Notícias
Giamaro Katla, um colosso com mais de 2.000 cv

O Giamaro Katla é o novo hiperdesportivo italiano e surge com um cartão de visita bem invejável, pois tem mais de 2.000 cv de potência e um peso de apenas 1.450 quilos.
Pensado como um desportivo da “velha guarda”, ou seja, apenas propulsado por um motor a combustão, sem qualquer recurso a soluções elétricas, o Giamaro Katla conta com um imponente motor V12 com 7,0 litros de capacidade e quatro turbos para, na sua versão mais potente, lhe dar cerca de 2.157 cv de potência e 2.008 Nm de binário. A potência do motor é transmitida às rodas traseiras através de uma caixa automática de 7 velocidades.
Com o chassis monocoque construído em fibra de carbono e uma carroçaria em alumínio, o Giamaro Katla pesa apenas 1450 kg, o que lhe dá uma impressionante relação peso potência de 0,67 kg/cv. A título comparativo, o Bugatti Tourbillon tem uma relação peso potência de 1,10 kg/cv, quase o dobro.
Ainda não foi divulgada mais informação definitiva pois ainda há alguns elementos em fase de desenvolvimento como uma caixa de dupla embraiagem de 11 velocidades, por exemplo. O único dado mais concreto é que este Katla estará disponível com duas versões de potência, a de 2.157 cv e outra com 1.670 cv e que serão produzidas 100 unidades que deverão começar a ser entregues em 2027 com um preço unitário de 2,1 milhões de euros sensivelmente, antes de adicionar opcionais e impostos.



Notícias
Novo Porsche Macan GTS elétrico já tem preço

A Porsche revelou o seu novo Macan GTS elétrico, uma proposta bem “apimentada” pois tem um legado de respeito para defender já que tem no seu sobrenome a sigla GTS.
A primeira vez que surgiu a sigla GTS na Porsche foi em 1963 no Porsche 904 Garrera GTS e era sinónimo de uma prioridade ao prazer de condução com uma alma mais desportiva e emotiva. Agora o novo Macan GTS elétrico chega também ele com um caráter mais desportivo e os 571 cv de potência são logo um bom cartão de visita. Equipado com o mesmo motor elétrico que o Macan Turbo, a potência máxima de 571 cv é conseguida em modo overboost, sendo que em modo “normal” esse valor desce para os 521 cv. Isto permite a este SUV acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos e atingir uma velocidade máxima de 250 km/h limitados eletronicamente. Com uma bateria de 100 kwh o Macan GTS tem uma autonomia de 586 quilómetros e, considerando um carregamento de 297 kWh, bastam 20 minutos para carregar de 10% a 80%.
Com uma menor altura ao solo, que foi reduzida em cerca de 10 mm, este Porsche conta com o sistema de suspensão pneumática ativa PASM, afinado especificamente para este Macan GTS. O mesmo foi feito com a “sonoridade” desta versão já que o Porsche Electric Sport Sound inclui o modo GTS que lhe dá um caráter ainda encorpado e único. A tração integral é gerida eletronicamente e incorpora também o Porsche Torque Vectoring Plus que vai refinar ainda mais a agilidade deste SUV.
Em termos estéticos o Macan GTS conta com jantes de 21″, para-choques Sport Design e saias laterais além de vários elementos em preto. No habitáculo a alma mais desportiva faz-se sentir com destaque para os bancos desportivos elétricos em Race-Tex e pele preta, havendo ainda o GTS Interior Package que acrescenta alguns elementos em fibra de carbono com a sigla GTS e costuras dos bancos e dos cintos de segurança na cor da carroçaria.
Este novo Porsche Macan GTS surge no mercado nacional com um preço a partir de 108.221 euros e já pode ser encomendado.


Notícias
Ferrari celebra memória do F40 com o SC40

Inspirado nas linhas do saudoso e emblemático Ferrari F40, o SC40 é uma criação única da marca de Maranello no verdadeiro sentido da palavra pois só existirá uma única unidade.
O Ferrari F40 foi um dos modelos mais carismáticos do construtor italiano com o seu motor V8 biturbo, 478 cv de potência, uma velocidade máxima de 324 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos e uma beleza única, ele marcou os sonhos de uma geração… ou mais que uma. Desenhado pela Pininfarina o F40 foi o último modelo da Ferrari que ainda recebeu o aval de “Il Commendatore” Enzo Ferrari, que viria a falecer um ano depois do lançamento deste supercarro.
Agora a Ferrari recupera muitos dos elementos estéticos que fizeram do F40 um ícone e utilizando como base um Ferrari 296 GTB vemos neste SC40 uma frente que, mesmo sem os faróis escamoteáveis, lembra claramente o F40, o mesmo se podendo dizer sobre a traseira onde a grande asa não engana sobre de onde veio a sua inspiração. No fundo estamos perante um exercício de estilo pois mecanicamente este SC40 é um 296 GTB com o seu motor V6 inserido num sistema híbrido que no total debita 830 cv de potência máxima.
Não foram revelados valores deste Ferrari SC40 e só se confirma que existirá um, sendo que uma réplica em tamanho real estará exposta para a posteridade no museu da marca do “Cavallino Rampante” em Maranello.




-
Notícias2 semanas ago
Radares em outubro
-
Notícias2 semanas ago
Condicionamentos na Ponte 25 de Abril a partir de hoje
-
Notícias2 semanas ago
Renault mostra mais um pouco do novo Twingo
-
Manutenção2 semanas ago
Cuidado com o conta-quilómetros
-
Notícias6 dias ago
O novo Toyota Corolla entra numa nova era
-
Notícias1 semana ago
Renault já mostrou ao vivo o novo 5 Turbo 3E
-
Comerciais2 semanas ago
Volvo Trucks conquista 5 estrelas no Euro NCAP
-
Motos1 semana ago
Indian bate recorde em Bonneville