Comerciais
Já são mais de 5000 as encomendas da nova Ford E-Transit

O primeiro comercial elétrico de grandes dimensões da Ford já conta com mais de 5000 unidades encomendadas. Os primeiros veículos E-Transit já saíram da fábrica de Gölcük, da Ford Otosan, em Kocaeli, na Turquia, para entrega a clientes de toda a Europa.
A Ford E-Transit é a versão elétrica do furgão de mercadorias mais vendido do mundo, numa nova proposta que lidera o lançamento da assinatura Ford Pro na Europa, assim como de uma nova área de negócio que disponibiliza aos clientes um abrangente conjunto de soluções de software, carregamento, manutenção e financiamento, totalmente integradas num portfeólio de veículos eletrificados e com motores a combustão interna.
A missão da Ford Pro é a a melhorar a produtividade e o tempo útil de utilização, gerar custos mais baixos e facilitar o acesso a tudo o que os diferentes operadores necessitam, numa plataforma construída para uma era elétrica e digital.
A Ford E-Transit foi projetada para permitir a eletrificação das frotas dos operadores, estando disponível em várias versões, cargas úteis, níveis de potência e carroçarias. A Ford Pro realizou testes intensos para aferir a fiabilidade e durabilidade da E-Transit.
A marca também realizou um conjunto de testes em condições reais em clientes com uma frota de 60 unidades de pré-produção, incluindo algumas transformadas. O programa de testes foi efetuado em países como a França, Alemanha, Itália, Holanda, Noruega e Reino Unido.
Os testes ajudaram a Ford Pro a otimizar os seus produtos e serviços de apoio sempre disponíveis, de modo a gerar uma otimização de eficiência e produtividade para as empresas.
Para responder à procura dos novos modelos eletrificados, a Ford Otosan vai investir dois mil milhões de euros e a aumentar o número de empregos em cerca de 3.000 vagas, para aumentar a capacidade de produção de veículos, incluindo a futura geração do modelo Transit Custom.
Comerciais
IVECO conclui com sucesso os testes com camiões semiautónomos

A IVECO concluiu com sucesso os testes da sua tecnologia pioneira desenvolvida com a Plus, uma empresa de software de transporte autónomo com inteligência artificial, com a DSV e com a dm.
Um projeto de vários meses para testar camiões semiautónomos desenvolvidos em conjunto pela IVECO e pela Plus foi concluído com um teste no mundo real. Os resultados do projeto demonstraram as principais vantagens da tecnologia de transporte autónomo: maior segurança, eficiência e economia de combustível.
Os parceiros concluíram, recentemente, uma sessão de testes em Krefeld, na Alemanha, com recurso a um camião pesado IVECO que integrava a solução de assistência ao condutor semiautónoma da Plus. Foi o primeiro teste em estrada desta tecnologia na Alemanha.
Após vários meses de testes exaustivos e validação da tecnologia e formação dos condutores, a solução semiautónoma estava pronta para a realização de testes em estradas públicas. As mercadorias foram entregues em condições reais na rota entre dois armazéns, nas localidades de Krefeld e Hennef.
A solução semiautónoma foi desenvolvida em conjunto pela IVECO e pela empresa de software de condução autónoma Plus, sediada em Silicon Valley, nos EUA. Equipada com a solução de condução altamente automatizada baseada em IA da Plus, juntamente com sensores avançados, como lidar, radar e câmaras, este camião IVECO S-Way oferece ao condutor uma visão de 360 graus em redor do veículo e novas formas de monitorizar o trânsito e a estrada, aumentando a segurança e o conforto.
A tecnologia de condução autónoma da Plus pode realizar com segurança e automaticamente manobras normais de condução em autoestradas, incluindo centralização na faixa, mudanças de faixa iniciadas pelo motorista ou sugeridas pelo sistema, assistência em engarrafamentos e nudging, com o motorista a monitorizar o sistema. Também pode reduzir o consumo de combustível em aproximadamente 10%, diminuindo assim as emissões.
Ao testar a tecnologia, os parceiros do projeto estão a preparar o caminho para a futura entrada em operação de camiões semiautónomos e para o teste de soluções de condução totalmente autónoma para a logística. Espera-se que os camiões autónomos de fábrica estejam disponíveis comercialmente nos EUA até 2027 e, posteriormente, na Europa
Comerciais
Volvo Trucks inspira-se na indústria aeroespacial

A Volvo ganhou recentemente o Green Truck Award 2025 com o Volvo FH Aero, graças ao seu motor altamente eficiente e à nova cabina aerodinâmica do Aero. No entanto, este foi também o primeiro teste real da mais recente tecnologia da Volvo para combater a resistência do ar.
Estabilizadores de fluxo de ar na cabine, defletores de ar ampliados e carenagens do chassis modificadas são alterações discretas, mas poderosas, que fazem uma diferença real na aerodinâmica. Isto significa que a autonomia, o consumo de combustível e as emissões de carbono podem ser melhorados em até 2%, para além da eficiência já alcançada. Em concreto, o Volvo FH Aero com as melhorias aerodinâmicas pode oferecer uma eficiência de combustível até 7% superior à do Volvo FH normal que o substituiu.

As novas funcionalidades estarão agora disponíveis para os clientes que procuram o mais recente em termos de veículos pesados com baixo consumo de combustível, oferecido em várias combinações nos modelos de camiões Volvo FH, FH Aero e FM. Os benefícios dos novos recursos aplicam-se a todos os tipos de combustível: camiões elétricos, a gás e diesel.
“Todo o tempo gasto em simulações e no túnel de vento valeu a pena. Com estas novas mudanças na cabine, somamos ainda mais as grandes melhorias aerodinâmicas do ano passado, que beneficiarão os nossos clientes”, afirma Jan Hjelmgren, responsável pelo departamento de gestão de produtos da Volvo Trucks.
A introdução mais significativa são os estabilizadores de fluxo de ar da cabina, localizados nos cantos superiores desta, ao lado do pára-brisas. Usando um padrão cuidadosamente projetado que consiste em pequenas palhetas oblíquas, os estabilizadores controlam a forma como o ar flui em torno dos cantos da cabina.

“Temos pensado fora da caixa, usando uma técnica comummente aplicada em aviões, carros de Fórmula 1 e turbinas eólicas. Os cantos superiores da cabine são muito importantes para a aerodinâmica e, com o nosso novo sistema de monitorização por câmaras, fomos capazes de identificar novas possibilidades nesta área, utilizando pequenas palhetas para controlar o fluxo de ar em pequena escala, criando um efeito em grande escala. Estes ensinamentos também permitirão a introdução de mais conceitos aerodinâmicos no futuro”, afirma Anders Tenstam, Senior Technology Expert Aerodynamics da Volvo Trucks.
Enquanto os estabilizadores de fluxo de ar da cabine melhoram a aerodinâmica à frente da cabine do camião, também ajudam a criar melhores condições para duas atualizações adicionais: defletores de ar estendidos em 50 mm para reduzir o espaço entre a cabine e o reboque, e carenagens do chassis modificadas para criar um melhor alinhamento com o para-choques traseiro.
Estas três novas características complementam-se de acordo com o princípio 1+1 = 3, o que significa que o impacto positivo global é superior à soma dos benefícios individuais de cada componente.
O novo modelo FH Aero da Volvo é a prova do impacto que a aerodinâmica pode ter na melhoria da eficiência de combustível numa cabina de camião moderna. Graças a uma extensão da cabina de 24 cm e à introdução de várias modificações para reduzir o arrasto, o Volvo FH Aero proporciona melhorias significativas na economia de combustível em camiões pesados que operam em rotas de longo curso.
-
Motos1 semana ago
Miguel Oliveira merecia melhor regresso
-
Comerciais1 dia ago
IVECO conclui com sucesso os testes com camiões semiautónomos
-
Manutenção1 semana ago
Como limpar o carro da sujidade feita pelas crianças
-
Notícias2 semanas ago
Mercedes AMG GT APXGP Edition, uma estrela de cinema
-
Comerciais1 semana ago
Isuzu mostra versão final da D-Max elétrica
-
Sem categoria2 semanas ago
Ford Mustang GTD melhorou no “Inferno Verde”
-
Notícias2 semanas ago
Amazon apoia uma nova marca de elétricos, a Slate
-
Notícias2 semanas ago
Um jogo de xadrez assinado pela Rolls-Royce