Notícias
O novo BMW iX3 é o primeiro “Neue Klasse”

Marcando uma mudança a vários níveis, o novo BMW iX3 nada tem a ver com qualquer modelo atual do construtor bávaro. É o primeiro “Neue Klasse”, ou seja, o primeiro de toda uma nova geração de modelos BMW que rompe com o que a marca tem feito até agora.
Acima de tudo estamos perante uma nova família de modelos onde o foco é cada vez mais eletrónico, do software dos sistemas e da conectividade e interação com os ocupantes do que propriamente “mecânico”. Este iX3 abre as portas desse novo mundo da BMW e começa logo por uma estética disruptiva com os anteriores modelos da marca com um duplo rim mais pequeno do que o habitual, mas bem destacado na grelha frontal que termina nas óticas em LED. A traseira é dominada por dois conjuntos óticos proeminentes. O interior é simples, moderno e dominado pelo ecrã central de 15″, pelo novo volante e também pelo sistema Panoramic iDrive que está posicionado na base do para-brisas, dando o mais variado tipo de informação.
Além desta “revolução” estética, o novo iX3 marca também uma mudança substancial na sua arquitetura que é agora baseada num sistema elétrico de 800 V com uma capacidade de carregamento de 400 kW que lhe permite que em apenas 10 minutos de carregamento ele ganhe cerca de 350 quilómetros de autonomia, mais coisa, menos coisa.
A versão apresentada, o BMW iX3 50 xDrive conta com dois motores elétricos, um em cada eixo que em conjunto lhe dão uma potência de 469 cv e um binário de 645 Nm. São alimentados por uma nova solução de baterias de capacidade líquida que lhe dão uma autonomia de 805 quilómetros. Em termos de prestações, esta versão atinge os 210 km/h e acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos.
Não havendo ainda valores definidos pela marca para esta versão, estima-se que custará mais de 70 mil euros, sendo que as primeiras unidades deverão começar a chegar ao mercado nacional a partir da primavera do próximo ano. Posteriormente o construtor alemão deverá lançar uma versão do iX3 menos potente e com um preço mais competitivo.




Notícias
O novo Toyota Corolla entra numa nova era

A futura geração do Toyota Corolla será revelada no próximo Salão Automóvel de Tóquio que arranca a 30 de outubro, mas já há algumas imagens teaser de como será o próximo Corolla e a rutura com o passado é assinalável.
Esta será a 13ª geração do Toyota Corolla que começou a sua impressionante história em 1966 e até hoje conta já com mais de 50 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Agora as primeiras imagens desta nova geração do Toyota mostra uma mudança estética considerável face ao antecessor, mas as novidades não se ficarão por aqui. Não havendo ainda muitos dados concretos, sabe-se que este Corolla poderá vir a ter uma versão totalmente elétrica, o que encaixa no objetivo do construtor de ter 15 modelos totalmente elétricos na sua gama até 2027 e faria desta geração a primeira a ter um Corolla 100% elétrico.



Notícias
Mercedes surpreende com o Vision Iconic

Ninguém esperava uma surpresa destas no mundo automóvel atual, mas a Mercedes-Benz surpreendeu e de que maneira com o Vision Iconic Concept Coupé, um protótipo que pode dar indícios sobre o futuro estético da marca, mas que para já é pura e simplesmente impressionante.
Poucas são as criações atuais no mundo automóvel que nos fazem ficar a contemplar indefinidamente, mas este Mercedes-Benz Vision Iconic Concept Coupé consegue isso mesmo. Esteticamente mostra a sua inspiração em modelos e traços icónicos criados pela marca alemã no passado. Nele podemos “ver” o 600 Pullman relembrado na grelha frontal ou o 300 SL Gullwing na forma da traseira, por exemplo. Uma longa e imponente frente mas com uma linha que fluí pelo para-brisas e tejadilho até à traseira.
O interior é um misto de futurismo, revivalismo, “steam punk” e art déco. Podia correr tudo mal, mas não, tudo está no sítio certo, dando-lhe um ambiente único, luxuoso, moderno e saudosista. A Mercedes teve o dom de transformar aparentes paradoxos numa criação harmoniosa cheia de referências e novas ideias.
Mas também na sua essência o Vision Iconic Concept é inovador e “visionário”, como o seu próprio nome indicia. A sua pintura inclui uma camada fotovoltaica muito fina que reforça a capacidade de eletrificação do sistema e segundo a marca esta solução permite aumentar a autonomia em cerca de 12 mil quilómetros por ano. Preparado para condução autónoma Nível 4, o Vision Iconic Concept utiliza um sistema de computação neuromórfica cujo funcionamento se baseia no cérebro humano e que de acordo com a Mercedes além de ser mais rápido a interpretar o ambiente que rodeia o veículo, também consome menos energia.
Este exercício de estilo e demonstração de vitalidade e criatividade por parte da Mercedes-Benz com este Vision Iconic Concept deixa perceber que muitas ideias aqui reveladas podem vir a ser incorporadas em modelos futuros, nomeadamente que sabe se o Classe S Coupé não irá herdar alguns traços, mas… bom mesmo era ver o construtor germânico transformar este protótipo num modelo real.




-
Notícias6 dias ago
Radares em outubro
-
Notícias1 semana ago
Condicionamentos na Ponte 25 de Abril a partir de hoje
-
Notícias2 semanas ago
Mercedes vai reduzir emissões através do alumínio
-
Comerciais2 semanas ago
Mercedes-Benz Trucks lança novo eActros 400 inspirado no 600
-
Notícias1 semana ago
Bentley “brinca” com as cores
-
Comerciais2 semanas ago
Novos eDELIVER 5 e eDELIVER 7 da Maxus já estão à venda
-
Motos2 semanas ago
Miguel Oliveira volta a pontuar
-
Notícias1 semana ago
Porsche mostra interior do novo Cayenne elétrico