Comerciais
Vision V da Mercedes-Benz mostra o que os furgões podem oferecer
Quando foi a última vez que viu um concept de um furgão? As carrinhas grandes ainda não morreram. Numa reviravolta fatídica, a Mercedes-Benz quer levá-las a um nível totalmente novo. Veja este concept Vision V, um veículo que pode ser o futuro das viagens de ultra-luxo no mundo da Mercedes.

O Vision V estreou-se na Auto Shanghai na China e, sim, a Mercedes está a falar muito a sério sobre o facto de ser um veículo de luxo. De acordo com o comunicado de imprensa, o concept Vision V “encarna o auge dos veículos multiusos (MPV) luxuosos e elegantes para exceder as mais elevadas expetativas dos clientes”.

Traz um ecrã de TV 4K retrátil de 65 polegadas. É complementado por um sistema de som surround Dolby Atmos com 42 altifalantes que pode ser utilizado para ver filmes ou jogar vídeojogos. Se isso não for suficiente, os “excitadores” incorporados nos bancos fornecem feedback relacionado com o que estiver a ouvi e a verr. Aparentemente, o futuro das viagens de luxo assemelha-se mais a uma festa em casa do que a uma sesta.

Uma divisória de vidro separa o “lounge” do habitáculo e pode ser regulada para ser transparente ou opaca, para maior privacidade. Os bancos são ajustáveis e configuráveis eletricamente, e existe até uma “fragrância refinada” num frasco que contribui para a experiência sensorial. Em alternativa, pode abrir um jogo de xadrez se quiser jogar um jogo mais calmo e suave. A Rolls-Royce também tem um desses.
Entretanto, na parte da frente, este concept parece estar muito próxima da produção. Os bancos da era espacial e a abundância de branco continuam presentes, mas contrastam com um grande ecrã Mercedes Superscreen que cobre o painel de instrumentos. Um volante de aspeto normal está adornado com botões e existem dois pedais para acelerar e travar. Parece que se pode entrar e sair a conduzir.

Isto porque o Vision V não é um concept abstrato de condução autónoma de um futuro distante. A Mercedes diz que esta é a introdução da sua arquitetura escalável Vane Electric Architecture (VAN.EA) que será lançada em 2026. Nada é mencionado sobre o grupo motopropulsor deste modelo, nem se o estilo … distinto do concept se traduzirá inteiramente num veículo de produção. Mas isto marca o início de uma nova era nas viagens de luxo em limusine para a Mercedes.
Comerciais
Renault Trucks cria corredor logístico 100% elétrico em França
A Renault Trucks, em parceria com o transportador Malherbe, implementou um corredor logístico totalmente elétrico em França, ligando Blainville-sur-Orne, Bourg-en-Bresse e Lyon, para o transporte de cabines, motores e eixos entre as suas unidades industriais.
O corredor opera segundo o princípio do just in time, assegurando o abastecimento contínuo das linhas de montagem. As cabines produzidas em Blainville-sur-Orne seguem para Bourg-en-Bresse, enquanto os motores e eixos fabricados em Lyon são enviados para Blainville-sur-Orne.
A operação é realizada com uma frota de 22 camiões elétricos Renault Trucks E-Tech T, distribuídos por dois circuitos logísticos, permitindo percursos diários superiores a 700 quilómetros através de um sistema de revezamento de veículos e condutores, sem paragens para carregamento durante o transporte.
Com este modelo, a marca estima evitar a emissão de cerca de 2.869 toneladas de CO₂ por ano, reforçando o seu compromisso com a descarbonização e com uma logística mais eficiente e sustentável.

Comerciais
Renault 4 E-Tech aposta forte na versão van
A Renault apresentou a versão comercial do 4 E-Tech, uma variante pensada para uso profissional que privilegia a capacidade de carga em detrimento da lotação.
Para esse efeito, o modelo abdica da segunda fila de bancos, passando a disponibilizar 1.045 litros de volume útil, com capacidade para transportar mercadorias até 1,2 metros de comprimento, além de um compartimento de arrumação inferior adicional. A carga útil anunciada é de 375 kg.

Esta versão elétrica do 4 E-Tech foi desenvolvida segundo as especificações de veículo comercial ligeiro N1 pela Qstomize, subsidiária da Renault especializada em conversões, sendo produzida na mesma unidade de Maubeuge onde é fabricado o modelo de passageiros.
No mercado francês, o Renault 4 E-Tech comercial tem preços a partir de 29.300 euros (antes de impostos) na versão equipada com bateria de 40 kWh e motor de 120 CV (88 kW), que oferece uma autonomia de até 307 km. Está também prevista uma variante mais potente, com 150 CV (110 kW) e bateria de 52 kWh, capaz de atingir uma autonomia máxima de 409 km. Em ambas as versões, o carregamento rápido permite recuperar de 15 a 80% da bateria em cerca de 30 minutos.

-
Notícias1 semana agoRadares em dezembro
-
Notícias2 semanas agoFiat Topolino já tem preços e já pode ser encomendado
-
Comerciais2 semanas agoRenault Trucks lança novas versões elétricas do E-Tech T
-
Motos1 semana agoInspeções às motos não avançam na Europa
-
Notícias2 semanas agoJá foram fabricados 100 mil Renault 5 E-Tech Electric
-
Notícias1 semana agoJá pode saber se o seu carro tem algum “Recall” pendente
-
Manutenção2 semanas agoCuidado com o que come e bebe no Natal
-
Sem categoria7 dias agoA nova Gymkhana de Travis Pastrana arrasa na Austrália
