Curiosidades
Jaguar cria um carro com olhos

A Jaguar investigou e descobriu que muitos peões não confiam nos carros autónomos no momento de atravessar uma passadeira.
Muitas pessoas, ou a grande maioria, a primeira coisa que fazem antes de atravessar uma rua é olhar para o motorista do carro que se aproxima para ver se ele as viu, é um tipo de linguagem não-verbal que lhes permite saber se podem atravessar sem ter risco de atropelamento. Com a chegada dos carros autónomos isso desaparecerá, já que teremos que confiar cegamente nos sistemas do veículo e acreditar que ele nos detetou ao atravessar uma rua.
De acordo com uma investigação da Jaguar Land Rover (JLR), 63% dos peões temem por sua segurança ao atravessar uma rua quando um carro que não tem motorista se aproxima. Este número teria aumentado após a tragédia no Arizona, quando um carro autónomo Uber atropelou e matou uma mulher, então a confiança dos peões é muito baixa comparada a esses tipos de veículos.
Dada esta situação, a Jaguar contratou uma equipe de psicólogos cognitivos para ajudá-lo a aprender mais sobre como o comportamento dos veículos afeta a confiança dos seres humanos diante das novas tecnologias. É assim que nasceu o ‘UK Autodrive Project’, que conta com o apoio do governo do Reino Unido e é baseado em “testes de confiança”.
Foi assim que eles projetaram um carro autónomo com dois olhos criados a partir de telas de LED, que são conectados aos sensores do carro e ver onde eles detetam objetos, o que faz com que eles diminuam o ritmo ou parem completamente.
Os primeiros resultados deste experimento mostraram que a confiança do peão aumentou consideravelmente, já que os olhos do veículo seguiram o peão ao atravessar a rua, o que acalmou as pessoas ao enviar a mensagem de que o carro as estava observando.
Curiosidades
O “manifesto do não” da Hispano Suiza

Com 120 anos de história, a Hispano Suiza renasceu em 2019 como fabricante de modelos desportivos totalmente elétricos recuperando e neste vídeo do seu “manifesto do não” explica muito do que é o seu ADN.
Fundada em 1904 por Damián Mateu e Marc Birkigt, a Hispano Suiza sempre se propôs a construir modelos exclusivos com elevada qualidade, luxo, elegância e potência. Neste vídeo onde explica o seu “manifesto do não” e como o “não” é importante para continuar o seu caminho de inovação e de rompimento de barreiras estabelecidas, a Hispano Suiza mostra também o seu desportivo 100% elétrico Carmen em acção em pista.
Curiosidades
O filme sobre o fundador do Museu do Caramulo

A história do grande impulsionador do Museu do Caramulo, João de Lacerda, foi contada num filme documentário que pode agora ser vista no canal de Youtube do museu e assim ficar a conhecer a visão e trabalho que fez nascer aquele que é hoje um dos pólos mais importantes de cultura automobilística no nosso país.
Nascido em 1923 no Caramulo, João de Lacerda foi um nome incontornável no panorama automobilístico nacional e também internacional. Apaixonado pelos motores ele foi o grande impulsionador do Museu do Caramulo, projeto iniciado pelo seu irmão Abel, que faleceu antes de ver nascer esse sonho, tendo João de Lacerda decidido terminar e perpetuar a obra iniciada pelo irmão.
Neste filme documentário feito pelo Museu do Caramulo com a colaboração da RTP2 ficamos a conhecer a vida e o legado de João de Lacerda como empreendedor, colecionador e também… visionário.
-
Comerciais1 semana ago
China prepara entrada no mercado europeu dos camiões elétricos
-
Curiosidades4 dias ago
O “manifesto do não” da Hispano Suiza
-
Notícias2 semanas ago
A Lancia vai voltar aos ralis
-
Motos5 dias ago
Miguel Oliveira vai para a BMW no WorldSBK
-
Notícias2 semanas ago
Yangwang U9 Extreme é o mais veloz do mundo
-
Notícias2 semanas ago
Kia mostrou o K4, o sucessor do Ceed
-
Notícias1 semana ago
O primeiro AUDI só para a China já é um sucesso
-
Motos2 semanas ago
Honda “Mia” portuguesa ganha a prata no Honda Customs 2025