Comerciais
IVECO e Ford Trucks assinam acordo para nova cabina de camião

A Ford Trucks, a marca de veículos comerciais pesados da Ford Otosan, e a IVECO, a marca do Grupo Iveco N.V. que concebe, fabrica e comercializa veículos comerciais ligeiros, médios e pesados, anunciam hoje a assinatura de um Acordo de Desenvolvimento Conjunto (ADC) vinculativo para a conceção e engenharia de uma nova cabina para camiões pesados.

Este acordo surge na sequência do Memorando de Entendimento (MoU) exclusivo e não vinculativo anunciado pelas duas empresas em14 de março de 2024, transformando-o num projeto operacional. O JDA é um quadro contratual para o co-desenvolvimento de uma nova cabina para camiões pesados, bem como para o fornecimento comum, quando aplicável. Ambas as empresas fabricarão e montarão a cabina nas suas próprias instalações, personalizando conceitos de design de estilo específicos e vendendo os produtos sob as suas marcas respetivas, Ford Trucks e IVECO.
A nova cabina irá aumentar a competitividade de ambas as marcas, oferecendo uma solução em conformidade com a futura norma Diret Vision da UE, com uma aerodinâmica melhorada para reduzir as emissões de carbono. A tónica será colocada no conforto, segurança, aerodinâmica e modularidade da cabina, dando simultaneamente prioridade à relação custo-eficácia e à total compatibilidade com todos os grupos motopropulsores. Prevê-se que as primeiras cabinas estejam prontas para produção em 2028. Através deste acordo e como resultado do seu esforço conjunto, as duas empresas obterão uma nova família de cabinas modulares de topo de gama com tecnologia de ponta, muito superior às cabinas anteriormente planeadas, promovendo simultaneamente poupanças significativas nos investimentos. O montante total estimado das despesas a efetuar pelas partes no âmbito da ADC é de 343 milhões de euros.
Estiveram presentes na cerimónia de assinatura Güven Özyurt, Diretor-Geral da Ford Otosan; Emrah Duman, Vice-Presidente da Ford Trucks; Olof Persson, CEO do Grupo Iveco; e Luca Sra, Presidente da Unidade de Negócios de Camiões do Grupo Iveco.

Emrah Duman, Vice-Presidente da Ford Trucks, destacou a dedicação da Ford Trucks à engenharia, inovação e fornecimento de soluções de alta qualidade para a indústria de veículos comerciais pesados: “Na Ford Trucks, estamos empenhados em ultrapassar os limites da excelência da engenharia. Este Acordo de Desenvolvimento Conjunto é uma prova da nossa capacidade de conceber e desenvolver soluções de ponta que não só satisfazem como excedem os padrões em evolução do sector.
Ao unir forças com a IVECO, estamos a aumentar a nossa capacidade de fornecer cabinas inovadoras e de elevado desempenho que estabelecerão novos padrões de referência em termos de segurança, aerodinâmica e conforto do condutor, assegurando simultaneamente a eficiência de custos e a conformidade regulamentar.”
Luca Sra, Presidente da Unidade de Negócios de Camiões do Grupo Iveco, afirmou: “Estamos entusiasmados por levar a nossa parceria com a Ford Trucks para o próximo nível através deste acordo. Partilhando conhecimentos de engenharia e combinando os nossos pontos fortes, vamos criar um produto que estabelece novos padrões de segurança, eficiência, qualidade e conforto do condutor. Este acordo é um passo estratégico que permitirá à IVECO e à Ford Trucks permanecerem na vanguarda do mercado, bem preparadas para cumprir os novos regulamentos e oferecer qualidade e valor excecionais aos nossos clientes.”
Comerciais
eActros 600 desafia recorde mundial do Guiness em marcha-atrás

A Mercedes-Benz Trucks está a preparar uma ação ousada para voltar a entrar no Guinness World Records. Desta vez, o desafio consiste em unir inovação, destreza e sustentabilidade: percorrer a maior distância em marcha-atrás com um camião articulado.

O veículo selecionado para a tentativa de estabelecimento de um novo recorde mundial é o mais recente modelo da Mercedes-Benz, o eActros 600, um camião elétrico de longo curso que apresenta o potencial para revolucionar o setor de transportes.
A tentativa de estabelecer um novo recorde ocorrerá no dia 4 de junho, no circuito Motorsport Arena Oschersleben, localizado na Saxónia-Anhalt, na Alemanha. A missão da Mercedes-Benz Trucks é inequívoca: superar os 89 quilómetros percorridos em 2020 por um camião a gasóleo nos Estados Unidos, com o objetivo de conduzir mais de 100 quilómetros em marcha-atrás, colocando o eActros 600 na história.

A jornada não se esgota no circuito de pista fechada. Após estabelecer um novo recorde, o Mercedes-Benz eActros 600 será submetido a uma demonstração de habilidades excecionais e a uma visibilidade sem precedentes para a mobilidade elétrica. Nesse sentido, o veículo será desafiado a percorrer 30 quilómetros em marcha-atrás por estradas públicas. O destino final será o Daimler Truck Global Parts Center, em Halberstadt, na Alemanha, cuja inauguração oficial está agendada para 10 de julho do corrente ano. A partir de então, este centro será responsável pelas entregas globais de peças para os camiões da marca Mercedes-Benz.

Ao comando do eActros 600 estará Marco Hellgrewe, um veterano das Forças Armadas Alemãs e entusiasta pelos camiões. Hellgrewe é detentor de um lugar de destaque neste tipo de feitos pois foi ele quem estabeleceu o recorde anterior, em 2008, quando percorreu 64 quilómetros em marcha-atrás com um camião a gasóleo. Atualmente, o mesmo volta a desafiar os limites, desta vez com a tecnologia elétrica e o inovador Mercedes-Benz eActros 600.
Comerciais
Flynt anuncia furgão elétrico com 500 km de autonomia

A Stellantis e a Renault têm motivos para se preocupar. Líderes incontestáveis na Europa no setor de veículos utilitários elétricos, os dois construtores veem chegar um número crescente de concorrentes cada vez mais competitivos. É o caso da Flynt, uma marca chinesa que acaba de revelar o eLCV: um veículo comercial movido a eletricidade, com números impressionantes.

Não conhece a Flynt? É normal, pois trata-se de um fabricante que pode ser considerado «emergente» no cenário da mobilidade sustentável. A empresa chinesa deu que falar recentemente ao apresentar o seu primeiro veículo utilitário leve totalmente elétrico. Concebido desde o início para responder às necessidades dos profissionais europeus, é o resultado de uma colaboração com a MiracoMotor, uma filial do grupo chinês GAC. O furgão assenta numa plataforma elétrica dedicada, sem compromissos com modelos térmicos existentes.
Também concebido para utilização em ambientes urbanos, rurais e para entregas de última milha, o veículo apresenta características técnicas de alto nível para o seu segmento. De acordo com os primeiros dados técnicos revelados, ele vem equipado com uma bateria de iões de lítio NMC (níquel-manganês-cobalto) com capacidade de 100 kWh, que oferece até 500 km de autonomia de acordo com o ciclo WLTP, com um consumo médio de 20 kWh/100 km. Oferece uma capacidade de carga de até 1630 kg e um volume útil modulável entre 8,7 e 16,5 m³.

Equipada com uma arquitetura de 800 V – contra 400 V para toda a concorrência –, a carrinha beneficia de uma recarga CA até 22 kW e de recarga rápida CC até 220 kW, permitindo passar de 30 a 80% em 20 minutos. Esta tecnologia também permite funcionalidades como o vehicle-to-grid (V2G) e o vehicle-to-load (V2L). Todo o equipamento tecnológico já é compatível com a condução autónoma de nível 4, mas, tendo em conta a evolução da legislação na Europa, terá de se contentar com um nível 2 por enquanto.
A experiência a bordo pretende ser decididamente moderna, com instrumentação digital que inclui um ecrã central de 12,8 polegadas e um painel digital de 8,8 polegadas. A conectividade é assegurada pela compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto sem fios. O design privilegia a praticidade: acessos ergonómicos, posto de trabalho móvel e conectividade alargada. Em suma, as promessas são bastante aliciantes.
A Flynt desenvolveu este modelo em estreita colaboração com operadores europeus ativos na logística, construção e serviços. As especificações finais refletem as suas exigências, segundo a Flynt, nomeadamente baixo custo total de propriedade (TCO), manutenção reduzida, tempo de recarga curto e grande capacidade de carga. Embora o design seja europeu, a produção será assegurada na China.
-
Notícias2 semanas ago
Condutor de Nova Iorque bateu recorde de multas
-
Notícias Motos2 semanas ago
Figueira da Foz vai receber o Dia Nacional do Motociclista
-
Notícias2 semanas ago
Kia EV3 foi eleito o Carro Mundial do Ano 2025
-
Manutenção1 semana ago
Maus sinais da correia de distribuição
-
Comerciais2 semanas ago
Vision V da Mercedes-Benz mostra o que os furgões podem oferecer
-
Comerciais3 dias ago
Flynt anuncia furgão elétrico com 500 km de autonomia
-
Notícias2 semanas ago
Ecar Show 2025 arranca a 23 de maio na FIL
-
Comerciais2 semanas ago
Volkswagen LT comemora 50 anos com a ajuda da Crafter