Comerciais
Iveco e Enel X iniciam colaboração na eletrificação de veículos comerciais
A Iveco e a Enel X assinaram um memorando de entendimento para acelerar o desenvolvimento de soluções de mobilidade elétrica para comerciais ligeiros, camiões e autocarros.

As duas empresas anunciaram que irão avaliar a forma como os camiões eletrificados da Iveco poderão apoiar a transição da frota da Enel para veículos de emissões zero, ao mesmo tempo que examinam novas oportunidades conjuntas noutros segmentos de transporte.
A colaboração também tem o objetivo de desenvolver uma oferta conjunta que aborde a mobilidade elétrica das frotas comerciais, incluindo, mas não se limitando, a infraestruturas de recarregamento para veículos comerciais ligeiros e pesados.
A Iveco e a Enel X irão aproveitar a sua experiência em Pesquisa & Desenvolvimento e os conhecimentos técnicos para avaliar a interoperabilidade da infraestrutura de carregamento da Enel X com os veículos eletrificados Iveco, bem como o potencial desenvolvimento conjunto de serviços avançados, como por exemplo os carregamentos inteligentes e V2G (Vehicle-to-Grid).
“Iniciámos um caminho rumo às zero emissões de CO2, onde a eletrificação é um facilitador fundamental para se atingir os objetivos de todo o setor de veículos comerciais”, afirmou Luca Sra, Presidente da Truck Business Unit, Iveco Group.
“Estamos totalmente empenhados com este trajeto, sendo que o memorando de entendimento que assinámos com a Enel X marca o início de uma colaboração estratégica para a Iveco com um dos mais avançados protagonistas do setor energético. Estamos confiantes de que tal criará oportunidades para acelerar, ainda mais, a transição energética que estamos a operar.”
A propósito deste acordo, Valerio Vadacchino, Global Head of e-Bus da Enel X, afirmou que a empresa tem como objetivo apoiar a descarbonização das cidades através de soluções inovadoras e sustentáveis, baseadas em dois pilares: eletrificação e digitalização.
“Temos desempenhado um papel ativo ao longo de mais de uma década, em particular na eletrificação dos transportes públicos, oferecendo serviços de valor acrescentado para mais de 3.000 autocarros elétricos”, refere Valerio Vadacchino.
”Parcerias como esta com o Iveco Group – produtor global e líder em veículos limpos – são fundamentais para acelerarmos a transição energética do sector dos transportes, o qual tem ainda um grande contributo em termos de emissões nas áreas urbanas,” sublinha o Global Head of e-Bus da Enel X.
Comerciais
Stellantis Pro One leva ao Salão de Bruxelas o novo Fiat TRIS
A Stellantis Pro One marcará presença no 102.º Salão Automóvel de Bruxelas com a sua gama completa de soluções dedicadas aos profissionais, apresentando também importantes novidades nas áreas da micromobilidade e da personalização.
Em destaque estará a estreia europeia do Fiat Professional TRIS, um veículo de três rodas 100% elétrico concebido para a mobilidade urbana e para as entregas de última milha, que alia dimensões compactas a uma impressionante capacidade de carga útil de até 500 kg e elevada versatilidade.
A oferta de micromobilidade será ainda reforçada com o Citroën Ami Cargo, respondendo às crescentes necessidades das entregas em meio urbano. O stand contará igualmente com edições especiais como o Citroën Berlingo “XTR” e o Opel Vivaro “Sportive”, modelos que combinam conforto, funcionalidade e estilo para o uso profissional.
A Stellantis Pro One dará também destaque ao programa CustomFit, reafirmando o seu compromisso com soluções de conversão e personalização à medida, com qualidade de fábrica e prazos de entrega otimizados. No total, estarão em exposição oito veículos, abrangendo desde a micromobilidade até aos grandes furgões, num conjunto de sete modelos distintos apresentados no stand da marca, localizado no Hall 5.
Comerciais
Isuzu comemora 3 milhões de pick-up exportadas desde a Tailândia
A Isuzu, representada em Portugal pela Astara, alcançou um marco histórico nas suas operações internacionais. A unidade de produção localizada na Tailândia, responsável pelo fabrico da pick-up D-MAX, atingiu o impressionante número de três milhões de unidades exportadas para 120 países, evidenciando a sólida implantação global da marca japonesa.

Desde 2002 dedicada à produção de pick-ups Isuzu para os mercados internacionais, esta fábrica produz não só a versão Diesel da D-MAX, como também a nova D-MAX EV, 100% elétrica, um modelo que assinala um passo decisivo na estratégia de eletrificação da marca.

O êxito da D-MAX reflete-se igualmente no seu desempenho comercial na Europa. Em 2024, o modelo registou um novo recorde de vendas, com 23.132 unidades comercializadas, representando um crescimento de 17% face ao ano anterior. Em Portugal, a D-MAX tem assegurado presença constante no top 3 do segmento, tendo mesmo liderado o mercado no último ano.

A Isuzu D-MAX construiu a sua reputação com base numa robustez e fiabilidade amplamente reconhecidas, tornando-se uma solução versátil tanto para trabalho como para lazer. A estas qualidades juntam-se um design moderno e apelativo, elevados níveis de conforto e sistemas de segurança preparados para enfrentar os desafios mais exigentes.
O modelo disponibiliza uma vasta gama de configurações, com opções de cabina simples, longa ou dupla, tração 4×2 ou 4×4, e três níveis de equipamento.
As versões a gasóleo recorrem ao consagrado motor 1.9 litros turbodiesel common rail, com 164 cv de potência e 360 Nm de binário máximo, associado a uma caixa manual de seis velocidades e em conformidade com as normas de emissões Euro 6d.
Já a D-MAX EV conta com um sistema de propulsão totalmente elétrico composto por uma bateria de 66,9 kWh e dois motores elétricos — um no eixo dianteiro, com 43 kW, e outro no eixo traseiro, com 97 kW — que asseguram uma potência combinada de 140 kW (188 cv) e um binário máximo de 325 Nm. Trata-se da primeira pick-up 100% elétrica disponível no mercado europeu a oferecer carga útil de uma tonelada, tração integral e capacidade de reboque até 3.500 kg.
Em termos de preços, a Isuzu D-MAX com motorização convencional está disponível a partir de 28.680 € + IVA, enquanto a versão elétrica tem um preço inicial de 66.900 € + IVA.
-
Notícias1 semana agoAudi GT50 Concept celebra o motor de 5 cilindros
-
Notícias2 semanas agoMudanças no IUC afinal são só a partir de 2027
-
Motos5 dias agoDois italianos batem recorde do Guiness numa Ducati Scrambler
-
Comerciais4 dias agoIsuzu comemora 3 milhões de pick-up exportadas desde a Tailândia
-
Sem categoria2 semanas agoA nova Gymkhana de Travis Pastrana arrasa na Austrália
-
Notícias4 dias agoNovo Nissan Micra já tem preços
-
Comerciais2 semanas agoScania testa camiões elétricos e a hidrogénio em operações reais
-
Notícias1 semana agoGNR aumenta fiscalização ao álcool até domingo
