Manutenção Motos
Como manter a bateria da moto em bom estado

As baterias das motos são um elemento determinante para manter em boas condições pois delas depende se temos moto para arrancar ou não, seja para ir trabalhar ou para viajar. Sendo menores que as dos automóveis, as baterias de moto carregam menos e ao mesmo tempo têm uma menor capacidade de carga. Por isso merecem uma maior atenção.
Se a sua moto está muito tempo parada, se está equipada com um sistema de alarme ou se se aproxima o inverno, estação do ano particularmente penalizadora para as baterias, então fique atento a estes conselhos para que possa manter a bateria da sua moto em condições:
1 – Verifique regularmente o estado da bateria
Ganhe o hábito de ver o estado da bateria tal como vê a pressão dos pneus ou o nível do óleo. Não tem de ser com tanta frequência, mas pelo menos de seis em seis meses veja como se encontra a bateria.
2 – Garanta o bom estado dos terminais
Uns terminais, ou mais vulgarmente chamados bornes da bateria, em mau estado e oxidados além de dificultarem a passagem de corrente elétrica podem também dar origem a fugas de corrente. Por isso deve garantir que estes estão limpos e que permitem um bom contacto com as ligações da moto. Limpe-os bem com um dos vários produto em spray que se encontram no mercado e que além de limparem e retirarem a oxidação também facilitam a passagem de corrente elétrica.
3 – Mantenha o descanso isolado
Sempre que tenha a moto estacionada assegure-se que o descanso repousa sobre uma madeira ou uma borracha. Assim evita que o descanso sendo em metal e estando em contacto direto com o chão permita que hajam descargas de energia.
4 – Evite longos períodos de paragem
Tente evitar que a moto fique parada muito tempo sem andar. O ideal seria que pelo menos a moto andasse cinco quilómetros por dia, pois é o suficiente para evitar que a bateria descarregue. Se necessitar de parar a moto por um período longo superior a três semanas, então desligue os terminais da bateria, o que prolongará a sua carga por mais tempo. Não se esqueça de desligar primeiro o negativo e depois o positivo.
5 – Tenha cuidado com os acessórios
Se equipar a sua moto com muitos acessórios elétricos adicionais tenha especial atenção com a capacidade da mesma. Elementos como iluminação extra, alarmes, sistemas de navegação podem sobrecarregar a bateria. Portanto tenha o cuidado de analisar bem o aumento de consumo de energia e equipe a moto com uma bateria com capacidade par dar resposta a esses equipamentos.
6 – Carregadores inteligentes
Se prevê uma longa paragem da sua moto, em especial durante o inverno, o ideal é pensar em adquirir uma carregador de manutenção inteligente.
Existem vários modelos e marcas de carregadores que podem ser utilizados em baterias de ácido, lítio ou gel. Estes carregadores possuem diversas funções e deve observar isso no momento de adquirir este equipamento. Podem apenas carregar a bateria, podem também regenerar e recuperar e fazer manutenção de carga. No caso dos carregadores de manutenção de carga, estes estão ligados à bateria em permanência (através de uma ficha própria e fácil de ligar e desligar) e monitorizam a carga e repõem sempre que esta baixa de uma determinada voltagem, evitando a quebra de carga da bateria.
Veja um carregador deste tipo como um investimento que lhe evitará comprar baterias novas sempre que imobiliza a sua moto por períodos mais prolongados.
Manutenção Motos
Condução defensiva com a sua moto

Além do controlo da moto, andar em duas rodas exige do motociclista um conjunto de cuidados e capacidade de antecipação que são essenciais para que cada viagem, seja ela pequena ou grande, decorra sem contratempos. Para tal é determinante assumir uma condução defensiva na estrada.
A fragilidade de um motociclista no meio rodoviário é evidente, entre ele e um outro veículo ou o chão pouco mais existe do que o seu equipamento de proteção, por isso o que entre dois carros pode ser um “pequeno toque”, entre um carro e uma moto esse toque pode ter consequências sérias. Portanto é fundamental que quem anda de moto tenha uma postura defensiva aos comandos da sua máquina e por isso aqui lhe deixamos alguns conselhos.
Esteja bem física e mentalmente
Antes sequer de pegar na moto esteja seguro de que está fisicamente e psicologicamente bem. O cansaço, ou uma pequena lesão muscular por exemplo, podem causar um mau estar que lhe retira a atenção e a capacidade de reação necessária para dominar a moto e reagir atempadamente a algum imponderável. Estar mentalmente bem também é importante. Não convém andar de moto quando se está irritado, ou chateado, por exemplo. Isso pode fazer com que o motociclista esteja só a pensar nos problemas e não tenha a atenção necessária na estrada.
Atenção ao piso
Sempre que se faz à estrada é importante redobrar o foco em tudo o que o rodeia. As condições da estrada, buracos, óleo ou gasóleo derramado, objetos caídos, carris do elétrico, piso empedrado, sinalização horizontal que pode ser escorregadia em dias de chuva, entre outros. Estes elementos podem ser armadilhas caso não esteja atento e de um momento para o outro, sem dar por isso, pode perder o controlo da sua moto pelo embate num buraco ou uma perda de aderência por causa de óleo.
As condições climatéricas são outro fator a considerar. A chuva reduz a aderência e a visibilidade e no piso molhado por vezes uma poça que parece inofensiva pode esconder um buraco de grandes dimensões. Além da chuva lembre-se que por vezes com baixas temperaturas o gelo no asfalto pode ser quase impercetível, mas ele está lá.
Faça uma boa gestão das distâncias
Gerir a sua distância para os demais veículos é muito importante. Primeiro assegure-se que mantém uma boa distância de segurança para o veículo à sua frente. Desta forma tem mais espaço e tempo de reação o que lhe permite defender-se melhor de uma travagem brusca ou de uma reação inesperada por parte do outro condutor. Ter também consciência que visualmente uma moto tem uma assinatura menor e é menos percetível nos espelhos retrovisores de um carro, por exemplo, é também importante na sua gestão de uma ultrapassagem ou de perceber se está ou não a circular no ângulo morto do outro veículo.
Naturalmente que em dias de chuva todos estes cuidados com as distâncias devem ser redobrados pois a aderência da moto é menor, os movimentos devem ser menos bruscos (direção, travagem ou aceleração) e por isso, pelo menos, deve duplicar a distância de segurança com que circula em tempo seco.
Tenha sempre uma escapatória
Seja em cidade ou na estrada esteja sempre atento ao ambiente rodoviário que o rodeia e equacione uma trajetória de fuga caso algo corresse mal. Se houvesse uma travagem brusca, um furo ou um acidente, para onde teria de escapar com a sua moto. Teria tempo de travar? Se não tivesse, para que lado desviaria a moto. Qual seria a solução que lhe daria mais segurança? Tendo atenção a isto, o motociclista estará mais preparado e pronto a reagir.
Cuidado com os cruzamentos
Mesmo que estejam devidamente sinalizados e até com semáforos, o motociclista deve estar sempre extremamente atento a cruzamentos, ou bifurcações. Infelizmente, é comum que haja quem passe com o semáforo vermelho e considerando que, mesmo num arranque normal, uma moto rapidamente está no meio do cruzamento, o perigo de ser abalroado é muito grande. Além disso, voltamos novamente ao tema da menor visibilidade de uma moto pelas suas dimensões e silhueta. Lembre-se que os outros podem não estar a perceber a sua presença e “lançarem-se” no cruzamento ao mesmo tempo, tenha o motociclista prioridade ou não.
bento4d toto slot situs toto toto togel situs toto situs toto bento4d situs toto situs togel situs toto situs togel situs toto situs toto situs toto situs toto situs togel situs slot slot online situs slot situs slot bento4d situs totoManutenção Motos
As ferramentas úteis para a sua viagem de moto

Por muito que se planeie uma viagem de moto pode sempre haver contratempos que não estamos à espera e por vezes algumas ferramentas ou objetos simples podem fazer a diferença entre ficar “pendurado” na estrada ou seguir viagem.
É certo que o espaço disponível para levar bagagem numa moto não é muito e só com a recurso a malas ou a mochilas é que se consegue ganhar alguma capacidade para transportar mais algumas coisas, mas há um conjunto de ferramentas que podem ser muito úteis quando um motociclista parte em viagem. Por isso aqui lhe deixamos uma lista com algumas delas e o porquê de poderem ser muito úteis.
Estojo de ferramentas
Pelas razões óbvias é muito útil ter um estojo de ferramentas com uma chave de fendas, chave de porcas e afins, nunca se sabe quando terá de apertar uma peça mais solta na moto fruto da trepidação de uma viagem por exemplo.
Kit de primeiros socorros
Não querendo pensar no pior, um kit de primeiros socorros é importante pois até se tiver de fazer um simples arranjo na moto, pode ter um azar e cortar-se ou algo do género e ter a solução à mão de semear pode resolver logo a situação.
Impermeável
Um fato impermeável não é algo que ocupe demasiado espaço e nunca se sabe quando o clima muda de repente e pode ser a diferença entre chegar seco ao destino ou encharcado com o consequente risco de constipação e de estragar o resto da viagem.
Produtos de limpeza
Um pano de microfibras, uma pequena toalha, lenços, ou toalhetes são sempre uns bons ajudantes nas mais variadas situações, seja com a moto, seja com o motociclista. O pó, lama, suor ou até mosquitos são sempre elementos que não deixam em muito bom estado quem vai aos comandos da moto. Além disso estes panos ou toalhetes podem dar uma grande ajuda a limpar os mosquitos do capacete.
Cuidados pessoais
Um par de meias extra, protetor solar ou repelente de insetos são mais alguns elementos que não são volumosos e podem dar jeito. O sol não perdoa, os insetos também e manter uma boa higiene e saúde nos pés ajuda a manter o conforto do motociclista.
Kit de furo e cintas
Ter um kit de reparação de um furo no pneu é essencial para as grandes viagens. A moto não tem pneu suplente e por vezes basta um kit desta natureza para resolver a situação e não ficar parado na estrada. Se isso acontecer e não tiver solução, ter umas cintas pode ser útil pois poderá encontrar uma alma caridosa numa pick-up ou camião que o ajude a levar a moto até à povoação mais próxima. Levar um medidor de pressão também pode ser importante para aferir a pressão dos pneus.
Alimentação
Para que a viagem corra sempre bem e confortável do ponto de vista alimentar, leve também umas barras energéticas e como é óbvio uma generosa garrafa de água. Uma viagem longa pode desidratar, especialmente no verão e convém estar confortável para manter toda a atenção na estrada. Um sacos estilo “ziploc” também podem ser úteis não apenas para guardar o lixo sem sujar outras coisas na mala ou mochila como também para selar qualquer outra coisa que queira isolar da água da chuva, por exemplo.
bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d situs toto bento4d-
Notícias2 semanas ago
Radares em agosto
-
Notícias2 semanas ago
BMW M3 Touring bate recorde de Nürburgring… outra vez
-
Notícias2 semanas ago
Mercedes mostra grelha do novo GLC Electric
-
Comerciais2 semanas ago
CaetanoBus vai fornecer mais 30 autocarros elétricos da sua nova geração à STCP
-
Comerciais1 semana ago
Stellantis põe travão ao hidrogénio
-
Notícias2 semanas ago
Lego lança mais um “maquinão”
-
Notícias2 semanas ago
Skoda mostra silhueta do Vision 0
-
Comerciais2 semanas ago
O mítico furgão da Mercedes-Benz comemora 30 anos