Comerciais
Mercedes-Benz apresenta o Actros L, maior e mais equipado
Com a legislação que permite cabinas um pouco maiores, a Mercedes-Benz é a senhora que se segue no lançamento de opções que abragem estas novas leis.

Assim, depois da DAF com a cabina XG+ e a Scania com as cabina R e S 30 cm mais compridas, é a vez da Mercedes-Benz mostrar o Actros L, um ca,ião maior e com uma dotação de equipamento superior. As vendas arrancam em julho.
Depois de ter lançado os Actros F, focado na funcionalidade, e a edição limitada Actros Edição 2, é agora a vez deste L que vê a posição do banco do condutor rebaixada 4 cm, para uma direção mais leve e uma visão mais ampla para a estrada. Os faróis em LED de novo design são opcionais e oferecem uma intensidade de luz mais elevada. Mas os sistemas de segurança não se ficam por aqui.

No Actros L está disponível, por exemplo, o Mercedes-Benz Sideguard Assist S1X que comparativamente ao sistema anterior, surge equipado com um função adicional. Já não visa apenas da movimentação de peões e ciclistas, mas se o motorista deixar de responder antecipadamente aos avisos, o sistema pode acionar automaticamente os travões a velocidades de até 20 km/h de forma a parar o veículo.
Outra opção de equipamento deste “L” é o Active Drive Assist de segunda geração. O sistema auxilia ativamente o motorista com orientação longitudinal e lateral do camião e pode manter automaticamente a distância para o veículo que o precede, acelerar e curvar se as condições do sistema forem as necessárias, como as marcações legíveis na estrada, um raio suficiente da curva…

Este sistema inclui ainda um subfunção de Assistência à Travagem de Emergência, que é capaz de travar a fundo se o motorista não estiver a controlar o volante, apesar dos avisos visuais e sonoros. Assim que o camião para, o travão de estacionamento e de imediato ativado. Além disso as portas destrancam-se para que o motorista possa ser socorrido, se for caso disso.
Traz ainda de série o Active Break Assist 5 com função de reconhecimento de peões. Este sistema pode ajudar a evitar acidentes por causa de uma distração do motorista, se o camião correr o risco de colidir com um carro parado à sua frente ou se houver risco de colisão com um peão.

Comerciais
MAN lança primeiro camião elétrico de Natal
Tradição e inovação unem-se num ato simbólico: o camião de Natal da MAN que este ano se estreia com propulsão 100% elétrica. A marca entregou ainda as duas primeiras estações de carregamento de alta potência para o futuro parque de carregamento de veículos comerciais do FC Bayern de Munique, na Allianz Arena.
O projeto, localizado no entroncamento rodoviário a norte de Munique, terá capacidade para carregar até 500 camiões e autocarros elétricos por dia. O lendário jogador do Bayern, Claudio Pizarro, recebeu simbolicamente as estações. A localização é ideal: conta com energia 100% verde, infraestruturas elétricas robustas e um espaço amplo.

Este parque irá apoiar não só o transporte de longa distância, mas também o primeiro autocarro totalmente elétrico do clube. O camião de Natal da MAN funcionou este ano com energia elétrica pela primeira vez. Tem por base um MAN eTGX com seis baterias e uma autonomia de até 570 km. Incorpora tecnologias avançadas como o MAN OptiView e sistemas de assistência em curva baseados em radar.
Dez funcionários da fábrica de Munique passaram seis semanas a decorá-lo; Utilizaram 150 metros de luzes LED, detalhes dourados e um logótipo iluminado; O resultado: um “trenó elétrico” que combina o espírito natalício com a mobilidade sustentável.
Até ao final de dezembro, o camião visitará creches, escolas, organizações sociais e fábricas da MAN em Munique, Nuremberga, Salzgitter e Wittlich.
A iniciativa, que vai já no seu 20º ano, continua a trazer alegria durante o Advento. Mas agora, também transmite uma mensagem clara: a sustentabilidade e a responsabilidade social caminham juntas e com este gesto, a MAN demonstra que a transição para a eletricidade não é apenas técnica.
Comerciais
Stellantis Pro One leva ao Salão de Bruxelas o novo Fiat TRIS
A Stellantis Pro One marcará presença no 102.º Salão Automóvel de Bruxelas com a sua gama completa de soluções dedicadas aos profissionais, apresentando também importantes novidades nas áreas da micromobilidade e da personalização.
Em destaque estará a estreia europeia do Fiat Professional TRIS, um veículo de três rodas 100% elétrico concebido para a mobilidade urbana e para as entregas de última milha, que alia dimensões compactas a uma impressionante capacidade de carga útil de até 500 kg e elevada versatilidade.
A oferta de micromobilidade será ainda reforçada com o Citroën Ami Cargo, respondendo às crescentes necessidades das entregas em meio urbano. O stand contará igualmente com edições especiais como o Citroën Berlingo “XTR” e o Opel Vivaro “Sportive”, modelos que combinam conforto, funcionalidade e estilo para o uso profissional.
A Stellantis Pro One dará também destaque ao programa CustomFit, reafirmando o seu compromisso com soluções de conversão e personalização à medida, com qualidade de fábrica e prazos de entrega otimizados. No total, estarão em exposição oito veículos, abrangendo desde a micromobilidade até aos grandes furgões, num conjunto de sete modelos distintos apresentados no stand da marca, localizado no Hall 5.
-
Notícias2 semanas agoAudi GT50 Concept celebra o motor de 5 cilindros
-
Notícias2 semanas agoMudanças no IUC afinal são só a partir de 2027
-
Motos1 semana agoDois italianos batem recorde do Guiness numa Ducati Scrambler
-
Comerciais1 semana agoIsuzu comemora 3 milhões de pick-up exportadas desde a Tailândia
-
Notícias1 semana agoNovo Nissan Micra já tem preços
-
Notícias2 semanas agoGNR aumenta fiscalização ao álcool até domingo
-
Notícias2 semanas agoFórmula 1 regressa a Portugal em 2027
-
Manutenção2 semanas agoEquipe o seu carro para o inverno
