Curiosidades
Jaguar cria um carro com olhos
A Jaguar investigou e descobriu que muitos peões não confiam nos carros autónomos no momento de atravessar uma passadeira.
Muitas pessoas, ou a grande maioria, a primeira coisa que fazem antes de atravessar uma rua é olhar para o motorista do carro que se aproxima para ver se ele as viu, é um tipo de linguagem não-verbal que lhes permite saber se podem atravessar sem ter risco de atropelamento. Com a chegada dos carros autónomos isso desaparecerá, já que teremos que confiar cegamente nos sistemas do veículo e acreditar que ele nos detetou ao atravessar uma rua.
De acordo com uma investigação da Jaguar Land Rover (JLR), 63% dos peões temem por sua segurança ao atravessar uma rua quando um carro que não tem motorista se aproxima. Este número teria aumentado após a tragédia no Arizona, quando um carro autónomo Uber atropelou e matou uma mulher, então a confiança dos peões é muito baixa comparada a esses tipos de veículos.
Dada esta situação, a Jaguar contratou uma equipe de psicólogos cognitivos para ajudá-lo a aprender mais sobre como o comportamento dos veículos afeta a confiança dos seres humanos diante das novas tecnologias. É assim que nasceu o ‘UK Autodrive Project’, que conta com o apoio do governo do Reino Unido e é baseado em “testes de confiança”.

Foi assim que eles projetaram um carro autónomo com dois olhos criados a partir de telas de LED, que são conectados aos sensores do carro e ver onde eles detetam objetos, o que faz com que eles diminuam o ritmo ou parem completamente.
Os primeiros resultados deste experimento mostraram que a confiança do peão aumentou consideravelmente, já que os olhos do veículo seguiram o peão ao atravessar a rua, o que acalmou as pessoas ao enviar a mensagem de que o carro as estava observando.

Curiosidades
Bugatti Tourbillon, o mestre do ar
Numa série de episódios a Bugatti mostra como desenvolveu o Tourbillon e neste episódio em concreto mostram como foi trabalhada a sua aerodinâmica nos testes no túnel de vento.
A Bugatti criou uma série de vídeos denominada “The New Era” (A Nova Era), onde em cada episódio mostra um pouco do desenvolvimento do Tourbillon. Neste que é o episódio número seis, a Bugatti mostra como foram os testes no túnel de vento com um modelo à escala deste superdesportivo com o intuito de aprimorar a sua aerodinâmica:
Curiosidades
BMW M2 em drift pela fábrica de Munique
A BMW partilhou o vídeo de um M2 que vai evoluindo pelos corredores da fábrica da marca alemã em Munique, sempre de forma espetacular e a queimar pneu em drifts sucessivos.
Com o piloto Elias Hountondji da equipa Red Bull Driftbrothers aos comandos, este BMW M2 não vai apenas dando espetáculo no interior da fábrica da BMW com drift atrás de drift e rasantes milimétricas, ele vai também recebendo as últimas peças que lhe faltam para chegar ao final da linha de montagem completo e pronto para as provas que se seguem.
-
Notícias2 semanas agoVendas automóveis cresceram 6,8%
-
Motos2 semanas agoMiguel Oliveira despediu-se do Algarve com um 14º lugar
-
Notícias2 semanas agoNovo Golf GTI Edition 50 já tem preço
-
Novos2 semanas agoTruques para conduzir à noite
-
Comerciais2 semanas agoNors e Renault Trucks iniciam comercialização da Master e da Trafic em Portugal
-
Notícias1 semana agoNovo Clio já tem preços e já pode ser encomendado
-
Notícias1 semana agoAutoeuropa já fabricou o primeiro lote do novo T-Roc
-
Curiosidades1 semana agoBugatti Tourbillon, o mestre do ar
