sua atividade logística e marcando um novo avanço na estratégia de transição energética da empresa.
Com uma autonomia aproximada de 200 km, o veículo está, nesta fase inicial, a efetuar serviço na zona da cidade do Porto, assegurando o seu abastecimento. Atualmente realiza cinco percursos semanais de 92 km, estando previsto, para breve, que comece a operar também na zona de Ovar.
“A integração deste pesado de mercadorias 100% elétrico na frota dos CTT representa um passo na modernização dos nossos veículos e um contributo concreto para a redução da nossa pegada carbónica. Estamos a alinhar a renovação da frota com critérios de eficiência e sustentabilidade a longo prazo, assegurando simultaneamente elevados padrões de segurança e maior conforto para as equipas que estão no terreno.
Esta viatura permite-nos testar, em contexto real, novos modelos operacionais, otimizar rotas e preparar de forma progressiva a expansão da eletrificação da nossa frota, garantindo desempenho, fiabilidade e responsabilidade ambiental”, destaca o Gestor de Frota dos CTT, José Coelho.
Além da introdução deste veículo pesado elétrico – que deverá permitir uma redução de cerca de 7 toneladas de CO₂ até ao final do ano -, os CTT irão integrar, ao longo dos próximos meses, 26 pesados de mercadorias movidos a HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) – um biocombustível 100% renovável e sustentável, produzido a partir de resíduos como óleos alimentares usados e gorduras animais. Esta aposta reforça a estratégia de descarbonização da empresa, uma vez que o HVO é um combustível renovável que permite reduzir significativamente as emissões de gases com efeito de estufa face ao gasóleo convencional.
Com esta iniciativa, os CTT dão mais um passo firme no seu compromisso ambiental, promovendo soluções de transporte sustentáveis e consolidando a transição energética em toda a cadeia logística.
-
Notícias2 semanas agoLamborghini não vai apostar nos elétricos
-
Notícias2 semanas agoKia K4 já chegou e já tem preços
-
Comerciais2 semanas agoUE enfrenta falta de 500 mil condutores profissionais do volante
-
Notícias2 semanas agoCuidado com os recall, dão chumbo na inspeção
-
Comerciais2 semanas agoVolkswagen ID. Buzz Cargo recebe versão mista de cinco lugares
-
Curiosidades2 semanas agoEsculpir a alma de um Fenomeno
-
Notícias1 semana ago2025 foi o segundo melhor ano da Autoeuropa
-
Notícias1 semana agoZeekr chega a Portugal pela mão da Salvador Caetano
