Notícias
Renault 4L nacionais terminam o Safari com distinção
As duas Renault 4L da equipa portuguesa Team 4L cumpriram o objetivo de chegar ao fim no East African Safari Classic Rally depois de quase 5.000 quilómetros de prova.
A equipa nacional era composta por duas duplas, António Pinto dos Santos e Nuno Rodrigues da Silva que terminaram em 39º lugar e Pedro Matos Chaves e Marco Barbosa que fecharam a classificação no 41º já que só 41 concorrentes resistiram até ao final da prova.
Para o antigo piloto de Fórmula 1 “o balanço só pode ser positivo pois concluímos uma prova muito difícil, com inúmeras dificuldades, é certo, mas onde a Renault 4L me surpreendeu pelas suas enormes capacidades de transpor todos os obstáculos com que nos deparámos, fossem subidas que eu achava que seriam impossíveis de fazer com um carro de duas rodas motrizes e 34 cv, fossem passagens de areia e ‘fesh fesh’ onde qualquer automóvel convencional teria ficado atolado e ‘sufocado’ ou até fazer 88 km com um amortecedor partido, algo que penso mais nenhum carro conseguiria ter feito, e que, definitivamente, mostraram a validade e resistência da Renault 4L”.
Sem problemas ao nível de motor, caixa de velocidades ou embraiagem, os percalços não foram demasiado dramáticos, o que prova a resistência destes modelos franceses que apesar de não brilharem na classificação final, brilharam com distinção na forma como superaram todas as adversidades conseguindo terminar esta dura aventura.
Notícias
Mais radares de velocidade média
O governo tem a intenção de colocar mais 12 radares de velocidade média nas estradas portuguesas com o objetivo de reduzir a sinistralidade e o número de vítimas mortais e de feridos graves.
Até ao final de 2026 o governo pretende instalar mais 12 radares de velocidade média em várias estradas e essa iniciativa foi anunciada por Rui Rocha, o Secretário de Estado da Proteção Civil, após uma cerimónia de assinatura de um protocolo entre a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e a Lusoponte, empresa que faz a gestão das duas pontes sobre o rio Tejo. Esse protocolo insere-se na iniciativa “Visão Zero – Mais Cidadania para as Estradas de Portugal” que se integra na estratégia europeia para a redução da sinistralidade e do número de mortos e feridos graves em 50% até 2030.
A localização dos novos radares ainda não foi definida e segundo o Secretário de Estado, “estamos a fazer esta avaliação através da ANSR para garantir que estes pontos de controlo sejam encarados como instrumentos de prevenção e que levem os condutores a cumprir as regras estabelecidas”.
Rui Rocha também referiu que em conjunto com a área do governo responsável pela digitalização está a ser analisada uma maior aposta na utilização da inteligência artificial para gerir o tráfego, auxiliar na prevenção de acidentes e também melhorar a resposta das autoridades aos mesmos.
Notícias
Peugeot tem novo motor para o 208 e 2008
A Peugeot apresentou o seu novo motor “Turbo 100” que irá equipar os seus dois modelos mais bem sucedidos no mercado, o 208 e o 2008, substituindo a geração de motores PureTech.
Este novo motor “Turbo 100” da Peugeot é uma unidade a gasolina com três cilindros, 1.199 cc de cilindrada capaz de debitar 101 cv de potência e 205 Nm de binário. Segundo o construtor francês, estamos perante um motor de terceira geração que inclui 70% de componentes novos. Tratam-se de elementos tão importantes como o bloco, novos pistões, um novo turbocompressor de geometria variável que melhora o rendimento do motor a baixas rotações, novo sistema de injeção e ainda uma nova corrente de distribuição que garante uma maior durabilidade, o que vem ajudar a melhorar a fiabilidade.
Este motor começará a equipar o 208 ainda neste mês de março e o 2008 a partir de abril. Haverá também mudanças nos períodos de manutenção que passam de um ano ou 20 mil quilómetros para 2 anos ou 25 mil quilómetros, sendo necessária apenas uma verificação a meio desse período.
-
Comerciais1 semana agoPortagens para camiões na UE passam a depender das emissões de CO₂ já este ano
-
Notícias1 semana agoLand Rover Defender elétrico está a caminho
-
Comerciais6 dias agoForça Aérea Portuguesa reforça frota com novos MAN Lion’s Coach
-
Notícias2 semanas agoLuxo, charme e muito mais no novo Ferrari Amalfi Spider
-
Notícias2 semanas agoRevelada a silhueta do novo Golf elétrico
-
Notícias1 semana agoBMW M3 Touring 24H, um sonho tornado realidade
-
Motos2 semanas agoProdutivos mas curtos, assim foram os testes do “Falcão”
-
Comerciais2 semanas agoMercedes-Benz VLE é a nova geração de monovolumes de luxo da marca alemã

