Comerciais
Mercedes-Benz Econic comemora 25 anos
Um verdadeiro pioneiro celebra o seu quarto de século: graças a um constante aperfeiçoamento e ao seu valor para desbravar novos caminhos, o Mercedes-Benz Econic assegurou um papel de pioneiro no setor.

O inovador Special Truck demonstra a sua vitalidade na gestão de resíduos, na construção, no transporte e em tantos outros campos de aplicação. Com a introdução de soluções de propulsão ecológicas, como a tecnologia de gás natural e a propulsão totalmente elétrica, o Econic mostra como será o futuro da mobilidade.

A viagem do Econic começa em 1998, quando a Mercedes-Benz Special Trucks apresenta o primeiro Econic como veículo especial de piso rebaixado. O que o público da feira Entsorga da época não sabia era que durante os 25 anos seguintes, o Econic impulsionaria a inovação em terrenos como a eficiência e o respeito pelo meio embiente, deixando a sua marca nas estradas de todo o mundo.
No seus primórdios, na época em Arbon, uma pequena cidade da orla suíça do lado de Constança, o Special Truck fez história na indústria. Devido ao grande sucesso inicial da estrela Low Entry, três anos depois a gama foi ampliada com uma versão de tração 6×4 e uma 8×4/4. Em 2002, a Mercedes-Benz demonstra a sustentabilidade do camião: o Econic será o primeiro veículo do seu segmento com motor de gás natural.

Em 2003, a produção do Econic foi transferida para Wörth, onde ainda permanece. Dois anos depois, celebra-se a saída de produção do Econic número 5000, um sinal da sua crescente popularidade entre os vários utilizadores um pouco por todo o mundo. Em 2009, o Econic chega à barreira das 1500 unidades entregues anualmente, e dois anos depois o contador de produção mostra nada mais nada menos, o número das 10 mil unidades.
Com a estreia mundial da nova geração em 2013, foram estabelecidos componentes básicos que ainda se utilizam atualmente. Para seguir cumprindo com o seu compromisso com a sustentabilidade, em 2022 foi alcançada outra marca importante: a introdução do Econic totalmente elétrico, que agora complementa o modelo convencional.
Comerciais
Renault Trucks cria corredor logístico 100% elétrico em França
A Renault Trucks, em parceria com o transportador Malherbe, implementou um corredor logístico totalmente elétrico em França, ligando Blainville-sur-Orne, Bourg-en-Bresse e Lyon, para o transporte de cabines, motores e eixos entre as suas unidades industriais.
O corredor opera segundo o princípio do just in time, assegurando o abastecimento contínuo das linhas de montagem. As cabines produzidas em Blainville-sur-Orne seguem para Bourg-en-Bresse, enquanto os motores e eixos fabricados em Lyon são enviados para Blainville-sur-Orne.
A operação é realizada com uma frota de 22 camiões elétricos Renault Trucks E-Tech T, distribuídos por dois circuitos logísticos, permitindo percursos diários superiores a 700 quilómetros através de um sistema de revezamento de veículos e condutores, sem paragens para carregamento durante o transporte.
Com este modelo, a marca estima evitar a emissão de cerca de 2.869 toneladas de CO₂ por ano, reforçando o seu compromisso com a descarbonização e com uma logística mais eficiente e sustentável.

Comerciais
Renault 4 E-Tech aposta forte na versão van
A Renault apresentou a versão comercial do 4 E-Tech, uma variante pensada para uso profissional que privilegia a capacidade de carga em detrimento da lotação.
Para esse efeito, o modelo abdica da segunda fila de bancos, passando a disponibilizar 1.045 litros de volume útil, com capacidade para transportar mercadorias até 1,2 metros de comprimento, além de um compartimento de arrumação inferior adicional. A carga útil anunciada é de 375 kg.

Esta versão elétrica do 4 E-Tech foi desenvolvida segundo as especificações de veículo comercial ligeiro N1 pela Qstomize, subsidiária da Renault especializada em conversões, sendo produzida na mesma unidade de Maubeuge onde é fabricado o modelo de passageiros.
No mercado francês, o Renault 4 E-Tech comercial tem preços a partir de 29.300 euros (antes de impostos) na versão equipada com bateria de 40 kWh e motor de 120 CV (88 kW), que oferece uma autonomia de até 307 km. Está também prevista uma variante mais potente, com 150 CV (110 kW) e bateria de 52 kWh, capaz de atingir uma autonomia máxima de 409 km. Em ambas as versões, o carregamento rápido permite recuperar de 15 a 80% da bateria em cerca de 30 minutos.

-
Notícias1 semana agoRadares em dezembro
-
Notícias2 semanas agoFiat Topolino já tem preços e já pode ser encomendado
-
Comerciais2 semanas agoRenault Trucks lança novas versões elétricas do E-Tech T
-
Motos1 semana agoInspeções às motos não avançam na Europa
-
Comerciais2 semanas agoFord E-Transit Custom recebe tração integral e nova bateria para maior autonomia
-
Notícias2 semanas agoJá foram fabricados 100 mil Renault 5 E-Tech Electric
-
Notícias2 semanas agoFalta de comandos manuais vai ser considerada pela EuroNCAP
-
Manutenção2 semanas agoCuidado com o que come e bebe no Natal
