A Jaguar investigou e descobriu que muitos peões não confiam nos carros autónomos no momento de atravessar uma passadeira.
Muitas pessoas, ou a grande maioria, a primeira coisa que fazem antes de atravessar uma rua é olhar para o motorista do carro que se aproxima para ver se ele as viu, é um tipo de linguagem não-verbal que lhes permite saber se podem atravessar sem ter risco de atropelamento. Com a chegada dos carros autónomos isso desaparecerá, já que teremos que confiar cegamente nos sistemas do veículo e acreditar que ele nos detetou ao atravessar uma rua.
De acordo com uma investigação da Jaguar Land Rover (JLR), 63% dos peões temem por sua segurança ao atravessar uma rua quando um carro que não tem motorista se aproxima. Este número teria aumentado após a tragédia no Arizona, quando um carro autónomo Uber atropelou e matou uma mulher, então a confiança dos peões é muito baixa comparada a esses tipos de veículos.
Dada esta situação, a Jaguar contratou uma equipe de psicólogos cognitivos para ajudá-lo a aprender mais sobre como o comportamento dos veículos afeta a confiança dos seres humanos diante das novas tecnologias. É assim que nasceu o ‘UK Autodrive Project’, que conta com o apoio do governo do Reino Unido e é baseado em “testes de confiança”.
Foi assim que eles projetaram um carro autónomo com dois olhos criados a partir de telas de LED, que são conectados aos sensores do carro e ver onde eles detetam objetos, o que faz com que eles diminuam o ritmo ou parem completamente.
Os primeiros resultados deste experimento mostraram que a confiança do peão aumentou consideravelmente, já que os olhos do veículo seguiram o peão ao atravessar a rua, o que acalmou as pessoas ao enviar a mensagem de que o carro as estava observando.
A Toyota lançou um vídeo onde o foco é o som do motor do Lexus LFA que foi lançado pela marca em 2010 e esse vídeo tem mais de três horas, sim, leu bem, mais de três horas.
Muitos ouvem sons de água, de chuva, da natureza ou de música relaxante para conseguirem dormir, mas se calhar alguns “petrolheads” mais apaixonados pelos motores irão adorar adormecer ao som do V10 que equipa o Lexus LFA de 2010 e para isso podem ver um vídeo de três horas que o canal Toyota Times lançou recentemente.
Este vídeo conta apenas com o som deste motor que foi desenvolvido de forma a ter a melhor banda sonora possível de uma motorização com esta arquitetura. De acordo com Yusuke Nakayama, um dos responsáveis pelo desenvolvimento deste motor, “nas nossas simulações ao acrescentar dois cilindros a um motor V8 a 90º percebemos que o som não era o ideal devido às oscilações entre as ignições nos cilindros e por isso decidimos desenvolver um V10 a 72º”. Ainda segundo Nakayama, este motor tem o “rugido de um anjo”.
A Porsche Track Experience é uma iniciativa da marca alemã que proporciona a emoção da condução em pista com a aprendizagem dada por monitores especializados.
Celebrando o 50º aniversário desde que começou em 1974 com a então denominada Porsche Sportfahrschule, o construtor alemão comemorou o aniversário da Porsche Track Experience condignamente e fez este pequeno vídeo com imagens de vários momentos desta “escola especial” ao longo da sua história: